Em destaque
Despacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola
23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.
Ler maisNOVA FCSH integra projeto internacional que vai estudar impacto dos solos nas alterações climáticas
A NOVA FCSH integra um projeto internacional, com cerca de 20 parceiros, que recebeu 6,9 milhões de euros para estudar a gestão integrada do uso do solo no combate às mudanças climáticas e a perda de biodiversidade na Europa. O principal objetivo do “MOSAIC – Joined-up land use strategies tackling climate change and biodiversity loss” passa por avaliar as motivações dos diferentes stakeholders envolvidos nos processos de tomada de decisão e a sua integração na formulação de cenários futuros e políticas de usos sustentável do solo.
Em Portugal, a NOVA FCSH irá coordenar o caso de estudo da Região Alentejo, colaborando com Instituto Superior de Agronomia e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
“O MOSAIC pode ser uma oportunidade única para estudar a Região Alentejo sob o prisma das mudanças climáticas em paralelo com a perda de biodiversidade e os desafios das energias renováveis, criando as bases para implementar políticas públicas e ações concertadas que permitam uma gestão do solo direcionada para modelos mais sustentáveis e resilientes”, afirma Francesca Poggi, investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da NOVA FCSH (CICS.NOVA).
A investigadora adianta que será criado um Policy Lab no Alentejo onde irão ser dinamizados focus groups, inquéritos quantitativos e qualitativos e sessões de participação pública, visando o estudo das interações, dentro e entre os diferentes níveis de governança e a cocriação de ferramentas para o apoio à decisão, envolvendo os stakeholders públicos e privados.
“É necessário entendermos melhor quais são as motivações reais que influenciam as alterações do uso do solo, de forma a compreender a consciencialização que existe, ou não, atrás de determinadas decisões. As mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e os desafios relacionados com as energias renováveis no Alentejo, são temas que podem vir a prejudicar para sempre as paisagens, ecossistemas e recursos naturais de uma região que já hoje se revela ser uma das zonas mais vulneráveis e fragilizadas da Europa”, acrescenta Francesca Poggi.
A equipa de investigação do MOSAIC no CICS.NOVA é constituída por 7 investigadores: Francesca Poggi, Maria José Roxo, Cecília Delgado, Iva Miranda Pires, Ana Lúcia Teixeira, Patricia Pereira e Henrique Cerqueira.
O projeto, a decorrer entre 2023 e 2028, com início previsto em setembro, vai abrir concursos para a atribuição de uma bolsa de investigação de Pós-Doutoramento (BIPD), uma bolsa de investigação para Doutoramento e duas bolsas de investigação para Mestre.
Além de Portugal, o projeto inclui ainda o estudo de outros casos na Bélgica, Dinamarca, Hungria, Suíça e Europa.
Fonte: NOVA FCSH