facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Projeto "The Future of Farming" quer levar a tecnologia a mais agricultores

future farming logoO projeto “The Future of Farming”, co-financiado pela União Europeia, visa disseminar o uso de sondas no âmbito da agricultura de precisão junto dos agricultores. Joelle van den Brand, co-fundadora da AguroTech, promotora do projeto The Future of Farming, fala sobre os objetivos e da participação de Portugal, através da Anpromis.

Qual a importância do projeto The Future of Farming e qual o seu objetivo?

O projeto “The Future of Farming” é o maior projeto a envolver a tecnologia das sondas de humidade baseado em dados alguma vez realizado na agricultura. O objetivo do projeto é estimular o uso de tecnologia que permita aos agricultores reduzir o uso de água, fertilizantes e pesticidas, mantendo ou melhorando a sua produtividade na União Europeia.

A escassez de água e as secas são um fenómeno cada vez mais frequente e generalizado em todo o mundo e estão a tornar-se mais comuns na União Europeia (UE). A crescente escassez de água pode ter efeitos desestabilizadores em países e regiões. Na UE, a agricultura representa 31% do consumo total de água e, em muitos países, é altamente dependente de rega, que deverá aumentar com o aumento do aquecimento global. A água é o fator de produtividade mais importante na agricultura e a escassez de água complica significativamente a agricultura e ameaça o acesso da UE aos alimentos no futuro. Espera-se que a agricultura de precisão contribua significativamente para combater a escassez de água e, ao mesmo tempo, otimizar a produtividade. Atualmente, a maioria dos agricultores na UE não usa a tecnologia de medição para determinar os horários, quantidades e áreas ideais para regar o campo. Isso muitas vezes leva ao uso desnecessário de água e rega insuficiente ou excessiva e perda de produtividade. O principal objetivo do projeto é preparar o setor agrícola para um agravamento da seca e escassez de água, otimizando o uso da água por meio da tecnologia e da agricultura de precisão. Um segundo objetivo é permitir que os agricultores preparem o seu modelo de negócio para o futuro, aumentando o lucro e permitindo práticas agrícolas mais sustentáveis.

Quantos agricultores vão estar envolvidos e de que países?

No âmbito deste projeto, vamos instalar 450 sondas que serão utilizadas por 150 agricultores com modelos de cultivo e solo baseados nas mais recentes descobertas científicas em diferentes países europeus durante a temporada agrícola de 2023. Outros 150 agricultores vão integrar um grupo de controlo do projeto, o que leva a um total de 300 agricultores envolvidos no projeto. Os seis países europeus selecionados para o projeto são os que mais utilizam água para fins agrícolas – Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Roménia juntos representam mais de 90% do uso total de água na UE para fins agrícolas. Vamos incentivar ao máximo a adoção desta tecnologia após o fim do projeto, para que haja resultados efetivos no que respeita à gestão da água e controlo dos efeitos da seca.  

Qual a informação que vai ser recolhida e de que forma será aplicada?

As sondas realizarão medições em várias profundidades e medirão a humidade do solo, a condutividade elétrica e a temperatura durante toda a campanha agrícola. As medições são realizadas a cada seis minutos. Os agricultores participantes vão partilhar os dados históricos sobre uso de água, os custos com a rega e o uso de fertilizantes e herbicidas. O objetivo do projeto é rastrear as melhorias na economia da água, na redução de custos, na redução da aplicação de fertilizantes, na redução do uso de herbicidas e ganhos de produtividade.

Porquê a escolha de Portugal e da ANPROMIS para integrar a lista de participantes?

A ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, representa 65 mil produtores de milho e sorgo. Além disso, a ANPROMIS é membro da CEPM, a organização que defende os interesses dos produtores de milho e das suas cadeias de valor a nível europeu. Os 10 países que compõem a CEPM representam quase a totalidade da área de produção de milho da UE, que totaliza 15 milhões de hectares. A Anpromis é uma força motriz para os produtores de milho e sorgo usarem as tecnologias e para se adaptarem às mudanças climáticas e desempenha um papel ativo na consolidação e disseminação da inovação junto dos agricultores portugueses. Acreditamos que a Anpromis valoriza este projeto, partilhando a sua experiência e contribuído com a sua grande capacidade mobilizadora.

No XIV Congresso Nacional do Milho, que decorre nos dias 15 e 16 de fevereiro, o projeto “The Future of Farming” vai marcar presença? Como será esta participação?

A presença no Congresso da ANPROMIS tem como objetivo divulgar e dar mais informação sobre o projeto “The Future of Farming”. Deste modo, através da nossa participação neste importante evento que vai reunir em Santarém, mais de 700 participantes, esperamos contribuir para a necessária adoção de diferentes formas de trabalhar que permita aos agricultores europeus estarem mais preparados para enfrentar os crescentes efeitos das alterações climáticas.

Fonte: Anpromis

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP