• abobora
  • cabras
  • algarvias
  • porco
  • castanha
  • abelhas
  • figoindia
  • mirtilo
  • montado
  • pineiro

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Comissária Europeia Elisa Ferreira inaugura Espaço Empresarial Terra da Castanha no dia 4 de agosto

CUEA Comissária Europeia Elisa Ferreira inaugura, no dia 4 de agosto, o Espaço Empresarial de Sernancelhe, situado na Vila de Sernancelhe, e que conta já com uma dezena de empresas que operam em áreas como a engenharia metalomecânica, a rotulagem de alta precisão, a saúde, a construção civil, a charcutaria, a eletricidade e eletrónica, eletrodomésticos e aquecimento central.

A Comissária Europeia será recebida nos Paços do Concelho com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários e interpretação dos hinos da Europa e de Portugal pela Banda Musical 81 de Ferreirim. Logo depois deslocar-se-á para o Espaço Empresarial onde procederá à inauguração oficial na presença de empresários, autarcas e de diversas entidades locais e regionais.

O investimento total para criar as infraestruturas no Parque Empresarial foi de 2.916.634,64 Euros, tendo sido comparticipado em 66,76% (1.947.171,09 Euros) pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte, Aviso Acolhimento Empresarial. O esforço Municipal foi de aproximadamente um milhão de euros, repartido por quatro fases, mas os dados da Comissão de Coordenação Regional do Norte confirmam a aposta, ao reconhecem Sernancelhe como exemplo no aumento das exportações, cotado entre os três mais exportadores da região, e um volume de negócios que ultrapassou os 67 milhões de euros, resultantes do comércio e da indústria transformadora.

Este espaço empresarial, com mais de 47 mil metros quadrados de área total, contemplou a construção de 30 lotes e definiu como objetivo gerar 200 postos de trabalho diretos. Número que nesta fase peca já por defeito, pois só duas das empresas ali instaladas têm visto a sua atividade crescer de forma exponencial, empregando mais de 50 pessoas cada.

Situado junto à Estada Nacional 229, que liga Viseu a São João da Pesqueira, o Espaço Empresarial Terra da Castanha situa-se a poucos metros da Vila de Sernancelhe e foi construído em quatro fases, estando a ser instalados os pavilhões da última fase. Mas, como se previa, a procura por espaços tem sido muita, estando já em laboração dez empresas e vários pavilhões em construção.

Como acréscimo, o Espaço Empresarial de Sernancelhe está posicionado a menos de 50 minutos dos eixos rodoviários Autoestrada A24, Autoestrada A25 e Itinerário Principal IP2. Sernancelhe fica a cerca de 90 quilómetros da fronteira de Vilar Formoso. O aeroporto Francisco Sá Carneiro fica a uma distância de 177 km, o porto de Aveiro a 142 km e Leixões a 177. Relativamente aos terminais ferroviários, destaque para a proximidade à Estação de Vila Franca das Naves (Trancoso) – 43 km, a Estação de Celorico Gare (Celorico da Beira) à mesma distância, o Terminal Ferroviário de Mangualde, a 56 km e a Estação da Régua, a 58 km.

Por conseguinte, o Município disponibiliza ainda benefícios à instalação de empresas ao nível do IMT e IMI, cuja percentagem é calculada em função do interesse e impacto da atividade para a economia concelhia.

Ano após ano, Sernancelhe tem sido apontado ainda como referência no setor empresarial e, no ano 2020, voltou a figurar no ranking das maiores empresas do distrito, com 11 indústrias cuja atividade gera retorno para toda a economia local e contribui muito positivamente para a balança nacional.

A par disto, o Concelho assume na sua ação diária conceitos como Inovação e Internacionalização, decorrente do facto de as suas empresas terem encetado um percurso de abertura ao exterior, de comunicação e de progresso. Os efeitos desta estratégia notam-se também no campo da demografia e da qualidade de vida da população. Os Censos de 2021 confirmaram Sernancelhe como um dos poucos concelhos do Interior do País que viu a sua população aumentar, resultado que se deve ao aumento do número de empresas e à maior oferta de possibilidades de trabalho, exercendo o fenómeno de fixação e de atração de pessoas.

PEPAC nacional peq

 

port agri160

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

  

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP