pten
  • porco
  • montado
  • figoindia
  • algarvias
  • mirtilo
  • pineiro
  • abelhas
  • castanha
  • cabras
  • abobora

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Despacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores

19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.

Ler mais

GPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal

04-04-2023

O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.

Ler mais

Determinada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal

29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.

Ler mais

Formação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado

13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.

Ler mais

Adesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central

10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.

Ler mais

Portaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"

03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.

Ler mais

Criada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente

10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Ler mais

"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional

02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

DGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola

23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.

Ler mais

Mesa Redonda - “As Tecnologias de Informação e Comunicação na divulgação e transferência de ciência para a sociedade”

MEDA próxima mesa redonda promovida pelo MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento sediado na Universidade de Évora, que se realiza no dia 15 de março, traz a debate as novas tecnologias ómicas: a genómica, a transcriptómica, a proteómica e a metabólica e as aplicações e desafios na produção vegetal e animal.

 

 

Os investigadores convidados são: 

  • Andreia Amaral, professora do Departamento de Zootecnia da Universidade de Évora e investigadora do CIISA - Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health;
  • Andreia Figueiredo, professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigadora no Biosystems and Integrative Sciences Institute na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, responsável pelo Grapevine-Pathogen Systems Lab;
  • Cláudia Vicente, investigadora no MED – Universidade de Évora e responsável pelo laboratório de Nematologia (NemaLab);
  • Ricardo Ramiro, investigador, e gestor de dados e análise de risco no laboratório colaborativo InnovPlantProtect.

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível assistir online, por Zoom (Link AQUI).

O debate irá centrar-se na aplicação das tecnologias ómicas na produção vegetal e animal e os desafios enfrentados.

Estas tecnologias estão a revolucionar o modo como se faz ciência, permitindo caracterizar e quantificar conjuntos de moléculas biológicas que traduzem a estrutura, função e dinâmica de um organismo ou organismos. Atualmente, já é possível sequenciar e estudar genomas inteiros de um organismo com grande detalhe recorrendo a técnicas de sequenciação de nova e de terceira geração – genómica; verificar a forma como os genes estão ativamente a ser expressos em determinado momento através do RNA mensageiro – transcritómica; ou entender as vias e mecanismos da expressão das proteínas, a sua relevância funcional e como interage com o ambiente – proteómica; bem como analisar os perfis de metabolitos em processos celulares num sistema biológico em determinadas condições – metabolómica.

As tecnologias multi-ómicas têm assim a capacidade de adotar uma visão holística das moléculas que constituem um sistema biológico (célula, tecido ou organismo), ao considerarem que um sistema complexo pode ser entendido em maior detalhe se for analisado como um todo, indo ao encontro de uma biologia multidisciplinar integrativa.

Ao entender as funções e interações dos genes, entende-se a dinâmica dos processos biológicos. Por exemplo, se conhecermos os genes, proteínas e metabolitos associados a doenças específicas, nomeadamente cancro, podemos usá-los como biomarcadores que nos permitam detetar a doença numa fase inicial. Em agricultura têm permitido conhecer os genes e proteínas envolvidos nas interações planta-microorganismos, assim como nas respostas das plantas a stresses abióticos e assim contribuir para o desenvolvimento de plantas tolerantes e resistentes. Outra aplicação em agricultura tem sido também o estudo de metabolitos de elevado peso nutricional, permitindo assim o melhoramento genético das culturas e contribuindo para a segurança alimentar.

Contudo, a integração dos dados provenientes das diferentes ómicas é ainda muito desafiante do ponto de vista técnico, requerendo uma grande capacidade de armazenamento, que possa servir como repositório da quantidade de informação gerada, e também de processamento de forma a suportar análises complexas que incorporem conjuntos de dados das várias ómicas através de métodos estatísticos e bioinformáticos adequados à especificidade de cada tipo de dados.

A interpretação desta informação para aplicações práticas requer o desenvolvimento de infraestruturas a uma escala que consiga dar resposta a estes requisitos, enquanto se devem criar novos perfis de investigadores bioinformáticos capacitados para desenvolver estas tecnologias e as colocarem acessíveis a diferentes áreas de investigação.

Nesta mesa redonda será mostrado um pouco da investigação que se faz nesta área, incindindo na aplicação da produção vegetal e animal, e também os desafios que estas tecnologias encontram.

Adicionalmente, na próxima semana irão também decorrer os seguintes eventos no MED:

17 de março - Tertúlias do Montado | "Serviços de extensão para o Montado - estado atual e potencialidades na Herdade da Mitra, Évora"

17 de março - Lançamento do livro “Agro-silvo-pastorícia. Bases para um código de boas práticas” da autoria de José Mira Potes na Herdade da Mitra

 

Mesa Redonda MED

 

PEPAC nacional peq

 

port agri160

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
12
13
14
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeiasweden eu 100

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP