pten
  • 11
  • 13
  • 8
  • 12
  • 5
  • 13
  • 9
  • 1
  • 14
  • 10
  • 15
  • 11
  • 4
  • 6
  • 12
  • 14
  • 7
  • 3
  • 2

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

PRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas

08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.

Ler mais

Disponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”

03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.

Ler mais

Bolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação

03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: Abertura de 3 novos Avisos da Componente C05

02-03-2022

Encontram-se abertos, desde 28 de fevereiro de 2022, três novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.

Ler mais

ANPOC e parceiros organizam mais um Dia da LVR

LVR22 img 1Teve lugar na última quinta-feira, 21 de abril, em Beja, mais um Dia da LVR - Lista de Variedades Recomendadas. Esta foi uma iniciativa conjunta da ANPOC, do INIAV e do IPBeja, com o apoio da indústria (Germen, Ceres e Cerealis), que tem por missão a identificação de variedades de cereais com elevado potencial agronómico que melhor se adaptam às principais zonas produtoras de cereais em Portugal e que melhor servem os interesses da fileira. O objetivo é a produção de lotes homogéneos e de maior dimensão, de elevada qualidade e adaptados às necessidades de transformação da indústria.

A metodologia passa pela candidatura, por parte das empresas de sementes, de variedades de trigo mole e/ou duro. Estas são então sujeitas a ensaios plurianuais (pelo menos 3 anos) em Beja e em Elvas, onde são avaliadas do ponto de vista agronómico (produção, adaptação e fitossanidade). Paralelamente, são feitas avaliações tecnológicas para análise da aptidão industrial. No final desta avaliação conjunta, é então feita a seleção das variedades que vão, efetivamente, figurar na LVR do ano. De notar que a indústria tem voto de qualidade, pelo que só variedades com valor tecnológico superior são inscritas. Em cada ano, a LVR assim obtida é amplamente divulgada, ficando disponível no site da ANPOC (www.anpoc.pt) e no site do CEREALTECH (www.cerealtech.pt).

LVR cerealtech

 

O Dia da LVR ocorre anualmente para dar a conhecer os ensaios do ano, alternadamente em Beja (IPBeja) e Elvas (INIAV). Este ano, o Dia da LVR dedicou-se aos ensaios realizados pelo IPBeja, na Quinta da Saúde, e contou com a presença de cerca de meia centena de inscritos.

Segundo José Palha, Presidente da ANPOC «foi mais um dia de interação entre produção, investigação, indústria e empresas de sementes em torno de um objetivo comum: produzir mais e melhor, sempre numa lógica de máxima eficiência no uso dos recursos».

O responsável da ANPOC explica ainda que o trabalho desenvolvido com a LVR «tem permitido alcançar, no caso da marca Cereais do Alentejo, uma maior estabilidade contratual, uma vez que os lotes de cereais, maiores e mais homogéneos, correspondem às necessidades efetivas da indústria, não só do ponto de vista tecnológico, mas também do ponto de vista qualitativo. Os cereais comercializados sob a marca Cereais do Alentejo são, reconhecidamente, cereais de altíssima qualidade». E, com efeito, um dos requisitos de comercialização da marca é mesmo o uso de semente certificada proveniente de variedades inscritas na LVR, a par da origem, da certificação e da rastreabilidade.

Nota de Imprensa da ANPOC.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP