facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Conselho Europeu dá luz verde a uma revisão específica da PAC

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC). A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o "Regulamento Horizontal") e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC. As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras ...

Ler mais

Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais: sete vencedores dos Países Baixos, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha

10-05-2024

No dia 7 de maio de 2024, realizou-se uma cerimónia de entrega de prémios no Estoril, Portugal, para anunciar os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais. A cerimónia teve lugar durante a conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Vai estrear a terceira temporada da série de televisão "E depois de amanhã?"

greenlightplusA terceira temporada de “E depois de amanhã?" volta a sentar à mesa convidados de diferentes regiões do país para falar sobre agricultura, provar alguma da rica gastronomia nacional e visitar projetos inspiradores. O primeiro episódio vai para o ar já́ no próximo dia 27 de julho, no Canal180, numa parceria com a S.P.O.T. e a iniciativa GreenlightPlus, promovida pela INOVA+.

Na nova temporada as interrogações e as conversas acontecem à mesa e fora dela. Da agricultura à gastronomia, das alterações climáticas à preservação da cultura e da identidade, “E depois de amanhã?” aborda também os assuntos mais quentes relativos à sustentabilidade do planeta, à forma como produzimos os nossos alimentos e o futuro das próximas gerações.

Moderados por Catarina Santos, do atelier Treebud, os novos episódios sentam à mesa agricultores, jornalistas, produtores, videógrafos, biólogos, floristas, políticos, ceramistas e chefs que trazem as suas perspetivas frescas, nem sempre concordantes mas invariavelmente complementares.

Segundo Catarina Santos, “É fundamental escutar quem se dedica à produção agrícola ou à sua valorização. Que estas viagens sejam mais um contributo para entender a extraordinária beleza, riqueza e diversidade do nosso território, agricultura e património (natural e imaterial) assim como o seu enorme potencial.

Dividida em três episódios (Centro e Sul) a nova temporada vai para o ar nos próximos dias 27, 28 e 29 de julho, pelas 22:30h no Canal 180. Posteriormente, os episódios ficarão disponíveis em www.canal180.pt para ver sem pressa.

Se no Centro são abordadas as temáticas da inovação e da tradição, associadas à agricultura e sustentabilidade, no Norte discute se a luta contra as alterações climáticas, a preservação da biodiversidade e a criação de zonas rurais dinâmicas. Já no Sul o foco é a produção agrícola de cariz familiar, as preocupações e ambições das novas gerações de agricultores.

Para João Vasconcelos, fundador do Canal180 “Voltámos a unir esforços com a S.P.O.T. para criarmos não apenas um programa de televisão mas, de alguma forma, uma nova experiência e consciência sobre a realidade da agricultura em Portugal “.

“Nestes novos episódios a ambição cresceu. Os temas são de enorme relevância e, também por isso, quisemos fazer do programa um espaço de comunicação distinto e especial, com mais dinâmica e riqueza de conte ú dos, que promova a diversidade de projetos e pessoas que fazem a diferença.” Afirma Joana Lima, cofundadora da S.P.O.T.

Já Sara Brandão, Chefe da Unidade de Pol í ticas Internacionais na INOVA+, destaca o resultado alcançado com esta parceria: “Um conjunto rico de narrativas e histórias encadeadas que permitem informar num formato dinâmico e apelativo, contribuindo para o objetivo basilar do projeto GreenlightPlus: promover o diálogo e a partilha em torno de temas centrais da política mais antiga da União Europeia.

A Política Agrícola Comum é a base da conversa e o país é percorrido para debater esta temática, através de projetos transformadores e paradigmáticos e pessoas verdadeiramente inspiradoras.

Mais informação sobre a 3ª temporada “E depois de amanhã?”:

O programa foi produzido no âmbito do projeto GreenlightPlus, financiado pela União Europeia.

  • O episódio do Norte ocorreu em Trás-os Montes, no Museu do Côa, onde o almoço foi do Chef César Correia (Chef do Restaurante do Museu), a visita ao Museu do Côa ficou a cargo de Aida Carvalho os arranjos florais da Flórida Studio, as peças cerâmicas vieram de dois ateliers distintos, o Barro Alto (Chaves) e Bacelar Pereira (Vila Real), e a fotografia é da Raio Verde. Neste dia os convidados foram Marta Mendes (Symington), Bruno Cordeiro (GAL - Douro Superior) e Pedro Prata (Rewilding Portugal).
  • O episódio do Centro passou-se na região beirã, em Alcongosta, na Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias. À mesa sentaram-se Nuno Canada (INIAV), João Reis Mendes (APARROZ) e Ricardo Estrela (Ovibeira). O almoço ficou a cargo do Chef Rui Cerveira (Casa da Esquila), as cerâmicas vieram da Casa do Barro, no Telhado, as flores são da Rima By hand e a fotografia ficou a cargo do Canal 180.
  • O episódio do Sul decorreu na Salmarim, em Castro Marim, e contou com a presença de Diana Tereso (Frutas Tereso), Artur Gregório (Federação Minha Terra) e António Rosa (Alcagoita Bio). O almoço ficou nas mãos do Chef João Marreiros (restaurante Loki, Portimão), as cerâmicas são da Madalena Telo (Monchique) e as flores da Liliana Mendes, a fotografia é da Raio Verde.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
10
11
25
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP