facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Conselho Europeu dá luz verde a uma revisão específica da PAC

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC). A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o "Regulamento Horizontal") e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC. As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras ...

Ler mais

Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais: sete vencedores dos Países Baixos, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha

10-05-2024

No dia 7 de maio de 2024, realizou-se uma cerimónia de entrega de prémios no Estoril, Portugal, para anunciar os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais. A cerimónia teve lugar durante a conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Revelados os vencedores da 8ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação CA

Premio CA 2021Crédito Agrícola acaba de revelar os vencedores da 8ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação CA, uma iniciativa reconhecida no mercado pelo forte contributo que aporta aos sectores agrícola, agroalimentar e florestal nacional e que distingue projetos inovadores, com viabilidade económica e potencial de mercado.

Esta cerimónia, que decorreu no Lux Lisboa Park Hotel, e que contou com a participação de Simão Soares, Presidente da P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria, e de Licínio Pina, Presidente do Grupo Crédito Agrícola, premiou, com mais de 27 mil euros (5 mil euros a cada projeto vencedor e 2.500 euros à menção honrosa), o que de melhor se faz em Portugal.

Na categoria Agroindústria 4.0, o projeto galardoado foi o SpecTOM, que, através da utilização de inteligência artificial e técnicas de espetroscopia, desenvolveu uma solução, portátil e não invasiva, para visualizar as estruturas internas das plantas e quantificar a composição dos diferentes tecidos. Através desta quantificação, em tempo real, de metabolitos chave, torna-se possível efectuar diagnósticos bastante precisos sobre o estado e/ou evolução de doenças/lesões internas, bem como sobre a resposta aos tratamentos.

Em Biotecnologia e Bioeconomia, destaque para a conquista da InovPastel, pela criação de opções de pastelaria tradicional mais saudáveis e funcionais capazes de manter o sabor original, através da redução do teor de açúcar e gordura, e incorporação de ingredientes menos calóricos e mais saudáveis, tais como fibras dietéticas.

Agricultura Competitiva e Sustentável foi a grande vencedora na categoria Produtores Inovadores. É uma Quinta totalmente sustentável que aposta na eficiência energética, agricultura de Precisão, com tratores autoguiados, gestão da irrigação, sensores, satélites, drones e digitalização de todos os processos, com benefícios económicos e ambientais. Aposta, também, na substituição de factores de produção, de origem sintética, para orgânica e, por fim, investe na promoção da biodiversidade, com técnicas de conservação do solo, como a sementeira direta da fauna, com a criação de zonas de refúgio para abelhas e outros animais.

Na categoria Projeto de Elevado Potencial promovido por Associado Crédito Agrícola, destaque para a NaturALL, que desenvolveu um desinfetante inteligente combinando princípios de nanotecnologia, matéria-prima florestal e economia circular. O objetivo passou por utilizar compostos extraídos maioritariamente da floresta endémica portuguesa como a bolota para o desenvolvimento de uma alternativa natural aos produtos sintéticos, mas também segura, não-tóxica, ecológica, biodegradável e sustentável.

O projeto Amêndoas com identidade, distinguido na categoria Inovação em parceria, apresentou uma ideia inovadora, que, através da tecnologia Blockchain, possibilitará aos consumidores das amêndoas Veracruz acompanhar o trajecto dos alimentos de forma 100% automatizada e em tempo real através das etiquetas de rastreabilidade QR Code. Através desta solução, a Veracruz será a primeira empresa produtora de amêndoas, a nível mundial, a ter o seu produto rastreável.

Menção Honrosa ao Jovem Empresário Rural foi atribuída ao projeto Medronho Bottle pelo desenvolvimento de um produto proveniente do medronho, resultando numa bebida suave, inovadora e de baixo teor alcoólico, com caraterísticas distintivas que não existem no mercado. Este projeto pretende, ainda, desenvolver quatro sabores distintos: Original (medronho), Laranja, Lima-Limão e Frutos vermelhos.

Por sua vez, a Smart Trap recebeu, através do programa Born From Knowledge (BfK), da Agência Nacional de Inovação, o troféu 'Árvore do Conhecimento'. A Smart Trap destacou-se pela apresentação de uma armadilha inteligente que permite a monitorização remota do insecto vetor da Flavescência Dourada (Scaphoideus titanus Bal.), que é 5-10 vezes mais pequeno que outros insectos já detetados por armadilhas. O inseto é capturado numa fita cromática e a identificação é feita por um sistema de captura de imagem que possibilita a transmissão sem fios periódica e o seu arquivo.

“É com enorme satisfação que a Agência Nacional de Inovação (ANI) se associa, pela sexta vez a esta iniciativa. Nesta edição premiámos uma armadilha inovadora que permite monitorizar remotamente insetos 5-10 vezes mais pequenos que outros insetos já detetados por armadilhas. À excelência tecnológica, acresce o seu potencial impacto ambiental, social e económico, que nunca devem ser desligados das atividades de I&D”, sublinha João Borga, administrador da ANI.

Os projetos vencedores podem ser conhecidos aqui.

O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola é organizado pelo Crédito Agrícola em parceria com a P-BIO - Associação Portuguesa de Bioindústria e conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, em articulação com a Rede Rural Nacional e com a Agência Nacional de Inovação.

Fonte: Agriterra

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
5
9
10
11
12
13
14
16
18
19
20
21
22
28
29
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP