Em destaque
Bolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes
09-06-2025

No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.
Ler maisGoverno nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo
10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
Ler maisPublicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC
03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisPRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas
29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.
Ler maisPLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS
20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.
Ler maisPlano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura
18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:
Ler maisATAHCA promove seminário "Estratégias Territoriais para uma Alimentar Sustentável"
A Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), promove a iniciativa "Estratégias Territoriais para uma Alimentar Sustentável", no próximo dia 27 de fevereiro, no Mosteiro de Tibães em Braga. Este evento é uma iniciativa que se insere no projeto “Cávado com Sabor... Com Sabor”, integrado no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), tem como entidade promotora a ATAHCA e, entidades parceiras, a CIM CÁVADO (Comunidade Intermunicipal do Cávado), o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e a DRAPN (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte).
O seminário debruçar-se-á na temática da alimentação saudável e sustentável, sendo momento para a partilha de boas práticas de estratégias territoriais de promoção da alimentação equilibrada e sustentável e de alimentar escolar saudável, troca de experiências relacionadas com a importância da transição para sistemas alimentares territoriais sustentáveis e para dinamizar o trabalho em rede, colaborativo e em parceria entre os diversos atores que intervêm nos sistemas alimentares territoriais.
As vagas para a inscrição no seminário são limitadas, estando sujeitas a inscrição prévia, gratuita e obrigatória até ao dia 23/02/2024, realizadas através do seguinte formulário de inscrição online.
PROGRAMA
Data: 27 de fevereiro de 2024
Local: Mosteiro de Tibães
9,30h – Abertura
Rafael Amorim – Secretário Executivo Intermunicipal da CIM CÁVADO
José Mota Alves - Presidente da Direcção da ATAHCA
10,00h
PAINEL I – Políticas, estratégias e cadeias curtas agroalimentares
Moderador: Francisco Sarmento
“Arouca Agrícola: produzir local; consumir local” – Daniela Rocha (AGA-Associação Geoparque Arouca)
“A importância de uma Estratégia Alimentar Territorial”– Rede Alimentar de Mértola (a confirmar)
SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar – Liliana Vinagre (Município de Montemor-o-Novo)
“PROVE – 20 anos de proximidade entre produtores e consumidores” - Paulo Pereira (ATAHCA)
“Rumo a um programa regional de alimentação, saúde e nutrição escolar” – Teresa Martinho (AMAL – Associação de Municípios do Algarve)
12,30h - Alimentação Equilibrada e Sustentável - Showcooking Projecto “Cávado…com sabor” (ATAHCA)
14,00h
PAINEL II – Alimentação escolar sustentável
Moderador(a): A designar
“Critérios Ecológicos aplicáveis em contratos para fornecimento de refeições confecionadas e produtos alimentares” – Daniela Sequeira
“Acordo-Quadro para Fornecimento de Refeições Escolares” – Cecília Fernandes (CIM CÁVADO)
“Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar” – Inês Morais (Município de Torres Vedras)
“ReEducar e EcoAlimentar para uma Geração S” – Zélia Fernandes (Município de Esposende)
“Produtos Locais nos refeitórios escolares” – Emília Cerdeira (Município de Arcos de Valdevez)
No seguimento do showcooking programado haverá um momento de degustação, cuja participação solicitamos confirmação no respetivo formulário de inscrição.