facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

IV Simpósio Nacional de Herbologia e o XIX Congreso de la Sociedad Española de Malherbologia (SEMh) no IPBeja

SEMHUm consórcio formado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Sociedade Portuguesa de Ciências Agrárias (SCAP) e a Sociedad Española de Malherbologia (SEMh), organiza de 17 a 19 de abril no Instituto Politécnico de Beja, o IV Simpósio Nacional de Herbologia e o XIX Congreso de la Sociedad Española de Malherbologia (SEMh).

O tema do Congresso - “Renaturalização da Agricultura” - tem como pano de fundo os objetivos da União Europeia para a agricultura até 2050, com um grande enfoque na agroecologia de modo que, integrados na paisagem, os sistemas agrícolas sejam mais sustentáveis e resilientes. O sector agrícola e alimentar europeu enfrentam atualmente, desafios multifacetados e complexos. A diminuição da biodiversidade, as alterações climáticas e a pressão sobre os rendimentos dos agricultores, são disso exemplo. A transição para uma forma de agricultura que possa enfrentar estes desafios que a torne mais resiliente, requer que os sistemas agrários incluam “mais natureza”, sejam regenerativos e simultaneamente economicamente sustentáveis. Assiste-se por toda a Europa, e a Península Ibérica não é exceção, à introdução em áreas agrícolas convencionais de práticas agrícolas e estratégias de renaturalização, como são os enrelvamentos e as infraestruturas ecológicas, que visam, entre outros aspetos, o aumento da biodiversidade, promovendo assim a “Renaturalização da Agricultura”. Este processo será gradual, não será aplicado em todas as áreas e vai coexistir com todos os outros modelos de agricultura. Trata-se de um processo de transição que coloca inúmeros desafios à comunidade técnica e científica, nomeadamente, na gestão dos diferentes meios de controlo, na agricultura de precisão, no aumento e recuperação da biodiversidade global, no controlo das invasoras e infestantes, num contexto de alterações climáticas.

No Simpósio/Congresso apresentam-se, em quatro Sessões temáticas, cerca de 70 comunicações técnico-científicas, onde são apresentados estudos sobre os temas acima enunciados, bem como outros, graças ao trabalho desenvolvido por um alargado número de

equipas de investigadores e técnicos, sobretudo espanhóis, portugueses e italianos. Este evento científico promove também a participação de jovens investigadores, estudantes em formação avançada e associações de agricultores, permitindo conhecer os problemas atuais e os avanços na sua resolução ou mitigação.

No dia 17 de abril tem lugar a primeira e sessão temática que é dedicada “às Estratégias eco-innovadoras e Serviços Ecosistémicos”, tendo como orador convidado o Professor Catedrático Paolo Barbéri, da Universidade de Pisa; a Segunda sessão é dedicada à Gestão de infestantes em Agricultura de Precisão, sendo orador convidado o Investigador no Conselho Superior de Investigação Científica de Madrid, José Manuel Peña; no dia 18 tem lugar a Terceira sessão temática, dedicada “ ao control químico e à resistência aos herbicidas”, tendo como orador convidado o Prof. Catedrático António Marques Mexia, da Universiade de Lisboa. A quarta e última sessão tem lugar no dia 19 tem como tema principal a Biología e Agroecología de infestantes. O orador convidado, José Luis Andujar, é Investigador principal no Instituto de Agricultura Sostenible de Códoba, Professor convidado na Universidade de Buenos Aires e membro Honorário da “Weed Science Society of America”

Nas quatro sessões serão apresentados trabalhos de investigação em tópicos de grande relevância e temas emergentes na área da Herbologia (Ciência que estuda a gestão das infestantes), numa grande diversidade de culturas agrícolas (arvenses, vinha, arroz, olival) e em sistemas agroflorestais.

O programa e o formulário para inscrição no Simpósio/Congresso podem ser consultados aqui

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP