facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Site do PEPAC no Continente já está disponível

07-06-2024

O site do PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum) no Continente já está disponível no endereço pepacc.pt. Neste portal pode conhecer as oportunidades de financiamento que o PEPAC no Continente disponibiliza e saber mais sobre os Fundos Europeus Agrícolas no Continente.

Ler mais

2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa

04-06-2024

O ano de 2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa, alcançando o maior número de projetos aprovados (80) e, sobretudo, o maior número de coordenações (9) e o maior montante de financiamento captado (51 milhões de euros), refletindo uma taxa de retorno financeiro superior a 3,5%.

Ler mais

Conselho Europeu dá luz verde a uma revisão específica da PAC

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC). A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o "Regulamento Horizontal") e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC. As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras ...

Ler mais

Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais: sete vencedores dos Países Baixos, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha

10-05-2024

No dia 7 de maio de 2024, realizou-se uma cerimónia de entrega de prémios no Estoril, Portugal, para anunciar os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais. A cerimónia teve lugar durante a conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Festa da Flor está de regresso ao Montijo

festa flor montijoA Câmara Municipal do Montijo, em parceria com a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais e a marca "Flores do Montijo", realiza mais uma edição da Festa da Flor, de 26 a 28 de maio. Com entrada livre, o evento tem uma programação que irá incluir um Mercado de Flores e animação de rua, concertos, workshops florais, dança, animação infantil, artesanato e uma área de tasquinhas.

Programa

Festa da Flor 2023

26 mai. sex.

10H00 | Abertura da Festa da Flor

Mercado de Flores – Praça da República

Mercado de Artesanato – Rua Almirante Cândido dos Reis

Participação das Escolas e JI do Concelho – As crianças foram desafiadas a pintar uma flor e a criar uma mensagem para proteger o planeta.

10H00 – 12h30 | Animação de Rua

Ao visitar a Festa da Flor será surpreendido por duas Flores Gigantes que vão animar as ruas da baixa.

12H00 | Abertura das Tasquinhas

Degustação de Produtos confecionados pelos alunos do Curso de Cozinha e Bar da Escola Profissional do Montijo.

15H00 – 17h30 | Animação de Rua

As Flores Gigantes continuam por cá e não vão deixar ninguém indiferente.

15H30 | Workshop de Decoração Floral

Dinamizado pelo artista Luís Saboia da Florista Verde e Cor

18H00 | Grupo de Cavaquinhos | Sinfonias e Eventos

O grupo de música tradicional portuguesa irá percorrer a área da festa trazendo animação e muita alegria.

21H00 | Animação nas Tasquinhas com Chico Moreno

A música de Chico Moreno traz o ritmo brasileiro ao Montijo, contagiando o público com toda a sua alegria. A Tour 2023 retrata momentos e ritmos especiais através das canções “Dona Maria”, “Piradinha”, “Descer Bem Devagar”, “Dormir na Praça” entre outras.

22H00 | Noite com Dj Balakov

O DJ Montijense Balakov irá proporcionar uma excelente noite de música, recordando os anos 80's e 90's.

Praça da República

27 mai. sáb.

10H00 | Abertura dos Mercados

Praça da República e Rua Almirante Cândido dos Reis

10H00 | Grupo de Percussão Batucando

10H00 – 12H30 – Animação de Rua com Flores Insufláveis

11h00 | Concerto com Orquestra de Iniciação de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Artes do Montijo - CRAM

Palco Coreto – Praça da República

11h30 | Hora do Conto 1, 2, 3 Um Conto de Cada Vez

“A Cerejeira” - Como tudo está bonito, cheio de flores. As árvores já ganharam as suas diversas cores de tão floridas que estão. E a nossa amiga cerejeira, o que se passa com ela?

Interior do Coreto - Praça da República

12H00 | Abertura das Tasquinhas

15H00 – 17H30 – Animação de Rua

Flores Insufláveis

15h00 | Dança - Mad G Wine

As Mad G Wine Crew são um grupo de Dancehall: uma dança Jamaicana, que provém do estilo musical Reggae Music. Rita Caeiro coordena este grupo que conta já com mais de 90 elementos divididos em 5 classes.

Praça da República

16H00 | Showcooking - Tasquinhas

Os alunos do Curso de Cozinha e Bar da Escola Profissional do Montijo irão fazer alguns pratos confecionados com produtos regionais.

17h00 |Desfile de Moda | A Baixa do Montijo ConVida

Num ambiente único rodeado de flores, conheça as melhores tendências de Moda do comércio local da Baixa do Montijo!

Participação: Loja Bambil; Trivial; Lady Malagueta; Boutique Chic; Petite Cherie; Mister Kim; B. Styles

Rua Almirante Cândido dos Reis

Org.: Comissão da Baixa do Montijo ConVida | Apoio: CMM

18H00 | 1.º Encontro de Orquestras Juvenis

A Orquestra Juvenil da Escola de Música da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, teve a sua primeira apresentação em público em 2021. Um projeto do professor Elmano Pereira (Coordenador Pedagógico da Escola de Musica S.F.1.º de Dezembro).

Este ano decidimos realizar o 1.º Encontro de Orquestras Juvenis na cidade do Montijo. O objetivo é mostrar à população o trabalho de formação e o papel das filarmónicas no ensino da música. Para esta primeira edição convidámos a Orquestra de Sopros e Percussão do CFI-Centro de Formação de Instrumentistas da Banda Municipal do Barreiro, com direção do professor Fernando Silva.

A Orquestra Juvenil da Escola de Música da S.F. 1.º de Dezembro terá a direção do professor Elmano Pereira. 

Org: Sociedade Filarmónica 1.º de dezembro

Jardim Municipal Casa Mora

21h30 | Concerto Sangre Ibérico

Praça da República

Misturando a sonoridade portuguesa do fado e a influência castelhana do flamenco, os Sangre Ibérico acrescentam ainda um ingrediente pop às suas músicas conferindo-lhes uma linguagem contemporânea que os distingue. São uma banda composta pela sonoridade singular da guitarra flamenca de Paulo Maia Matilde, acompanhado pela emocionante voz de Lúcia Mourinho, uma identidade única e bem identificada no mercado musical.


Mais informações em AQUI 

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
8
15
16
17
20
24
25
26
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP