facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Syngenta apresenta Projeto Sensor de Biodiversidade para a Agricultura

syngenta 18Hoje, Dia Internacional da Biodiversidade, a Syngenta anuncia que tem em curso o ‘Projeto Sensor de Biodiversidade’ com a ambição de criar uma rede mundial de monitorização da biodiversidade na agricultura.

Para compreender a biodiversidade e a melhor forma de a proteger, o mundo precisa de mais dados recolhidos no terreno de forma fiável e sistemática.

O ‘Projeto Sensor de Biodiversidade’ desenvolve uma tecnologia pioneira a nível mundial que monitoriza a atividade dos polinizadores e de outros insetos benéficos de forma automática e autónoma, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Trata-se um sistema de deteção de movimento de baixo custo, alimentado a energia solar, que utiliza inteligência artificial e algoritmos de machine learning para identificar e quantificar a maioria das espécies em movimento. O equipamento tem incorporada uma câmara grande angular e sensores que medem temperatura, humidade e intensidade da luz.

O projeto será apresentado no dia 6 de junho, na Nova SBE, em Carcavelos, no âmbito do Congresso InSustentável, depois de no passado mês de março ter sido divulgado numa conferência internacional da Driscoll's, realizada em Troia.

Kiran Joseph, Digital Product Manager no Departamento de Sustentabilidade da Syngenta, explica que “em primeiro lugar, o sensor será usado em culturas que dependem da polinização por insetos para produzir frutos, depois em quintas aderentes ao nosso programa Operation Pollinator, para ajudá-las a medir o impacto das margens multifuncionais, e o  nosso objetivo final é ter o sensor a trabalhar em campo aberto para monitorizar a atividade das abelhas selvagens e solitárias em contexto de alterações climáticas e perceber se a ação humana condiciona o comportamento destes polinizadores”.

A Driscoll’s, uma das maiores empresas produtoras de frutos vermelhos do mundo,

vai testar o Sensor de Biodiversidade da Syngenta nas suas quintas de

produção de framboesas, na Califórnia, a partir do próximo mês de setembro. O objetivo é monitorizar a atividade das abelhas melíferas na polinização da cultura para ajudar a gerir as colmeias de forma mais eficiente.

"Ter um sensor no campo que observa as plantas o tempo todo, que deteta a presença, o tipo e a quantidade de polinizadores que estão no campo permite que a nossa equipa de investigadores realize ensaios de forma ainda mais rigorosa", afirma Peter Navarra, Applied Sustainable Farming Lead na Driscoll's. "Acredito que o Sensor de Biodiversidade pode realmente ser uma tecnologia transformadora para desenvolver uma melhor polinização para as nossas culturas e, no futuro, contribuir para aumentar a presença global da biodiversidade nas nossas quintas".

A visão da Syngenta é trabalhar em conjunto com parceiros, investigadores, ONG e decisores políticos para criar uma rede global de monitorização da biodiversidade e construir lentamente um mapa da biodiversidade, com informação cientificamente validada e acessível a todos.

A Syngenta trabalha com três parceiros chave no Projeto do Sensor de Biodiversidade:  o Instituto Fraunhofer de Biologia Molecular e Ecologia Aplicada (Fraunhofer IME), que validará os métodos científicos utilizados para detetar e classificar os insetos, o Indian Institute of Technology Ropar (IIT Ropar), que desenvolveu o hardware para o sensor, e a Alliance for Biodiversity Knowledge para partilhar conhecimento e aprender.

 

12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Legendas das fotos: `A direita, o protótipo do Sensor de Biodiversidade, apresentado numa conferência internacional da Driscoll's, realizada em Troia, no mês de março de 2023.

À esquerda, Kiran Joseph, Digital Product Manager no Departamento de Sustentabilidade da Syngenta, e Felisbela Torres de Campos, Responsável de Sustentabilidade da Syngenta em Portugal, junto ao protótipo do Sensor de Biodiversidade.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP