Em destaque
Formação de competências na área temática "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura” para técnicos dos SAAF
26-09-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a AGRO.GES, organizam uma ação de formação com o tema "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura". A formação é realizada na modalidade e-learning em formato webinar, no dia 17 de outubro das 14h00 às 18h00.
Ler maisC05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos
14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.
Ler maisEU CAP NETWORK procura especialistas em Agricultura, Silvicultura e Ciência
08-09-2023

A EU CAP NETWORK está à procura de especialistas, incluindo agricultores, silvicultores, consultores e cientistas, para participar em três novos Focus Groups da Rede CAP Europeia. Esses grupos vão explorar soluções inovadoras para desafios agrícolas e florestais e partilhar o seu conhecimento.
Ler mais“Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”
01-08-2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), produziu o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”, com o objetivo de dar a conhecer a nossa gastronomia de base mediterrânica. A Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como património cultural e imaterial da humanidade, é o estilo de vida e o padrão alimentar que representa as características da alimentação em Portugal. Nesta publicação é explicado como é que a alimentação portuguesa combina prazer e saúde à mesa, são descritos alguns alimentos que têm um papel de destaque na alimentação “à portuguesa”, bem como formas de preparação culinária ...
Ler maisFormação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais”
19-07-2023
A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), organizam uma ação de formação com o tema " Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais ".
Ler maisAgriJovem 2023: Representação da Comissão Europeia quer sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura
06-07-2023

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, organiza no dia 13 de outubro de 2023, em Lisboa, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao fim de julho de 2023.
Ler maisPolo de Inovação do campus da Tapada da Ajuda – AGRI.Hub realiza a primeira reunião para impulsionar avanços no setor agrícola
15-06-2023

Reuniu no campus da Tapada da Ajuda, pela primeira vez, a Comissão Executiva do AGRI.Hub composta pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA) e NOVA Information Management School (NOVA IMS), para debater propostas e definir cronograma para a próxima fase do projeto. Na reunião também estiveram presentes alguns outros parceiros do projeto – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Aromni e Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal (InovTechAgro).
Ler maisDespacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisMesa Redonda MED 17 de maio “To meat or not to meat: Is that the question?”
O consumo de carne e outras alternativas irá estar em discussão na Mesa Redonda do MED às 4as de maio.
A próxima mesa redonda promovida pelo MED - Instituto Mediterrâneo para aAgricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora, que se realiza no dia 17 de maio, terá como tema “To meat or not to meat: is that the question?” e terá como convidados:
- Miguel Elias, professor associado do Departamento de Fitotecnia da Universidade
- Hélder Tavares, investigador no Instituto Superior Técnico - Universidade deLisboa;
- Mayla Araújo, sócia e co-fundadora da Plantalicious;
- Simão Lima, diretor de qualidade e apoio à gestão na Thunder oods.
A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra –Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível assistir online, por Zoom.
Numa época em que enfrentamos as severas consequências da crise climática, grande é a controvérsia no que toca aos contributos da produção animal para o agravamento desta crise. A biomassa de animais de produção representa 62% do total da biomassa de mamíferos globalmente, sendo parte responsável pela emissão de gases de efeito de estufa. Neste sentido, a redução do consumo de carne e a substituição por consumo de carne de animais criados ao ar livre têm sido medidas encorajadas pela comunidade.
Para além de uma aposta em modos de produção animal mais sustentáveis estão cada vez mais em foco alternativas ao consumo de carne envolvendo várias vertentes, como o uso de proteínas de origem vegetal, a produção/cultivo de proteínas animais em laboratório ea introdução de insetos para consumo humano/animal.
Ao nível do sabor, textura, cultura e - em alguns aspetos - nutrição, os produtos de origem animal poderão ser insubstituíveis. Mas a inclusão de proteínas de origem vegetal ou proteínas animais de cultivo laboratorial ou de proteínas de insetos, poderão ser o futuro alimentar de um mundo mais sustentável onde a população mundial continua aaumentar. Mas serão estas alternativas mais seguras, saudáveis ou economicamente viáveis? Esta é a grande questão que iremos colocar nesta mesa redonda, contando com a participação de um painel de oradores de cada uma destas áreas.