Em destaque
Bolsa de Iniciativas para futuros GO: prorrogação de data
16-06-2025

O prazo para apresentação de propostas na Bolsa de iniciativas foi prorrogado. A Bolsa irá agora encerrar no dia 8 de julho de 2025 - às 22h00. Alerta-se ainda para o seguinte: No âmbito da adesão à Rede Nacional PAC, o email identificado para um membro não pode ser utilizado por outro membro. [as validações da plataforma são efetuadas pelo NIF e pelo email - não aceita repetições].
Ler maisBolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes
09-06-2025

No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.
Ler maisGoverno nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo
10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
Ler maisPublicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC
03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisPRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas
29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.
Ler maisPLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS
20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.
Ler maisNeiva Fórum Fest 2024: Um convite para o envolvimento comunitário e para a sustentabilidade
O Neiva Fórum Fest 2024 irá decorrer entre os dias 6 e 28 de abril, na foz do rio Neiva. Este evento promete reunir a comunidade em torno de questões ambientais, sociais e culturais, numa iniciativa apoiada pelo programa New European Bauhaus.
Organizado pela Rio Neiva - ONG Ambiente, em colaboração com os Municípios de Esposende e Viana do Castelo, o Neiva Fórum Fest 2024 surge como uma plataforma para ação e reflexão sobre os desafios que enfrentam a área semi-rural da foz do Rio Neiva. Este espaço multidisciplinar visa debater soluções inovadoras e sustentáveis, envolvendo ativamente a comunidade e diversos intervenientes locais.
O programa do evento é diversificado e abrange uma vasta gama de atividades, desde encontros e conversas até oficinas e atividades desportivas. Destacam-se alguns eventos:
- 'Guardiãs da Natureza': Uma conversa livre promovida pela Associação Business as Nature, agendada para o dia 6 de abril, às 15h.
- 'Desporto na Foz do Neiva': Atividades desportivas de natureza, organizadas pela Associação Rio Neiva, no dia 14 de abril, às 9h.
- 'Brincar na Natureza': Uma oficina de construção com o artista visual Artiom Bran, marcada para o dia 20 de abril, às 10h.
- 'Rural Hub para Empreendedores': Uma oficina promovida pela DINAMO10 - Creative Hub, no dia 23 de abril, às 17h30.
- 'Mapas, Sítios, e Atalhos da Foz do Neiva': Uma caminhada e performance organizada pelo NICE - Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende, no dia 27 de abril, às 15h.
- 'Construção de Imaginários Expandidos': Uma oficina de construção liderada pelo Coletivo FEBRE, no dia 28 de abril, às 10h.
- Convidam-se todas as organizações, dos diversos setores e áreas de atuação, a participar ativamente no Neiva Fórum Fest 2024.
Para consultar o programa completo do evento e obter informações sobre inscrições, aceda aqui.
O Neiva Fórum Fest 2024 é um evento satélite do New European Bauhaus Festival 24, apoiado pelo EIT Community / New European Bauhaus, e é organizado pela Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, Município de Esposende e Município de Viana do Castelo, em colaboração com parceiros locais e regionais.