pten
  • 12
  • 10
  • 14
  • 11
  • 7
  • 13
  • 1
  • 13
  • 15
  • 2
  • 5
  • 12
  • 11
  • 3
  • 8
  • 14
  • 4
  • 6
  • 9

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

PRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas

08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.

Ler mais

Disponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”

03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.

Ler mais

Bolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação

03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: Abertura de 3 novos Avisos da Componente C05

02-03-2022

Encontram-se abertos, desde 28 de fevereiro de 2022, três novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.

Ler mais

Startups florestais em Portugal: a tecnologia ao serviço das florestas

florestaArtigo originalmente publicado em florestas.pt

Com recurso a inteligência artificial, robôs ou imagens por satélite, as soluções desenvolvidas por empresas tecnológicas e startups florestais em Portugal podem contribuir para melhorar a gestão florestal e dar uma resposta mais eficaz a desafios do sector, incluindo a prevenção de incêndios rurais. Conheça alguns projetos promissores e tendências do capital de risco que investe nesta área.

Os ecossistemas florestais enfrentam diversos desafios. Das alterações climáticas aos incêndios rurais, passando por novas pragas e doenças e a necessidade de uma gestão ativa das florestas, muitas são as frentes de ação para aumentar a resiliência dos espaços florestais. As novas tecnologias podem ser aliadas na gestão e proteção inteligentes das florestas. Tal como noutros domínios, falar de inovações é também falar de startups florestais – até porque estes projetos empresariais de base tecnológica podem trazer, além da tecnologia, novos modelos de negócio e oportunidades ao sector.

Nos principais centros de startups em todo o mundo, existem pelo menos 1413 dedicadas à indústria da energia e ambiente, área que inclui as ideias de negócio centradas na revolução digital do sector florestal. Estas ideias de serviços e produtos inovadores, aplicáveis a diversos tipos de florestas, mostram que é possível aliar tecnologia de última geração, potencial económico e proteção dos recursos naturais.

Em termos de investimento, no entanto, é interessante notar que, entre os projetos inovadores ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, as startups e empresas ligadas ao ODS 15: Proteger a Vida Terrestre (que abrange, entre outros, a promoção da gestão sustentável de todos os tipos de floresta, a restauração destes ecossistemas e o apoio a esforços de florestação e reflorestação) são das que menos captam a atenção dos investidores institucionais (capital de risco).

A informação vem da Capital Monitor (dados entre 2018 e 2020) e indica que a principal barreira apontada pelos investidores é a falta de dados relacionados com os ecossistemas florestais. Ao contrário das emissões, por exemplo, faltam standards internacionais para o capital natural e a questão da propriedade das áreas florestais é, muitas vezes, complexa e um entrave ao investimento.

Ainda assim, e apesar do risco financeiro, há uma evolução positiva a assinalar em matéria de investimento nas startups florestais. Apesar de, no total, as empresas cujos objetivos se alinham com o ODS 15 não angariarem tanta verba como outras áreas de intervenção relacionadas com os ODS, a verdade é que esta registou o maior crescimento no investimento em capital de risco: um aumento de 275% entre 2018 e 2020, de 170 milhões para 638 milhões de euros (comparativamente, em 2020, as startups ligadas ao Objetivo 13: Ação Climática – o ‘campeão’ na captação de investimento – mobilizaram 15,8 mil milhões de euros). Esta tendência de subida, a manter-se, pode englobar boas perspetivas de investimento para projetos inovadores ligados à floresta.

No panorama mundial, a norte-americana Terraformation é citada frequentemente como exemplo entre as startups florestais, com um modelo de negócio capaz de atrair elevado fluxo de capital. Em junho de 2021, a empresa fechou uma ronda de investimento de 30 milhões de dólares para o desenvolvimento de sistemas capazes de dar escala global a projetos de reflorestação, com base em soluções modulares de hardware e software.

Continue a ler em florestas.pt.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP