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Bolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes

09-06-2025

No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.

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Governo nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo

10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.

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Publicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC

03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:

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Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

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Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

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Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.

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Bolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação

03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

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PRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas

29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.  

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PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.

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Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:

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Comissão Europeia marca o início da nova PAC a 1 de janeiro de 2023

newCAPA aprovação dos 28 planos estratégicos (um para cada país da UE e dois para a Bélgica) pela Comissão Europeia marca o início da nova política agrícola comum, prevista para 1 de janeiro de 2023. Um financiamento da UE de 264 mil milhões de euros ajudará os agricultores europeus a adaptarem-se à transição para um setor agrícola sustentável e resiliente e contribuirá para preservar a vitalidade e a diversidade das zonas rurais.

Com o cofinanciamento e o financiamento nacional complementar, o orçamento público total dedicado aos agricultores e às comunidades rurais ascenderá a 307 mil milhões de EUR para o período 2023–2027. Outros programas abrangidos pelo âmbito de aplicação da PAC, mas não pelos planos estratégicos da PAC, como o programa POSEI para as regiões ultraperiféricas, o regime da UE de distribuição nas escolas e os programas de promoção, beneficiarão de um financiamento adicional da UE de 6 mil milhões de EUR.

Uma PAC mais justa

Todos os planos estratégicos apoiam, enquanto objetivo fundamental, o rendimento viável e a resiliência das explorações agrícolas. Eis alguns exemplos do apoio prestado: 

  • Os pagamentos diretos da PAC continuam a ser uma rede de segurança para os agricultores. Os agricultores elegíveis receberão todos os anos perto de 20 mil milhões de EUR de apoio ao rendimento de base. Este apoio está porém subordinado à aplicação pelos agricultores de normas de base reforçadas para boas condições agrícolas e ambientais (BCAA). Prevê-se que as BCAA cubram quase 90 % das terras agrícolas da UE.
  • A nova PAC dirigirá uma percentagem mais alta de apoio público para aqueles que dele mais necessitam. As pequenas e médias explorações agrícolas de 25 países da UE receberão um apoio ao rendimento mais elevado graças a um pagamento redistributivo que ascende a 10,6 % de todos os pagamentos diretos. Este montante cifrar-se-á em 4 mil milhões de EUR por ano, ou seja, 2,5 vezes mais do que os pagamentos redistributivos no âmbito da atual PAC (2014–2020) aplicados apenas por dez Estados-Membros.
  • A fim de ajudar os agricultores a enfrentar as crises, 15 % das explorações agrícolas da UE receberão apoio para subscrever prémios de seguro e participar em fundos mutualistas ou noutros instrumentos de gestão dos riscos.
  • Comparativamente a 2022, o apoio às proteaginosas/leguminosas através do apoio associado ao rendimento aumentará 25 %. Esta medida contribuirá para tornar os agricultores da UE menos dependentes das importações e da utilização de determinados fertilizantes. Dezassete outros setores que atravessam dificuldades receberão igualmente apoio associado, beneficiando 21 % das explorações agrícolas da UE.

Uma PAC mais verde

Três dos dez objetivos específicos da PAC dizem diretamente respeito ao ambiente e ao clima. Graças à cláusula de «não retrocesso», nos seus planos da PAC os Estados-Membros são obrigados a subir a fasquia em comparação com a situação atual. Daqui resulta que, do ponto de vista ambiental e climático, esta PAC é a mais ambiciosa de sempre.

  • Nos planos estratégicos da PAC, quase 98 mil milhões de EUR, o que corresponde a 32 % do financiamento total da PAC (UE e cofinanciamento), serão consagrados à obtenção de benefícios para o clima, a água, o solo, o ar, a biodiversidade e o bem-estar dos animais, e ao incentivo a práticas que vão além da condicionalidade obrigatória. Uma análise da repartição deste montante entre instrumentos e fundos mostra que 24 % dos pagamentos diretos são dedicados a regimes ecológicos, enquanto 48 % das despesas de desenvolvimento rural, relativas a todos os planos, apoiarão plenamente os objetivos ambientais e climáticos.
  • Os planos incentivarão os gestores de terras a fixar o carbono no solo e na biomassa, a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e a contribuir para a adaptação em 35 % da superfície agrícola da UE através de práticas de gestão adequadas, como a gestão extensiva dos prados, o cultivo de leguminosas e de culturas secundárias, a fertilização biológica ou a agrossilvicultura.
  • Com base nas novas obrigações para os agricultores, prevê-se que a rotação de culturas seja praticada em cerca de 85 % das terras aráveis apoiadas pela PAC. Tal contribuirá para perturbar os ciclos das pragas e das doenças, reduzindo assim a utilização e o risco de pesticidas. Para ir mais longe, mais de 26 % das terras agrícolas da UE receberão apoio, com vista, nomeadamente, à adoção de práticas de proteção integrada das culturas e à utilização de métodos não químicos de controlo de pragas ou agricultura de precisão.
  • O apoio da PAC à produção biológica em 2027 quase duplicará em comparação com a superfície financiada em 2018. Esta medida contribuirá significativamente para concretizar as ambições nacionais dos Estados-Membros de aumentar a superfície dedicada à agricultura biológica, compreendida entre 5 e 30 % em 2030.
  • Os investimentos previstos na produção de energias renováveis nas explorações agrícolas acrescentarão à capacidade de produção de energia da UE 1,556 MW.

Uma PAC mais social

As zonas rurais da UE enfrentam vários desafios, identificados na comunicação relativa a uma visão a longo prazo para as zonas rurais da UE, incluindo o despovoamento, o acesso aos serviços básicos e o seu melhoramento, as oportunidades de emprego e a necessidade de melhorar a conectividade. A PAC investirá no tecido social e económico das zonas rurais da UE.

  • O apoio específico aos jovens agricultores ocupa um lugar de destaque em todos os planos aprovados e os países da UE ultrapassaram o requisito mínimo de consagrar 3 % dos seus pagamentos diretos à renovação geracional. No total, um montante de 8,5 mil milhões de EUR de despesas públicas ajudará os jovens agricultores a instalarem-se, investirem e manterem a sua atividade nos primeiros anos de atividade. Para o período 2023–2027, está prevista a instalação de 377 000 novos jovens agricultores a tempo inteiro. Alguns Estados-Membros preveem esforços suplementares para incentivar a sucessão nas explorações agrícolas, reforçar a igualdade de género nas zonas rurais e reforçar a posição das mulheres na agricultura.
  • O desenvolvimento local é também incentivado graças a 7,7 % do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), dedicados às estratégias de desenvolvimento local de base comunitária (a chamada abordagem LEADER). Esta percentagem corresponde a 5 mil milhões de EUR. Uma vez aplicadas, estas estratégias deverão abranger 65 % da população rural europeia.
  • Os pagamentos da PAC serão pela primeira vez ligados ao respeito de determinadas normas sociais e laborais da UE e os beneficiários serão incentivados a melhorar as condições de trabalho nas explorações agrícolas.
  • Os planos apoiarão investimentos destinados a tornar a vida e o trabalho nas zonas rurais mais atrativos, com o objetivo de criar, pelo menos, 400 000 postos de trabalho. Do mesmo modo, será prestado apoio ao investimento em tecnologias e serviços digitais a fim de otimizar a eficiência na utilização dos recursos.
  • Mais de 6 milhões de pessoas beneficiarão diretamente de aconselhamento, formação e intercâmbio de conhecimentos financiados pela PAC, ou participarão em projetos de inovação no âmbito da Parceria Europeia de Inovação, com incidência no desempenho ambiental e climático ou nos aspetos sociais e rurais.

Contexto

A Comissão Europeia apresentou a sua proposta de reforma da política agrícola comum (PAC) em 2018, introduzindo uma nova forma de trabalhar, a fim de modernizar e simplificar a política agrícola da UE. A nova legislação da PAC foi formalmente adotada em 2 de dezembro de 2021.

O prazo fixado pelos colegisladores para a apresentação dos planos estratégicos da PAC dos Estados-Membros era 1 de janeiro de 2022. Após a receção dos planos, a Comissão enviou a todos os Estados-Membros, até 25 de maio de 2022, cartas com observações que foram publicadas no sítio Web Europa juntamente com as reações de todos os Estados-Membros, em conformidade com o princípio da transparência. Em seguida, retomou-se um diálogo estruturado entre os serviços da Comissão e as autoridades nacionais, com vista a resolver as questões pendentes e finalizar os planos revistos da PAC. O nível de ambição destes no tocante aos objetivos climáticos e ambientais da UE e o seu contributo para as metas estabelecidas na Estratégia do Prado ao Prato e na Estratégia de Biodiversidade da Comissão foram cuidadosamente analisados.

Atendendo à atual escalada dos preços dos produtos de base e da energia na sequência da agressão russa contra a Ucrânia, a Comissão convidou os Estados-Membros a reverem os seus planos estratégicos da PAC, a fim de reforçar a resiliência do setor, aumentar a produção de energias renováveis e reduzir a dependência de fertilizantes sintéticos graças a métodos de produção mais sustentáveis, em conformidade com as comunicações sobre a segurança alimentar e os adubos. Para permanecerem adequados aos fins pretendidos atendendo à evolução rápida dos desafios, os planos estratégicos da PAC serão acompanhados de perto e alterados, conforme necessário, durante o período de execução.

Para mais informações

Síntese dos 28 planos estratégicos da PAC

A PAC para o período 2023-2027

Planos estratégicos da PAC

Cartas de observações sobre os planos estratégicos da PAC

Fonte: Comissão Europeia

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