Em destaque
"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola
23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.
Ler maisDisponível dashboard com dados relativos aos Grupos Operacionais
10-01-2023

Está disponível o Dashboard, um quadro interativo que apresenta dados georreferenciados do projetos desenvolvidos pelos Grupos Operacionais, com distribuição por setor, por entidades parceiras, e por montantes elegíveis e financiados das mais de 100 iniciativas promovidas por um total de cerca de 500 parceiros.
Ler maisPortugal tem projetos inovadores no regadio e na gestão de albufeiras
28-12-2022

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem promovido e apoiado vários projetos inovadores, que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.
Ler maisDia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura
14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.
Ler maisPDR2020: Abertura de candidaturas a jovens agricultores para apoiar a plantação de vinha
03-11-2022

Estão abertas até 22 de dezembro de 2022 em todo o território do Continente as candidaturas às operações 3.1.1 e 3.1.2 no âmbito no âmbito do PDR 2020 para Investimento na Exploração Agrícola (Viticultura). Os anúncios destinam-se a apoiar jovens agricultores, detentores de novos direitos de plantação de vinha, que se pretendem instalar pela primeira vez numa exploração agrícola, com uma dotação de 7,5 milhões de euros.
Ler maisPDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente
21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.
Ler maisMinistra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor
13-10-2022
Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.
Ler maisTecnologia ao serviço da sustentabilidade do agronegócio em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação 2022
20-09-2022

A Cimeira Nacional de AgroInovação 2022 realiza-se já nos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”. O encontro dedicado às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio vai dar a conhecer aos agentes do setor, e ao público em geral, o trabalho realizado por inúmeras parcerias estabelecidas no país, e demonstrar a importância da ciência e da tecnologia na agricultura.
Ler maisNovo projeto COREnet propõe reduzir o fosso entre consumidor e produtor
Um novo projeto europeu HORIZON – COREnet vai reforçar as ligações entre consultores, agricultores e consumidores e fomentar cadeias curtas e sustentáveis de abastecimento de alimentos em todos os países da União Europeia.
As Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos estimulam os sistemas alimentares mais inclusivos, resilientes e sustentáveis. Contudo, as barreiras institucionais e regulamentares e as lacunas de conhecimento dos agricultores dificultam a expansão das cadeias curtas de abastecimento de alimentos no mercado. Para superar estes inconvenientes, há necessidade de serviços de aconselhamento especializado em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos (em inglês Short Food Supply Chains – SFSC) direcionados e imparciais, capazes de identificar soluções e providenciar o aconselhamento necessário para impulsionar o seu desempenho e impacto.
O projeto COREnet vai fornecer boas práticas e histórias de sucesso sobre o tema Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos e apoiar o desenvolvimento sistemático de uma orientação mais eficaz em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos. Tal será possível através de uma rede pan-europeia de aprendizagem entre pares para peritos em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos. As atividades do projeto promoverão a troca de conhecimentos, divulgarão soluções e conhecimentos inovadores e envolverão agricultores, atores locais e consultores, até chegarem aos consumidores.
Além disso, o COREnet reconhece o papel desempenhado pelo Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS), relevante para o crescimento e desenvolvimento sustentável das Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos. Assim, o projeto irá promover e integrar o aconselhamento e a diversidade dos consultores em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos nos AKIS nacionais, enquanto apoia o seu trabalho com novas ferramentas. Ao integrar esta parceria internacional, que já aprofunda este tema há muitos anos, a Associação In Loco vai contribuir com a sua experiência e a da comunidade de Associações de Desenvolvimento Local e os Grupos de Ação Local que estas dinamizam em Portugal, para que se opere um saldo qualitativo determinante na afirmação das Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos e dos Sistemas Alimentares Territorializados que lhes estão subjacentes, enquanto formas sustentáveis e robustas de produção e consumo de proximidade, contribuindo desta forma para o direito universal a uma alimentação adequada, a melhoria da qualidade de vida das populações, modos de produção mais justos e sustentáveis e a diminuição dos impactos ambientais.
A Associação In Loco será a responsável pela implementação em Portugal de todas as fases de desenvolvimento do projeto COREnet, coordenado pela Universidade de Foggia e que envolve 13 parceiros de 11 países, que representarão o conceito de «multi-atores» dentro da cadeia agroalimentar e têm uma forte especialização em serviços de aconselhamento e orientação prática em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos de toda a UE-27. O projeto teve início em meados de setembro de 2022 e desenvolve as suas atividades até 2027.
Sítio Web do projeto: www.shortfoodchain.eu
Twitter: @shortfoodchain
LinkedIn: COREnet
Informação disponibilizada pela Associação IN Loco, membro da Rede Rural Nacional.