pten
  • 2
  • 8
  • 5
  • 14
  • 10
  • 12
  • 14
  • 7
  • 3
  • 15
  • 13
  • 4
  • 11
  • 6
  • 12
  • 9
  • 11
  • 1
  • 13

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

PRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas

08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.

Ler mais

Disponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”

03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.

Ler mais

InnovPlantProtect inaugura instalações em Elvas

1a

Foram oficialmente inauguradas ontem, 28 de Julho, em Elvas, as novas instalações do InnovPlantProtect (InPP). Estas novas instalações envolvem um investimento de 2,8 milhões de euros e estão situadas no edifício do Pólo de Inovação de Elvas, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

As obras das instalações definitivas do laboratório colaborativo no edifício do INIAV tiveram início em Janeiro de 2021 e o espaço «está agora a funcionar em pleno, depois de concluída toda a remodelação do edifício e de instalados todos os equipamentos», explica o InPP. Segundo a entidade, esta inauguração marca «uma nova etapa do InPP, em que se pretende dar continuidade ao desenvolvimento de novos produtos (novos biopesticidas e novas plantas resistentes) e serviços prestados aos agricultores, bem como ao nível social e regional, na medida em que se posiciona como um pólo de atracção de investimento para a região do Alentejo e impulsiona também a criação de emprego qualificado e a densificação do interior do país».

Este laboratório colaborativo é coordenado pela Universidade Nova de Lisboa. A entidade sublinha que o InPP «já permitiu trazer para o interior do país mais de 40 profissionais altamente qualificados, que se fixaram na região com as suas famílias, contribuindo, desta forma, para a valorização do território».

Fundado em 2019, o InnovPlantProtect visa «desenvolver soluções inovadoras de base biológica» para protecção de culturas contra pragas e doenças – tendo como foco prioritário nas culturas mediterrânicas, em particular para as proteger contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas – e «prestar serviços de diagnóstico e monitorização». A entidade conta com vários associados: Universidade Nova de Lisboa, INIAV, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, Câmara Municipal de Elvas, Bayer Crop Science, Syngenta Crop Protection, Fertiprado, Centro de Biotecnologia Agrícola e Alimentar do Alentejo (CEBAL), Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), Casa do Arroz e Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP).

A sessão de inauguração contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato (na imagem abaixo), da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, e do vereador da Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, que esteve em representação do presidente da edilidade. O evento contou com intervenções dos vários responsáveis políticos presentes – como pode consultar aqui e aqui –, com uma apresentação sobre o InnovPlantProtect – por parte de Margarida Oliveira, presidente do Conselho de Administração do InPP, e de Pedro Fevereiro, director executivo – e com uma visita às novas instalações.

É de referir ainda que investigadores deste laboratório colaborativo submeteram, em 21 de Julho, «o primeiro pedido provisório de patente para a protecção industrial de uma estirpe bacteriana, isolada da natureza e ecologicamente segura, que apresenta uma elevada eficiência no controlo do fogo bacteriano», doença causada pela bactéria Erwinia amylovora, que afecta várias espécies vegetais, em particular da família das rosáceas, nomeadamente pereiras e macieiras. Também é de assinalar que foram recentemente aprovadas duas agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da vertente “Agendas mobilizadoras para a inovação empresarial – Propostas para a economia do futuro”, em que o InnovPlantProtect participa: “InsectERA” – este consórcio, liderado pela Ingredient Odyssey, envolve um investimento total de 57 milhões de euros, pretende aplicar os conceitos da economia circular à indústria dos insectos, visando «devolver subprodutos da agroindústria, e alguns resíduos agropecuários e urbanos, à cadeia de valor, sob a forma de soluções nutricionais para pessoas, animais e plantas, bem como novas soluções industriais, da cosmética aos bioplásticos» – e “Pacto da Bioeconomia Azul”.

Fonte: Frutas, Legumes e Flores

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP