facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Feliz Páscoa!

28-03-2024

 

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

WEBINAR || Gravação e informação do Webinar “Plantações de Pinus patula em África”

webinar internacional ABRIL2023 evento FBNo dia 3 de maio, o webinar sobre a produção florestal de Pinus patula convidou a conhecer uma espécie de pinheiro plantada na África Subsariana, estando presente de forma mais expressiva em países, como a Etiópia, o Quénia, Madagáscar, Malawi, África do Sul, Tanzânia e Zimbabwe. 

Este foi o terceiro evento do ciclo “Silvicultura de pinheiro: fatores internacionais de sucesso”, promovido pelo Centro PINUS em parceria com a IUFRO - International Union of Forest Research Organizations, tendo sido a sessão que reuniu mais nacionalidades diferentes, até à data.

O webinar teve como orador convidado Wubalem Tadesse, investigador principal no Ethiopian Forestry Development (EFD), que contextualizou a distribuição, a ecologia, a produtividade, entre outras particularidades desta espécie utilizada no continente africano. 

Sendo uma espécie nativa do México, foi uma das espécies de crescimento rápido introduzida em África, a partir do início do século XX, particularmente em regiões de clima tropical a subtropical. 

Wubalem Tadesse referiu que a aposta no Pinus patula deve-se à necessidade de cumprir com os objetivos de desenvolvimento sustentável (SGD) na luta contra a pobreza, o acesso a água potável, a fixação de carbono e a redução dos efeitos das alterações climáticas. Deste modo, contrariando a tendência de degradação e desflorestação provocadas pela rápida expansão da agricultura e pela utilização da madeira como combustível.

Em termos de silvicultura, são seguidos os modelos tradicionais de condução de povoamentos puros, com exceção da utilização da regeneração natural, optando sempre por nova plantação após corte-final.

A produtividade desta espécie ronda os 10 a 40 m3/ha/ano dependendo das condições edafoclimáticas. A madeira é utilizada para lenha, produção de caixas, postes, pasta de papel, madeira laminada, carpintaria e mobiliário.

Em Portugal, não temos conhecimento da utilização desta espécie de Pinus. Sendo de crescimento rápido, eventualmente poderia ter boas produtividades nas melhores condições edafoclimáticas. No entanto, tratando-se de uma nova espécie exótica, a sua introdução teria sempre de ser precedida por uma análise de risco do seu potencial invasor.  Seguidamente, seria necessário realizar ensaios que fornecessem informação sobre a sua efetiva adaptação, incluindo pragas e doenças, a sua produtividade e adequação à procura de madeira pelo mercado nacional. 

Este webinar foi conduzido por Margarida Mendes-Silva, Gestora de Projetos Sénior do Centro PINUS, e contou com uma intervenção inicial de Teresa Fidalgo Fonseca, na qualidade de coordenadora da Unidade de Silvicultura e Ecologia de pinheiros da IUFRO, fazendo uma breve introdução sobre a atuação desta organização internacional que congrega investigadores de ciências florestais de todo o mundo. 

Por motivos técnicos relacionados com a instabilidade da internet por parte do orador, a sessão teve de ser gravada previamente, mas foi acompanhada por Wubalem Tadesse que esteve disponível para esclarecer as questões ou os comentários colocados pela audiência. 

Este webinar contou com 195 inscritos e mais de 90 participantes online, oriundos de 32 países de quatro continentes, maioritariamente, agentes do setor florestal, investigadores e estudantes de ciências florestais. 

Para os que não tiveram oportunidade de participar, ou quiserem rever, a gravação está disponível a partir deste link do canal de Youtube do Centro PINUS.

A apresentação de Wubalem Tadesse está disponível para download aqui.

Pode, igualmente, ver ou rever aqui a gravação dos primeiros webinares deste ciclo internacional dedicados ao Pinheiro-Silvestre na Europa Central e ao Pinus radiata no Chile.

A IUFRO convida-o a acompanhar as mais recentes novidades da comunidade científica internacional em torno das florestas e da produção silvícola. No próximo ano, viaje até à Suécia e participe, de 23 a 29 de junho de 2024, no 26.º Congresso Internacional da IUFRO, dedicado ao tema “Forests & Society towards 2050”.  Saiba mais aqui.   


Sobre o Centro PINUS

O Centro Pinus é uma Associação para a Valorização da Floresta de Pinho - existe desde 1998 com o objetivo de promover a importância ambiental, social e económica do pinheiro-bravo na floresta portuguesa. Esta associação sem fins lucrativos reúne os principais intervenientes da Fileira do Pinho, incluindo representantes da produção florestal, dos prestadores de serviços, das indústrias, da administração pública, do ensino superior e do setor financeiro. 

Para mais informações contacte: 96 329 17 59 - Marília Moura, Gestão de Comunicação

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
10
11
25
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP