Em destaque
Abertura da Bolsa de Iniciativas para a constituição de Grupos Operacionais
21-04-2025

A partir desta terça-feira, dia 22 de abril, encontra-se aberta a Bolsa de Iniciativas para a constituição de Grupos Operacionais no âmbito da intervenção C.5.1 - Grupos operacionais para a inovação, do PEPAC no Continente. Nesta área poderão ser submetidas as iniciativas a propor por parceiros que pretendam desenvolver, em cooperação, um plano de ação para a concretização de projetos de inovação que respondam a problemas concretos e/ou oportunidades que se colocam ao setor e que contribuam para atingir os objetivos e prioridades do desenvolvimento rural, nas áreas temáticas consideradas prioritárias, tendo em vista a produtividade e sustentabilidade agrícolas, conforme consideradas na Parceria ...
Ler maisRede Nacional PAC recebe delegação da Estónia para troca de experiências em Projetos LEADER
08-04-2025
No dia 26 de Março, a Rede Nacional PAC recebeu nas suas instalações, uma delegação de representantes de Grupos de Ação Local (GAL) do Nordeste da Estónia que entre os dias 25 e 31 de março de 2025, participou em diversas atividades e visitas com o objetivo de conhecer projetos locais LEADER e trocar experiências com os seus homólogos portugueses. Esta comitiva, composta por cerca de 20 pessoas, foi acolhida em Portugal pela RNPAC em parceria com a Federação Minha Terra, a ADREPES e a ADL.
Ler maisDGADR destaca-se na estratégia nacional de gestão da água - "Água que Une"
10-03-2025

O Governo apresentou a Estratégia nacional de gestão da água, intitulada "Água que Une", durante uma sessão realizada no Convento de São Francisco, em Coimbra. Este plano ambicioso, que inclui quase 300 medidas a serem implementadas até 2050, visa garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos em Portugal. A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) desempenha um papel essencial na elaboração e implementação desta estratégia, que em colaboração com entidades como Águas de Portugal (AdP), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), visa enfrentar os desafios da gestão da água para a agricultura ...
Ler maisPublicação da Portaria n.º 36-A/2025/1: Alterações ao programa Nacional para apoio ao setor da apicultura
13-02-2025

Foi publicada a Portaria n.º 36-A/2025/1, que procede à terceira alteração à Portaria n.º 54-G/2023, de 27 de fevereiro, que estabelece as regras nacionais complementares do domínio "B.2 — Programa nacional para apoio ao setor da apicultura", do eixo "B — Abordagem setorial integrada", do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal). A principal alteração constante do documento é a prorrogação do prazo final do período de candidaturas para o ano apícola 2026 até ao dia 3 de março de 2025.
Ler maisPublicação da Portaria n.º 21/2025/1 - Estrutura de Governação do AKIS
04-02-2025

Foi publicada no dia 27 de janeiro de 2025 a Portaria n.º 21/2025/1, que estabelece a estrutura de governação do Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS), no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal). Este diploma regulamenta a organização e funcionamento do AKIS, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 5/2023, e visa fortalecer a ligação entre a investigação, a inovação e a prática agrícola, promovendo a disseminação do conhecimento no setor agroflorestal.
Ler maisAbertas as primeiras candidaturas ao investimento no âmbito do PEPAC no Continente, destinadas a jovens agricultores, investimento agrícola, bioeconomia e organização da produção
15-01-2025

O Ministério da Agricultura e Pescas anunciou a abertura das primeiras candidaturas ao investimento no âmbito do PEPAC no Continente, com um foco especial na renovação geracional na agricultura. As intervenções “Prémio instalação jovens agricultores” e “Investimento produtivo jovens agricultores” têm como objetivo atrair e instalar jovens agricultores com idades entre os 18 e os 40 anos, promovendo o crescimento sustentável das explorações agrícolas. Com uma dotação global de 143,6 milhões de euros, os concursos oferecem prémios até 55 mil euros por candidatura para jovens agricultores que se instalem em exclusividade, com valores mais elevados para aqueles em zonas vulneráveis. Este apoio ...
Ler maisGoverno nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo
10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
Ler maisPublicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC
03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisCampanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” quer impulsionar o consumo de carne de coelho
Impulsionar o consumo da carne de coelho no mercado português tem sido o principal propósito da segunda campanha europeia de promoção e divulgação de carne de coelho dinamizada pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura e que conta com o apoio da União Europeia.
Iniciada em 2021, a campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” tem desenvolvido várias iniciativas junto do Canal HoReCa e do consumidor final de forma a aumentar o seu consumo, mas também junto dos produtores para incrementar a produção de carne de coelho, recordando que se trata de um dos produtos emblemáticos da dieta tradicional mediterrânea.
Ações na televisão, em meios digitais, presença em redes sociais (Instagram e Facebook) das quais a apresentadora de televisão, Fátima Lopes, tem sido a cara, como também ações com influencers e bloggers, roadshows em churrasqueiras, degustação em centros comerciais e participação em eventos especializados, como o Congresso dos Cozinheiros foram algumas das atividades desenvolvidas ao longo destes dois anos de campanha.
“Mostrar aos consumidores e potenciais consumidores que esta carne está enraizada na nossa história gastronómica, mas com foco em rejuvenescer o consumo, apresentando-a como uma solução gastronómica versátil e rica do ponto de vista nutricional” foi um dos principais propósitos, aponta António Fernandes, vice-presidente da ASPOC. Outro dos objetivos passou pelo estabelecimento de relações de proximidade com os setores da hotelaria (estudantes e profissionais) e da distribuição.
A entrar agora na sua última fase, em 2023, a campanha mantém o foco em duplicar o consumo de carne de coelho junto dos consumidores em Portugal, de uma para duas vezes por mês. “Sabemos que é um objetivo ambicioso, há um enorme trabalho de sensibilização e esclarecimento sobre a carne de coelho não só junto dos consumidores, como também junto do mercado”, atenta António Fernandes.
Contudo, dados recentes apontam que se tem verificado um abrandamento da diminuição de consumo de carne de coelho. “Pretendemos conseguir inverter essa tendência de diminuição do consumo e retornar aos valores que se verificavam antes de 2014, superiores a 1,00kg per capita”, acrescenta o líder da ASPOC.
Em termos de ocasiões de consumo de carne de coelho, de acordo com um estudo realizado pela Kantar em 2022 – “A Compra e o Consumo de Coelho em Portugal” -, esta aumentou cerca de 2,4% face ao ano de 2021, um indicador positivo que revela que a carne de coelho é cada vez mais atrativa e chegou a mais de 26 mil consumidores. Este estudo também conclui que a carne de coelho é cada vez mais considerada como um alimento saudável/nutritivo ao qual se recorre para refeições de momentos mais especiais.
O estudo constata ainda que 60,5% dos inquiridos afirma que prefere comprar alimentos que não prejudiquem o meio ambiente e 45,6% está disposto a pagar mais por alimentos sem aditivos e sem conservantes. Recorde-se que a carne de coelho, além de ser um alimento equilibrado, leve e de fácil confeção, é também de alto valor nutritivo, com uma produção que respeita a sustentabilidade ambiental e a vida rural.
António Fernandes relembra que o “coelho é das carnes branca mais sustentáveis no processo de produção, mesmo quando comparado com carne de frango e peru”, realçando a importância de comunicar este benefício do seu consumo junto daqueles que se preocupam com as suas escolhas alimentares.
No que refere à produção, Portugal é o 5º produtor europeu de carne de coelho, com uma produção total de 7262 toneladas (peso líquido) em 2021. A integração com Espanha (política de preços/comércio internacional/ programas de comercialização) faz da Península Ibérica o maior produtor da Europa.
Contudo, o vice-presidente da ASPOC considera que ainda existe um vasto caminho a percorrer. “Em termos de incremento da produção, há ainda muito que se pode fazer. Por um lado, em termos de reposicionamento do setor, tornando-o atrativo e interessante junto de jovens produtores. A produção de carne de coelho exige obviamente trabalho e dedicação, mas o coelho é um animal muito prolífico, com altas taxas de reprodução e de produtividade, não sendo de elevada dificuldade a implementação de um núcleo de produção”, fundamenta.
Nova fase
A começar já em 2023, a nova fase da campanha pretende desmistificar a ideia de que a carne de coelho está associada a pratos mais elaborados e menos versáteis, ou seja, relacionada com formas mais tradicionais de confeção. Para tal, além do conceito da Dieta Mediterrânea, um dos focos principais passa por ´demonstrar aos consumidores novos cortes de carne de coelho – coxas, lombos e meio coelho cortado – novas formas de apresentação desta carne, ajustadas ao dia-a-dia dos consumidores e que permitem mais rapidez na confeção de receitas simples e práticas.
Ainda neste âmbito está previsto o lançamento de um livro de receitas de Carne de Coelho, sob a coordenação do Chef Hélio Loureiro e conta com a participação de vários Chefs convidados de norte a sul do país, que apresentam diferentes visões e formas de preparação. “Acreditamos que se trata de uma iniciativa que irá gerar interesse e curiosidade junto dos leitores/amantes de gastronomia, uma vez que não há registo de existir um livro contemporâneo apenas com receitas de carne de coelho”, considera o Vice-presidente da ASPOC.
Sobre a ASPOC:
Fundada em 1991, a ASPOC dedica-se à defesa dos interesses do setor da carne de coelho, designadamente no que diz respeito ao seu progresso técnico e económico, formação profissional e promoção do consumo. Grande parte do trabalho desta associação é desenvolvido em estreita colaboração com o Ministério da Agricultura, nomeadamente com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
Atualmente, a ASPOC conta com 90 associados, onde se incluem produtores, centros de seleção, centros de inseminação artificial, matadouros e técnicos veterinários, distribuídos por território nacional e internacional.
Descarregue as imagens aqui.
Fonte: Gazeta Rural