pten
  • montado
  • abelhas
  • pineiro
  • cabras
  • algarvias
  • figoindia
  • porco
  • castanha
  • abobora
  • mirtilo

emRede - folha informativa

 

PEPAC nacional peq

 

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Formação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado

13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.

Ler mais

Adesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central

10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.

Ler mais

Portaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"

03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.

Ler mais

Criada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente

10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Ler mais

"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional

02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

DGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola

23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.

Ler mais

Disponível dashboard com dados relativos aos Grupos Operacionais

10-01-2023

Está disponível o Dashboard, um quadro interativo que apresenta dados georreferenciados do projetos desenvolvidos pelos Grupos Operacionais, com distribuição por setor, por entidades parceiras, e por montantes elegíveis e financiados das mais de 100 iniciativas promovidas por um total de cerca de 500 parceiros.

Ler mais

Portugal tem projetos inovadores no regadio e na gestão de albufeiras

28-12-2022

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem promovido e apoiado vários projetos inovadores, que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

Grow Workshops promoveram a agricultura regenerativa em Portugal

grow workshopsAs Grow Workshops, dinamizadas em Portugal pelo Food4Sustainability CoLAB e pela BGI - Building Global Innovators, contam já com o segundo ano desta iniciativa que quer promover a capacitação e sensibilização gratuita, patrocinada pela maior rede Europeia de Inovação Alimentar, o EIT Food.

A edição deste ano focou os cinco pilares da agricultura regenerativa, com o objetivo de demonstrar e repensar as técnicas agrícolas, e explorar novas tecnologias que promovam simultaneamente o negócio e a qualidade do solo e dos alimentos. O tema base foi o papel da funcionalidade do solo enquanto base de uma agricultura de sucesso. Mais de 100 agricultores, estudantes e interessados juntaram-se às sessões educativas, com debate participativo e visita a explorações-modelo. 

No dia 1 de julho, aconteceram na Quinta Dias nas Árvores, no Alentejo, com o tema Manter o Solo Sempre Coberto, uma prática que tem como objetivo a proteção do solo, a fim de reduzir ou até mesmo suprimir a sua erosão hídrica e eólica, reduzindo a consequente perda de matéria orgânica e de nutrientes, e promovendo a manutenção de humidade do solo e a proteção da sua biodiversidade e ciclos nutricionais. A segunda sessão deste ciclo, teve lugar no dia 8 de Julho na Vila Feliz Cidade, Golegã, e teve como base o tema Maximização da Diversificação de Espécies. Esta diversificação, quando bem conjugada, resulta numa cadeia alimentar mais diversificada e equilibrada, no auxílio entre espécies, na utilização de recursos, numa exploração do solo mais saudável e controlo de infestantes, doenças e pragas. No dia 15 de julho, na BioFrade, Lourinhã, abordou-se o tema Manutenção das Raízes Vivas no solo que tem como principal objetivo a proteção das funções do solo. As raízes, enquanto estrutura, agregam os solos protegendo contra os elementos, e reduzem a compactação, erosão e consequente degradação, para preservação da sua integridade física, química e biológica. De forma a reduzir a erosão e degradação do solo, a fim de manter a sua fertilidade e produtividade das cultura, foi abordado no dia 22 de Julho, na Quinta do Alecrim, Torres Novas, a Perturbação Mínima do Solo. Por ultimo, o tema Integração de Pecuária em Culturas de Rendimento (cash crops), foi abordado a 29 de Julho no Monte da Silveira Bio, Idanha a Nova, de modo a demonstrar os seus benefícios para o solo, a promoção da melhoria da sua estrutura, fertilidade e a diversidade e atividade microbiana do solo. Apresenta não só benefícios a nível do solo, como económicos, com redução das necessidades de mecanização e mão-de-obra, ao proceder-se ao controlo de infestantes, a manutenção de cobertos verdes, e o consumo de resíduos das culturas.

Todos estes pilares, quando aplicados em conjunto, conferem equilíbrio e resiliência ao sistema produtivo, resultando numa menor necessidade de insumos externos. Um solo saudável é vital para a existência humana, visto que 95% da produção de alimentos depende do solo, que ajuda ainda a prevenir inundações e a mitigar os efeitos da seca. Além disso, os solos do mundo contêm 2500 GT de carbono; quase 80% do carbono encontrado nos ecossistemas terrestres – mais de 3 vezes do que o carbono na atmosfera (800 GT) e mais de 4 vezes do armazenado em todas as plantas e animais vivos (560 GT). Apenas o oceano tem um stock maior de carbono.

Suécia, Áustria e França são os outros anfitriões deste programa. Na Suécia, a Universidade de Lunds acolhe os participantes no seu centro de demonstração universitário “Food Valley of Bjuv”. Em França a organização está entregue ao parceiro Vitagora, um cluster de inovação agroalimentar que liga um conjunto de empresas associadas a parceiros de inovação. Na Áustria, as sessões decorrem na Grand Farm, uma das explorações europeias mais reconhecida pelas suas práticas de agricultura regenerativa e tecnologia de vanguarda.

Os interessados podem consultar mais informações através do website da iniciativa.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

 

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeiasweden eu 100

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP