• figoindia
  • algarvias
  • porco
  • abobora
  • abelhas
  • mirtilo
  • pineiro
  • castanha
  • montado
  • cabras

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Estudantes mostram investigação realizada na Estação Experimental António Teixeira com apoio técnico do InovMilho

Dia de Campo InovMilho2023 2O Dia de Campo InovMilho – Centro de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, realizado dia 7 de julho na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, reuniu cerca de 250 pessoas que assistiram ao resultado de um ano de trabalho de 11 alunos de várias instituições de ensino agrário em Portugal.

Mostrando mais uma vez a sua assinável capacidade mobilizadora e de inovação, o Dia de Campo deste ano permitiu dar a conhecer o resultado de um protocolo assinado no ano passado. Assim, os alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento mostraram os vários trabalhos que têm desenvolvido na Estação Experimental António Teixeira, contribuindo para um maior conhecimento que será, no futuro, muito útil e relevante para o sucesso dos produtores de milho.

Os alunos foram acompanhados ao longo do ano de trabalho pelos seus professores e tiveram o apoio técnico do InovMilho.

O presidente da ANPROMIS – Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, Jorge Neves, salientou: “No ano passado estabelecemos protocolos com 15 instituições de ensino e o resultado desse protocolo está visível este ano nos trabalhos desenvolvidos no InovMilho. Tivemos 11 estudantes que fizeram a sua investigação no âmbito desta iniciativa que cumpre uma das grandes funções do InovMilho que é fazer a ligação entre a academia e os produtores”.

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Álvaro Mendonça e Moura, marcou presença neste Dia de Campo e aproveitou para salientar o “exemplo” que o InovMilho é para o país por fazer esta “ligação da investigação, transmitindo conhecimento para os agricultores”. O mesmo responsável concluiu que “é interessante ver o número de instituições de ensino superior que aqui estão representadas”.

A ANPROMIS acredita que comunicar em rede é um dos segredos da agricultura portuguesa e por isso neste Dia de Campo convidou Custódia Correia, coordenadora da Rede Rural Nacional para dar a conhecer o Akis – Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola.

“Este sistema reúne todos os agentes ligados ao setor agrícola que trabalham para modernizar a agricultura e para alcançarmos este objetivo precisamos da partilha de conhecimento”, salientou Custódia Correia.

O Dia de Campo, no qual estavam inscritos cerca de 60 estudantes, foi também palco para a apresentação do AgriJovem 2023, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal. As inscrições para participar nesta jornada estão abertas até 31 de julho e pode fazê-las aqui: https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/agri-jovem-2023

O AgriJovem vai ter lugar dia 13 de outubro no Instituto Superior de Agronomia, e tem como objetivo “capacitar os jovens estudantes para enfrentar os desafios deste setor”, explicou Joana Cruz-Schilling, da Comissão Europeia em Portugal.

Por último, a visita aos ensaios de campo permitiu que as diversas empresas convidadas dessem a conhecer as tecnologias que estão hoje ao dispor dos produtores de milho e que contribuem para os ajudar a ultrapassar os desafios do setor, nomeadamente face aos impactos das alterações climáticas. A academia também esteve presente e revelou os estudos que estão a desenvolver no sentido de tornar a cultura mais sustentável do ponto de vista ambiental sem perder competitividade.

PEPAC nacional peq

 

port agri160

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

  

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP