facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Feliz Páscoa!

28-03-2024

 

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

8ª Conferência Internacional de Incêndios Florestais

Logo 8 IWFCA maior conferência mundial sobre incêndios florestais decorre de 16 a 19 de maio, na Alfândega do Porto. "Governance Principles: Towards an International Framework" é o tema da 8ª edição da "International Wildland Fire Conference". 

Este evento – que mobiliza para Portugal especialistas (decisores, gestores operacionais e técnicos) mundiais em prevenção e supressão de incêndios – será um ponto de encontro de países, agências, organizações privadas e outras partes interessadas para partilha de experiências, em prol de comunidades e nações mais protegidas contra a crescente ameaça dos incêndios. No total, vão marcar presença mais de 1200 participantes e 200 oradores, oriundos de cerca de 80 países.

Portugal foi convidado como organizador na edição de 2019, fruto do reconhecimento internacional pelo esforço feito com o programa de transformação e novo modelo de gestão integrada, inspirando o tema central da conferência de 2023.

A 8ª IWFC tem 3 objetivos:

  1. Reforçar a acessibilidade e partilha de conhecimento;
  2. Intensificar as redes de cooperação, troca de contactos e facilitar a inovação em processo de trabalho;
  3. Propor um modelo de governança do risco de incêndio (Landscape Fire Governance Framework) que contribua para uma abordagem à escala global para a gestão de incêndios.

Esta edição da Conferência pretende alcançar um compromisso internacional para as diretrizes de governança que habilitem os países a melhor gerir o risco de incêndio. 

Com mais de 300 milhões de hectares queimados, anualmente, os incêndios rurais estão a assumir características cada vez mais extremas e a causar impactos mais severos nas populações e ecossistemas. São um problema local com consequências globais. Os incêndios são uma síntese do contexto e, como tal, surgem de dinâmicas socioeconómicas mediadas por políticas públicas e incentivos económicos que determinam o uso e ocupação do solo, bem como o uso do fogo e a dinâmica social. A diversidade de causas, a sua natureza sistémica e um número crescente de partes interessadas com diferentes visões e soluções exigem que a dicotomia mais simples de prevenção e resposta dê lugar a uma estrutura mais robusta capaz de abordar a complexidade e a incerteza.

Para melhor preparar as sociedades para alcançarem os objetivos de desenvolvimento sustentável e garantir menores perdas em incêndios, a comunidade técnica e científica presente na 8ª IWFC, no Porto, propõe um modelo de governação do fogo (Landscape Fire Governance Framework) que reúne governos, empresas, academia e membros da sociedade civil em soluções equilibradas e tecnicamente apoiadas. Este frameworkapresenta as diretrizes para o desenvolvimento deste modelo.

A 8ª IWFC conta com oradores de reconhecido prestígio internacional, nomeadamente:

  • Stephen Pyne - Historiador do fogo, agricultor urbano e professor emérito na Universidade do Estado do Arizona, EUA
  • Richard de Neufville - Professor de Sistemas de Engenharia no Instituto de Dados, Sistemas e Sociedade no Massachusetts Institute of Technology, EUA
  • Elena Hernandez Paredes - Gestora de serviço no Serviço de Gestão de Incêndios do Ministério para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico de Espanha
  • Gary Morgan - Presidente do Comité Consultivo Ministerial do Governo de Vitória sobre o risco de incêndio florestal, Austrália
  • Gordon Sachs - Chefe para Todos os Perigos e Apoio Internacional contra Incêndios, Serviço Florestal dos E.U.A. Gestão de Incêndios e Aviação. Presidente do Comité Internacional de Ligação (ILC)
  • Johann Georg Goldammer – Chefe do Centro Global de Monitorização de Incêndios (GFMC)
  • Lara Steil - Oficial Florestal (Gestão Integrada de Incêndios) na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)
  • Marc Castellnou - Fundador e ex-presidente da Fundação Pau Costa, atualmente membro do Comité Consultivo. Professor na Universidade de Lleida Mestre Fuego, Espanha
  • Peter Moore - Diretor da NRFC - Natural Resources Fire & Carbon Pty Ltd, Gestão Integrada de Incêndios, Recursos Naturais e Contabilidade do Carbono, Austrália
  • Sarah McCaffrey - Cientista social do fogo no Serviço Florestal dos EUA
  • Toddi Steelman - Stanback Dean da Escola Nicholas do Ambiente da Duke University. Especialista em incêndios florestais

Para a organização do evento, Portugal conta com o apoio de parceiros institucionais, nomeadamente da FAO (Food and Agriculture Organization) das Nações Unidas, OCDE (Organization for Economic Co-operation and Development), que se irá centrar no desenvolvimento dos temas da governança do risco e melhores práticas de adaptação climática, o Forest Europe (Ministerial Conference on the Protection of Forests in Europe) que promoverá a reflexão sobre as políticas públicas da gestão florestal, o International Wildland Fire Association e o European Forest Institute. Irão estar também presentes os dirigentes da UNEP, do US Forest Service (USA), do IBAMA (Brasil), do Conaf (Chile), Austrália, entre outros.

International Wildland Fire Conference em números:

  • - 1200 participantes
  • - 200 oradores
  • - 80 países participantes
  • - 65 sessões
  • - 45 expositores
  • - 12 sponsors
  • - 2000 m2 de área de exposição

Aceda ao programa aqui.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
10
11
25
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP