facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

ATAHCA promove seminário "Estratégias Territoriais para uma Alimentar Sustentável"

seminario atahca estrategias territoriaisA Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), promove a iniciativa "Estratégias Territoriais para uma Alimentar Sustentável", no próximo dia 27 de fevereiro, no Mosteiro de Tibães em Braga. Este evento é uma iniciativa que se insere no projeto “Cávado com Sabor... Com Sabor”, integrado no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), tem como entidade promotora a ATAHCA e, entidades parceiras, a CIM CÁVADO (Comunidade Intermunicipal do Cávado), o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e a DRAPN (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte).

O seminário debruçar-se-á na temática da alimentação saudável e sustentável, sendo momento para a partilha de boas práticas de estratégias territoriais de promoção da alimentação equilibrada e sustentável e de alimentar escolar saudável, troca de experiências relacionadas com a importância da transição para sistemas alimentares territoriais sustentáveis e para dinamizar o trabalho em rede, colaborativo e em parceria entre os diversos atores que intervêm nos sistemas alimentares territoriais.

As vagas para a inscrição no seminário são limitadas, estando sujeitas a inscrição prévia,  gratuita e obrigatória até ao dia 23/02/2024, realizadas através do seguinte formulário de inscrição online.

PROGRAMA

Data: 27 de fevereiro de 2024

Local: Mosteiro de Tibães

9,30h – Abertura

Rafael Amorim – Secretário Executivo Intermunicipal da CIM CÁVADO

José Mota Alves - Presidente da Direcção da ATAHCA

10,00h

PAINEL I – Políticas, estratégias e cadeias curtas agroalimentares

Moderador: Francisco Sarmento

 “Arouca Agrícola: produzir local; consumir local” – Daniela Rocha (AGA-Associação Geoparque Arouca)

“A importância de uma Estratégia Alimentar Territorial”– Rede Alimentar de Mértola (a confirmar)

SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar – Liliana Vinagre (Município de Montemor-o-Novo)

“PROVE – 20 anos de proximidade entre produtores e consumidores”  - Paulo Pereira (ATAHCA)

“Rumo a um programa regional de alimentação, saúde e nutrição escolar” – Teresa Martinho (AMAL – Associação de Municípios do Algarve)

12,30h - Alimentação Equilibrada e Sustentável - Showcooking Projecto “Cávado…com sabor” (ATAHCA) 

14,00h

PAINEL II – Alimentação escolar sustentável

Moderador(a): A designar

“Critérios Ecológicos aplicáveis em contratos para fornecimento de refeições confecionadas e produtos alimentares” – Daniela Sequeira

“Acordo-Quadro para Fornecimento de Refeições Escolares” – Cecília Fernandes (CIM CÁVADO)

“Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar” – Inês Morais (Município de Torres Vedras)

“ReEducar e EcoAlimentar para uma Geração S” – Zélia Fernandes (Município de Esposende)

“Produtos Locais nos refeitórios escolares” – Emília Cerdeira (Município de Arcos de Valdevez)

No seguimento do showcooking programado haverá um momento de degustação, cuja participação solicitamos confirmação no respetivo formulário de inscrição.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP