pten
  • pineiro
  • castanha
  • mirtilo
  • figoindia
  • algarvias
  • abelhas
  • montado
  • cabras
  • porco
  • abobora

emRede - folha informativa

 

PEPAC nacional peq

 

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional

02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

DGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola

23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.

Ler mais

Disponível dashboard com dados relativos aos Grupos Operacionais

10-01-2023

Está disponível o Dashboard, um quadro interativo que apresenta dados georreferenciados do projetos desenvolvidos pelos Grupos Operacionais, com distribuição por setor, por entidades parceiras, e por montantes elegíveis e financiados das mais de 100 iniciativas promovidas por um total de cerca de 500 parceiros.

Ler mais

Portugal tem projetos inovadores no regadio e na gestão de albufeiras

28-12-2022

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem promovido e apoiado vários projetos inovadores, que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR2020: Abertura de candidaturas a jovens agricultores para apoiar a plantação de vinha

03-11-2022

Estão abertas até 22 de dezembro de 2022 em todo o território do Continente as candidaturas às operações 3.1.1 e 3.1.2 no âmbito no âmbito do PDR 2020 para  Investimento na Exploração Agrícola (Viticultura). Os anúncios destinam-se a apoiar jovens agricultores, detentores de novos direitos de plantação de vinha, que se pretendem instalar pela primeira vez numa exploração agrícola, com uma dotação de 7,5 milhões de euros.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Tecnologia ao serviço da sustentabilidade do agronegócio em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

20-09-2022

A Cimeira Nacional de AgroInovação 2022 realiza-se já nos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”. O encontro dedicado às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio vai dar a conhecer aos agentes do setor, e ao público em geral, o trabalho realizado por inúmeras parcerias estabelecidas no país, e demonstrar a importância da ciência e da tecnologia na agricultura. 

Ler mais

i-Danha Food Lab 2022: conferência sobre alimentação e agricultura sustentável

idanha foodlab conferenciaA principal conferência sobre alimentação e agricultura sustentável, i-Danha Food Lab, teve lugar no passado fim-de-semana, entre os dias 4 e 6 de novembro. Durante este fim-de-semana cerca de 50 oradores nacionais e internacionais, mais de 75 empresas e entidades e mais de 180 participantes tiveram a oportunidade de debater novas formas de transformar os sistemas alimentares.

Neste evento anual co-organizado pelo Food4Sustainability CoLAB e pela BGI, com o apoio do EIT Food e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, os participantes tiveram a oportunidade de embarcar no “Comboio Verde da Inovação”, ao longo do rio Tejo e com destino à Aldeia Histórica de Monsanto, a 1ª Bio-Região de Portugal.

Durante três dias, investidores, empresas, startups, profissionais e outros interessados no setor agroalimentar trocaram ideias, aprofundaram conceitos e discutiram a produção agroalimentar sustentável, a ecologia e a economia verde, com vista a projetos inovadores.

Para além do debate sobre a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis, novos projetos foram apresentados. Um deles foi o Polo Europeu de Inovação Digital para o Sector Agroalimentar (SFT-EDIH), composto por 28 parceiros, incluindo o Food4Sustainability CoLAB e a BGI , que recebeu recentemente o “Selo de Excelência” da Comissão Europeia e que irá apoiar centenas de PMEs. Apresentado ao público por Nuno Serra, CEO do Food4Sustainability, este Polo de Inovação Digital terá sede em Idanha-a-Nova e contará com um orçamento de 6 milhões de euros para os próximos três anos. A sua coordenação ficará a cargo do Food4Sustainability, o laboratório colaborativo que nasceu do projeto i-Danha Food Lab e que emprega atualmente cerca de 30 colaboradores em Idanha-a-Nova.

“O novo Polo vem consolidar a estratégia que está no terreno, já com frutos muito concretos”, referiu Armindo Jacinto, Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova. “Há investidores que vieram pela primeira vez a Idanha em edições anteriores do i-Danha Food Lab. Entretanto, decidiram investir neste concelho, residir e instalar as suas empresas aqui, criando riqueza e emprego”, acrescentou.

Desde 2016 que a BGI e um conjunto de parceiros do meio académico e empresarial têm trabalhado para colocar Idanha-a-Nova na vanguarda da produção alimentar sustentável, em resposta a um desafio lançado pelo Governo Português para ajudar a “reavivar” um dos municípios portugueses mais afetados pelo despovoamento, atraindo pessoas, investimento e empregos para a região.

Hoje o reconhecimento deste trabalho está à vista. Durante o evento, Idanha-a-Nova recebeu o Prémio “Marca Estrela” atribuído pela Bloom Consulting Portugal, por ser o município com menos de 10 mil habitantes a apresentar um melhor desempenho socioeconómico em todo o país.

Ainda, o Evento ficou marcado pela entrega dos prémios Biolog. Trata-se do catálogo nacional de produtores e operadores biológicos, que distinguiu alguns dos seus membros pelas suas boas práticas. Foi o caso das empresas Bio-Freixo (na categoria de Inovação), Bio Azórica (na Categoria de Sustentabilidade Social) e a Herdade Do Escrivão (na categoria de Agricultura Regenerativa). Os prémios foram entregues por Isabel Carvalhais, membro do Parlamento Europeu, que ressaltou a iniciativa como um “instrumento de grande importância para a troca de práticas sobre agricultura biológica e sustentável”.

Idanha-a-Nova vai continuar a ser a casa da “inovação verde”

Depois de um fim de semana repleto de experiências e aprendizagens é seguro dizer que o mundo pode ser um lugar melhor, desde que a sustentabilidade esteja na ordem do dia.

A adaptação à presente economia global, os fenómenos climáticos extremos ou as relações com as longas cadeias de valor a que os produtos primários estão sujeitos, são apenas alguns dos múltiplos desafios que o sistema agroalimentar enfrenta. Os alimentos que consumimos e os métodos de produção que utilizamos têm um grande impacto no nosso ambiente, na nossa saúde e na nossa sociedade. Quais as novas abordagens ao sistema alimentar e que respostas podem os agricultores recorrer para lidar com estes desafios? Colocar o sistema alimentar na agenda dos governos e entidades públicas será determinante para promover comunidades mais saudáveis e sustentáveis. Estas têm na sua posse uma combinação de ferramentas e estratégias que podem utilizar para influenciar e promover sistemas alimentares sustentáveis.

O Evento Anual i-Danha Food Lab voltará em 2023 para abordar estas temáticas e já tem data marcada. Todos os apaixonados pelo sector agroalimentar poderão reservar os dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023 para visitar a “aldeia museu” de Idanha-a-Nova e discutir os sistemas agroalimentares sustentáveis.

Informação disponibilizada pela Food for Sustainability.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
6
7
8
11
12
13
14
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeiasweden eu 100

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP