pten
  • 12
  • 15
  • 4
  • 13
  • 12
  • 14
  • 11
  • 3
  • 6
  • 2
  • 13
  • 7
  • 11
  • 1
  • 5
  • 10
  • 9
  • 14
  • 8

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

PRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas

29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.  

Ler mais

Governo lança Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável

24-11-2021

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, no Algarve, o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES).

Ler mais

PEPAC: 2ª consulta pública alargada

19-11-2021

O Ministério da Agricultura anunciou que, a partir de hoje e até ao dia 6 de dezembro, está aberta a 2.ª Consulta Pública alargada no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR regista inscrição de 51 iniciativas

12-11-2021

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, registou a receção de um total de 51 iniciativas para os Avisos N.º 02 - “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03 - “Mitigação das Alterações Climáticas”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: 10 de novembro é a data limite para inscrição de Iniciativas - Avisos Nº 02 e Nº 03/ C05-i03/2021

03-11-2021

De acordo com o ponto 2.2 “Condições de Acesso e elegibilidade dos projetos” dos Avisos N.º 02/ C05-i03/2021 – “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03/ C05-i03/2021 – “Mitigação das Alterações Climáticas”, podem beneficiar dos apoios previstos os projetos que resultem de uma iniciativa registada da Bolsa de Iniciativas até 10 dias úteis antes do termo do período de apresentação de candidaturas, ou seja, 16 de novembro de 2021. 

Ler mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.

Ler mais

Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

09-09-2021

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Ler mais

FENAREG reúne com novo Diretor Geral da DGADR sobre os assuntos prioritários do regadio

25-08-2021

A FENAREG reuniu, a 20 de agosto, com o novo Diretor Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Dr. Rogério Ferreira, sobre assuntos prioritários do regadio, entre os quais, o Programa Nacional de Regadios, a revisão dos limites das áreas dos aproveitamentos hidroagrícolas, a atualização da legislação hidroagrícola e os apoios à instalação de energias renováveis no regadio coletivo.

Ler mais

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº52 Agosto 2021

23-08-2021

A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 52, do mês de agosto, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do tema da "Inovação".

Ler mais

Disponíveis online a gravação da primeira conversa do Ciclo de Tertúlias “A Bioeconomia do Pinhal” sobre a resina

thumbnail BIO POST LINKDNo passado dia 23 de novembro, o Centro PINUS assinalou o Dia da Floresta Autóctone com o lançamento do Ciclo de Tertúlias “A Bioeconomia do Pinhal”. A primeira conversa decorreu em torno da resina com o mote “A resina: presente, passado e futuro” no evento online organizado pelo Centro PINUS, em parceria com a ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) e a RESIPINUS (Associação Destiladores e Exploradores de Resina).

A tertúlia contou com aproximadamente 200 participantes, uma audiência diversificada na qual estiveram representados os consumidores, representantes de ONG´s de Ambiente, empresas da fileira da resina e associações de produtores florestais, assim como, representantes de organismos da administração pública central e local, investigadores de Ensino Superior e entidades de I&D.

A sessão começou com o contributo de Susana Carneiro (Centro PINUS) que relembrou as oportunidades que a Bioeconomia representa para o pinhal português e para a Fileira do Pinho, ao existir uma maior procura de matérias-primas de base natural e fundos disponíveis do atual PRR para a resinagem o que se refletirá no pinhal. .

Do quadro de oradores especializados no tema, Mariana Ferreira (Luresa Resinas) apresentou alguns dos objetos e materiais do quotidiano em que a resina está presente, destacando o potencial que o produto resinoso representa em termos de inovação industrial e futuras aplicações.

Já Marco Ribeiro (RESIPINUS) relacionou a resinagem com a valorização do território, relembrando o papel do resineiro na defesa do pinhal, nomeadamente na prevenção dos incêndios e na possibilidade de conjugar a atividade da resinagem com os trabalhos de manutenção da floresta.

A segunda parte da sessão recebeu a estreia do filme “Resina” da autoria de Paulo Lucas, um registo documental de 2019 que retrata o olhar e a técnica do resineiro António Jorge, também presente na tertúlia, e que há vários anos desenvolve a sua atividade nas florestas de pinho.

O ciclo de tertúlias de Bioeconomia promovido pelo Centro PINUS pretende sensibilizar o cidadão-consumidor para a importância dos recursos naturais de origem renovável oferecidos pela floresta de pinheiro-bravo, num momento em que se procuram alternativas de base biológica para a substituição de combustíveis fósseis.

A resina natural, a madeira para construção e a casca do pinheiro são alguns dos produtos florestais realçados durante este ciclo, reforçando o contributo da Fileira do Pinho na transição para uma economia descarbonizada, mais circular e compatível com a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

Pode consultar aqui as principais conclusões do evento.

Para os que não puderam participar, ou quiserem rever, a gravação encontra-se disponível no canal de Youtube do Centro PINUS, e pode ser visualizado aqui:

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP