facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

ANIPLA lança projeto Smart Farm Virtual

No ano em que assinala os seus 30 anos de atividade, a ANIPLA – Associação Nacional de Proteção das Plantas, acaba de assumir mais um compromisso com o setor, indústria e todos os seus profissionais e parceiros. Num encontro que permitiu relembrar aqueles que foram os 30 Passos mais marcantes nestas três décadas de história e trabalho, e que teve lugar no passado dia 17 de novembro, no Museu do Oriente, a ANIPLA apresentou em 1ª mão ao público, profissionais e parceiros uma plataforma única, que promete melhorar o trabalho diário dos muitos profissionais que operam nesta área.

Os 30 anos são da ANIPLA, mas o presente foi para todos: foi ontem oficialmente apresentada a Smart Farm Virtual, uma plataforma de formação de agricultores e partilha de informação, que promete dar um passo em frente no que respeita à sensibilização para as melhores práticas e à garantia no acesso à formação para qualquer profissional agrícola.

Num evento que assinalou o 30º aniversário da ANIPLA e que serviu para relembrar aquelas que são as principais fragilidades, oportunidades e desafios do setor para as próximas décadas, a tarde ficou marcada pela apresentação desta nova plataforma, que ao funcionar como uma extensão do trabalho que é desenvolvido, diariamente, na Companhia das Lezírias, na Quinta Inteligente da ANIPLA, nasce com o propósito de apoiar a formação de profissionais agrícolas em Portugal e de ser um local que reúne, num só espaço, documentação, informação, vídeos e materiais de apoio sobre as mais recentes inovações da tecnologia e da ciência ao serviço da agricultura.

Assim, a partir de agora, desde que ligado a um computador ou smartphone, qualquer pessoa, profissional ou público em geral, poderá visitar a Smart Farm, acedendo à mais recente e atualizada informação. Recorrendo a uma técnica designada por Navegação Interativa, com adaptações de realidade aumentada, será possível conhecer com mais pormenor os projetos de promoção e preservação da biodiversidade desenvolvidos na Smart Farm, procedimentos associados à gestão e uso de produtos fitofarmacêuticos, principais cuidados na gestão de embalagens, processos de pulverização, gestão de efluentes e tudo o que está relacionado com práticas agrícolas, inovação, agricultura de precisão, aplicações e gestão de recursos.

Para João Cardoso, Diretor Executivo da ANIPLA, a expetativa face ao projeto é muito positiva já que «acreditamos que a informação sobre as mais recentes técnicas e práticas agrícolas tem de chegar a todos sem exceção e se em 5 anos a Smart Farm conseguiu acolher cerca de 1.200 visitantes, formando-os e dotando-os de mais e melhores ferramentas de trabalho, na sua versão digital, pela sua natureza, tem potencial para ter um alcance exponencialmente superior», refere. «Somos um setor que está em constante evolução, com uma necessidade permanente de atualizar os profissionais e de partilhar com estes materiais relacionados com agricultura sustentável e produção de alimentos, pelo que, esta plataforma vai dar resposta a isso mesmo. Temos reunidos todos os ingredientes para que a Smart Farm Virtual seja um sucesso», conclui ainda.

Com este lançamento, que conta com o suporte e apoio da Croplife Europe, a ANIPLA assume o compromisso de colocar ao serviço do setor uma ferramenta que contribui para o cumprimento dos compromissos da indústria para 2030, designadamente no que respeita à formação e proteção de Pessoas & Ambiente, sensibilizando e disseminando as boas práticas e tecnologias desenvolvidas para uma agricultura (ainda mais) sustentável.

A médio-longo prazo o objetivo será impactar milhares de agricultores, num trabalho que se manterá em constante atualização e desenvolvimento, em estreita cooperação com todos os seus parceiros.

Smart Farm Virtual está oficialmente aberta a todos e para entrar basta aceder: https://anipla.com/sfv

Fonte: Voz do Campo

 

 

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
10
11
25
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP