facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Finalista do Programa TalentA: "Num meio tradicionalmente masculino, convém pautar pela inovação, logo, o que mais convém é mesmo ser mulher"

Inês Lopes 3Esta terça-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foram anunciadas as três finalistas do Programa TalentA 2022. Inês Lopes, de 27 anos, está entre as finalistas, com o projeto “Ptachio”, que visa a produção de pistácio e a recriação de porco alentejano, na zona de Arraiolos, Évora. 

Em entrevista concedida à Rede Rural Nacional a jovem empreendedora revela um pouco da história deste projeto ainda em fase inicial, mas onde a componente humanista e de preocupação social não é esquecida.

Na sua visão sobre o setor, Inês Lopes defende que os recursos hídricos não sejam desaproveitados e que o país se torne mais resiliente às alterações climáticas, ao mesmo tempo promovendo uma agricultura mais competitiva.

Fale-nos um pouco no seu projeto. Como nasceu e que impacto está a ter na região onde está a ser desenvolvido?

O projeto nasceu na primeira empresa a que me dediquei profissionalmente. Esta produzia variedades de diversas culturas e das que tiveram maior aceitação – representando atualmente 90% das novas plantações na Califórnia – foram as variedades de Pistácio.

Estas novas variedades combatiam algumas limitações da produção da cultura em Portugal, nomeadamente, as necessidades em horas de frio e, considerando rentabilidade, rusticidade e resiliência à seca, pareceu-me uma excelente aposta. Porque o Alentejo não pode, nem deve, ser monótono e de uma só cor, decidi que se devia pautar pela manutenção de um certo mosaico mediterrânico, promotor da biodiversidade e de serviços do ecossistema. A integração do montado e do porco alentejano é algo que enriquece todo o ecossistema produtivo, incluindo as parcelas de pistácio.

O projeto ainda está numa fase inicial, porém, quando a componente humanista e de preocupação social está presente, desde cedo se podem ter pequenos impactos naqueles que nos rodeiam. Além do emprego a tempo inteiro gerado, já se reviu em baixa o acordo com a associação de caçadores, de modo a permitir a renovação da sua sede (que alberga vários eventos culturais), já se descobriu que alguma flora local pode servir para tingimento das lãs dos tapetes de Arraiolos (exº: troviscos, índigos, lírio dos tintureiros, cochonilha das piteiras) e já se começou a planear a instalação de um bebedouro para ciclistas e transeuntes da Ecopista.

Inês Lopes 2

Que barreiras encontrou na implementação do seu projeto e no setor por ser mulher (num meio tradicionalmente masculino)?

Num meio tradicional, convém pautar pela inovação, logo, num meio tradicionalmente masculino, o que mais convém é mesmo ser mulher – a forma, portanto, mais inovadora de fazer agricultura é fazê-la no feminino!

Derivadas exclusivamente do facto de ser mulher, julgo não me terem sido impostas nenhumas dificuldades. As dificuldades no nosso setor, feliz ou infelizmente, são independentes do sexo de cada um, passando pelo excesso de burocracia e de “pequenos poderosos” a quem temos de pedir constantes autorizações para, no final, podermos ter o privilégio de os alimentar.

Passando pelo setor financeiro que, desde os mecanismos de gestão de risco aos planos de financiamento, não têm a flexibilidade necessária para acompanhar o jogo de cintura que um agricultor tem de desenvolver ao longo dos anos, derivado do facto do seu ganha-pão depender, tantas vezes, de fatores que não controla.

Passando por um País cuja visão estratégica, ou ausência da mesma, permite um desaproveitamento, diria mesmo, desperdício flagrante daqueles que são os nossos recursos hídricos e não investe para que Portugal se torne mais resiliente às alterações climáticas enquanto promove uma agricultura mais competitiva e mais produtiva.

Que significado tem este prémio para si?

Um prémio sabe sempre bem. Quando vem reconhecer aquele que foi um trabalho árduo ainda é melhor. Só tenho a agradecer à CAP, à Corteva AgriScience e a todas as mulheres do mundo rural que, todos os dias, contribuem com os seus atributos e talentos específicos para colocar a agricultura portuguesa na vanguarda do que é feito a nível mundial.

O Programa TalentA

O programa TalentA foi lançado em 2021 pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pela Corteva Agriscience e tem como objetivo empoderar as empreendedoras rurais e capacitar os seus projetos com formação e financiamento, contribuindo para a sua expansão. Esta iniciativa pioneira em Portugal soma já mais de 140 inscrições de mulheres rurais na agricultura, das quais, nesta 2ª edição, foram eleitos três novos projetos, de que resultaram numa vencedora e duas finalistas.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP