Em destaque
Formação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola
23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.
Ler maisDisponível dashboard com dados relativos aos Grupos Operacionais
10-01-2023

Está disponível o Dashboard, um quadro interativo que apresenta dados georreferenciados do projetos desenvolvidos pelos Grupos Operacionais, com distribuição por setor, por entidades parceiras, e por montantes elegíveis e financiados das mais de 100 iniciativas promovidas por um total de cerca de 500 parceiros.
Ler maisPortugal tem projetos inovadores no regadio e na gestão de albufeiras
28-12-2022

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem promovido e apoiado vários projetos inovadores, que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.
Ler maisDia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura
14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.
Ler maisEU CAP Network promove workshop sobre melhoria da segurança alimentar e adaptação agrícola
O workshop com organização da Rede Europeia da PAC tem como tema "Melhorar a segurança alimentar sob mudanças nos padrões climáticos: adaptação agrícola" e vai se focar na troca de conhecimentos e na partilha de práticas e abordagens inovadoras e inspiradoras que podem ajudar os agricultores a adaptarem-se às alterações que se verificam nos padrões climáticos. O workshop está agendado para os dias 15 e 16 de março de 2023, em Bolonha, Itália.
Poderá desde já dar o contributo respondendo à chamada para manifestação de interesse, até ao dia 15 de janeiro de 2023, através do formulário de inscrição.
Descrição e objetivos do evento
A estratégia Farm to Fork está no centro do Pacto Ecológico Europeu, e visa acelerar a transição para um sistema alimentar sustentável que garanta a segurança alimentar, nutrição e saúde pública, garantindo que todos tenham acesso a alimentos suficientes, seguros, nutritivos e sustentáveis, conjuntamente com a Estratégia de Biodiversidade para 2030.
As alterações climáticas afetam diretamente a produção alimentar europeia e os principais recursos naturais: biodiversidade, solo, água. No curto prazo, eventos climáticos irregulares e extremos, como chuvas fortes que provocam inundações severas, ondas de calor ou secas, podem afetar a produtividade e a estabilidade alimentar em escala local ou regional. No longo prazo, os cenários de mudanças nos padrões climáticos (ou seja, aumento da temperatura ou redução gradual das chuvas sazonais) mostram um impacto permanente na produtividade agrícola, especialmente nos países do sul, bem como na disponibilidade, bom estado e dinâmica dos principais recursos naturais. Tanto a curto quanto a longo prazo, a imprevisibilidade do clima e os padrões climáticos altamente variáveis desafiam a gestão das explorações agrícolas.
Em dezembro de 2022, o Seminário da Rede CAP da UE "Agricultura circular inteligente para lidar com os altos preços de energia e fertilizantes" abordou a crise atual, destacando a urgência do uso eficiente e sustentável de energia e fertilizantes para garantir resiliência agrícola, competitividade e segurança alimentar em tempos de crise.
Este workshop complementará e desenvolverá os resultados do Seminário e continuará as discussões de outro ângulo. Concentrar-se-á em soluções inovadoras e conhecimentos necessários para fortalecer a resiliência agrícola diante dos efeitos das mudanças climáticas, especialmente discutindo a adaptação agrícola em resposta aos padrões climáticos em mudança.
O evento acontecerá numa região exposta aos desafios relacionados ao tema do workshop. A região da Emilia-Romagna é afetada por eventos climáticos extremos, com alto impacto nos rendimentos, qualidade e estabilidade das produções agrícolas. Os projetos de pesquisa e inovação, Grupos Operacionais EIP-AGRI e outros tipos de projetos inovadores na área estão a abordar esses impactos, procurando melhorar a capacidade adaptativa e apoiando as decisões dos agricultores e construindo soluções específicas na gestão da água, como sistemas de irrigação aprimorados.
Consulte o esboço do programa.