pten
  • 12
  • 2
  • 12
  • 11
  • 5
  • 3
  • 6
  • 4
  • 8
  • 10
  • 14
  • 14
  • 15
  • 9
  • 13
  • 11
  • 1
  • 13
  • 7

emRede - folha informativa

 

  

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Tecnologia ao serviço da sustentabilidade do agronegócio em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

20-09-2022

A Cimeira Nacional de AgroInovação 2022 realiza-se já nos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”. O encontro dedicado às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio vai dar a conhecer aos agentes do setor, e ao público em geral, o trabalho realizado por inúmeras parcerias estabelecidas no país, e demonstrar a importância da ciência e da tecnologia na agricultura. 

Ler mais

Cimeira Nacional de AgroInovação regressa com o mote “A inovação é o motor do setor” - Inscrições abertas

12-09-2022

Com organização da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), e sob o mote “A inovação é o motor do setor”, realiza-se no CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, nos dias 11 e 12 de outubro, a Cimeira Nacional AgroInovação 2022, evento que se dedicará às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio.

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

PRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas

08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.

Ler mais

Disponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”

03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Projeto ISOmap Forragem promove transferência de conhecimento e tecnologia

fotoFomos conhecer em pormenor o projeto ISOmap Forragem – que dá continuidade à linha de investigação e transferência de tecnologia iniciada com o projeto MechSmart Forages –, que é um dos projetos do IPPortalegre e tem como objetivos transferir conhecimento nas áreas da mecanização agrícola e agricultura de precisão aplicadas à produção de forragens.

Um dos focos da nova Política Agrícola Comum (PAC) é a sustentabilidade da produção e “a produção animal é muito importante para a sustentabilidade dos territórios, sendo que mais de 50% da Superfície Agrícola Útil (SAU) nacional são pastagens pobres quase a roçar o abandono”, refere Luís Alcino Conceição, responsável pelo projeto ISOmap Forragem – Tecnologias Normalizadas na Produção de Forragens, liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, e que decorre até agosto de 2022.

Por isso, adianta que “este projeto tem uma visão clara dos novos itinerários culturais na produção de culturas forrageiras e criando uma rede de informação e transferência de conhecimento através de sinergias entre a investigação, o ensino superior e o setor empresarial agropecuário”.

O projeto, que dá continuidade à linha de investigação e transferência de tecnologia iniciada com o projeto MechSmart Forages (http://mechsmartforages.ipportalegre.pt/), está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária de Veterinária (INIAV), com campos de ensaio na Herdade da Comenda, em Elvas, onde estivemos à conversa com Luís Alcino.

O professor do IPPortalegre – e também coordenador do Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal (InovTechAgro) – explica-nos que com o projeto se pretende “contribuir para a melhoria da eficiência do uso de máquinas agrícolas com tecnologia assente na Norma ISO 11783 para aplicação a taxa variável de fatores de produção em itinerários técnicos de produção de forragens compatíveis com a gestão sustentável dos recursos naturais como o solo e a água”.

Para atingir estes objetivos específicos, a equipa de investigadores tem vindo a fazer demonstrações da utilização de máquinas para aplicação a taxa variável de produtos fitofarmacêuticos (herbicidas e fertilizantes); da criação de mapas de prescrição para aplicação de produtos a taxa variável; explicar e demonstrar os resultados obtidos por diferentes técnicas de deteção remota para o delineamento de zonas de maneio diferenciado e aplicação de produtos a taxa variável; bem como contribuir para o uso de novos itinerários culturais na produção de forragens conciliando técnicas de conservação do solo e da água com a aplicação a taxa variável de fatores e produção; e demonstrar a importância do uso de tráfego controlado na gestão de parcelas com a produção de forragens.

“Estes campos de ensaio na Herdade da Comenda não são mobilizados desde 2015, praticamos sementeira direta e fazemos avaliação do solo através do estudo da condutividade elétrica e estamos a estudar o custo/benefício entre a produção e a metodologia de aplicação a taxa variável”, salienta Luís Alcino.

Todas as máquinas têm o sistema ISObus para que todos os dados fiquem disponíveis e possam ser analisados, “queremos simplificar a componente instrumental, desenvolvendo uma metodologia de base que possa ser trabalhada em conjunto com a componente agronómica, adaptando às condições de cada solo e do clima a cada momento”.

Métodos e resultados disponíveis no YouTube

Para cumprir o objetivo de “facilitação instrumental do uso da tecnologia utilizada no projeto”, e aproveitando as tecnologias digitais de que dispomos, o projeto ISOmap tem já um canal no YouTube que os agricultores podem consultar, com vídeos simples e demonstrativos, como podem usar os equipamentos e fazer as várias camadas de um mapa de prescrição.

Devido ao sistema ISObus (uma linguagem de comunicação entre o trator e a alfaia), todas as instruções que queremos dar à máquina que temos ligada ao trator – pulverizador, distribuidor de adubo, etc. – podemos fazê-lo a partir da cabine do trator, onde também recebemos todos os dados da tarefa em tempo real, permitindo fazer os ajustes necessários a cada momento, explica o responsável do projeto.

Por exemplo, no nosso trator de demonstração, existem dois ecrãs, sendo um para as funções do trator e o outro dedicado às funções de agricultura de precisão – “onde temos toda a informação que vem da máquina operadora, é também aqui que carregamos toda a informação de cartografia digital e é daqui que seguem para a máquina as instruções previstas nessa cartografia”, descreve, adiantando que “ao possuir este protocolo de comunicação equipamento o agricultor possa depois adquirir e utilizar uma alfaia de qualquer fabricante independentemente da marca do trator".

Luís Alcino acrescenta ainda que “mesmo que o agricultor tenha um trator mais antigo, pode optar por comprar uma linha ISObus dedicada e ligá-la ao sistema de autoguiamento do trator e passando a ter as funcionalidades de origem de um sistema ISOBUS".

foto

Informação agronómica: uma decisão do agricultor

Como se pode ver nos tutoriais disponíveis no canal de Youtube do ISOmap Forragem, há possibilidade de se carregarem várias ‘camadas’ de informação no sistema, de forma a dar instruções o mais completas possível às alfaias.

Por exemplo, de acordo com a carta de NDVI da cultura (que se pode ir buscar à plataforma Sentinel), em conjunto com as informações da mesma parcela dadas pela condutividade elétrica do solo e da ceifeira na campanha anterior, tendo em conta o clima registado e previsto, o agricultor define então as doses de adubo (por exemplo) que quer aplicar em cada zona que o NDVI identifica.

Entre muitas outras informações e análises que podem ajudar o agricultor a decidir as quantidades de herbicida, adubo, etc. a aplicar, Luís Alcino refere que nos ensaios que estão a fazer na Comenda, para as várias parcelas e misturas forrageiras (três misturas com base em gramíneas e leguminosas – azevéns, triticale e trevos anuais), “a partir da condutividade elétrica do solo foi feita a avaliação física, química e biológica do solo (azoto, fósforo, potássio, matéria orgânica, etc.), à qual se juntam dados de deteção remota com origens em diferentes plataformas, nomeadamente a plataforma Sentinel e imagens áreas obtidas por voos de baixa altitude com um drone. Cruzamos esta informação com amostras georreferenciadas da forragem que temos no terreno e com dados de anos anteriores, porque temos o pivot no mesmo local do projeto MechSmart Forages que fizemos anteriormente, e ainda com imagens de matéria verde e seca, bem como com algumas avaliações bromatológicas, como teor de proteína bruta e de fibra”.

Nestes ensaios, de acordo com o ano meteorológico, a condução dos cortes da forragem é feita com a utilização dos animais, e ou com cortes mecânicos para fenossilagem e feno. Em regra, o restolho é sempre pastoreado de um ano para o outro.

Luís Alcino adianta que todos os resultados irão sendo atualizados no site e no canal de Youtube do projeto: https://isomapforragem.ipportalegre.pt/.

foto

Todas as máquinas têm o sistema ISObus para que todos os dados fiquem disponíveis e possam ser analisados, salienta Luís Alcino.

Autoria: Emília Freire

Fonte: Agriterra

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP