Em destaque
Bolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes
09-06-2025

No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.
Ler maisGoverno nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo
10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
Ler maisPublicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC
03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisPRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas
29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.
Ler maisPLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS
20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.
Ler maisPlano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura
18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:
Ler maisIPBeja abre portas a mais de 900 visitantes nos seus DIAS ABERTOS’25
No âmbito da Estratégia de Comunicação para o ano letivo 2025/26, o IPBeja promove nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro o “DIA ABERTO ‘25”, com a presença estudantes do Ensino Secundário e Profissional, acompanhados de professores, com origem em escolas do Ensino Secundário com cursos científico-humanísticos e profissionais ou escolas do Ensino Profissional, dos distritos de Beja, Évora, Faro e Setúbal.
Num trabalho de articulação entre o IPBeja, os Serviços de Psicologia de Orientação (SPO), professores e Direções das Escolas do Ensino Secundário e as coordenações dos cursos do Instituto, foi possível organizar atividades associadas ao perfil formativo de cada CTESP ou Licenciatura de forma a contribuir para a orientação escolar dos estudantes que estão a frequentar cursos científico-humanísticos ou profissionais.
Durante os três dias, os estudantes acompanhados dos professores, terão oportunidade de vivenciar o campus do IPBeja e o centro Experimental da ESA, desenvolvendo atividades experimentais nos diferentes laboratórios, nos estúdios e outros espaços dedicados ao ensino ou assistindo e sessões de esclarecimento nos auditórios, nomeadamente sobre os apoios sociais, oportunidades de mobilidade Erasmus e outros apoios que o Instituto oferece como a biblioteca ou o refeitório, onde irão almoçar.
O Instituto congratula-se pelo número de estudantes e professores que irão participar no “DIA ABERTO’25” e pela amplitude geográfica e número de Escolas representadas, a saber:
- Escola Profissional ALSUD – Mértola
- Escola Profissional Fialho de Almeida – Vidigueira
- Escola Profissional de Odemira – Odemira
- Escola Profissional Bento de Jesus Caraça – Beja
- Escola Secundária Diogo de Gouveia – Beja
- Agrupamento de Escolas de Redondo – Redondo
- Escola Básica e Secundária de Mértola – Mértola
- Agrupamento de Escolas de Serpa - Serpa
- Escola Profissional de Alvito – Alvito
- Agrupamento de Escolas de Moura - Moura
- Escola Profissional de Moura - Moura
- Escola Tecnológica do Litoral Alentejano – Sines
- Taipa – Organização Cooperativa p/ Desenvolvimento Integrado Conselho Odemira - Odemira
- Agrupamento de Escolas de Almodôvar – Almodôvar
- Agrupamento de Escolas de Castro Verde – Castro Verde
- Escola Secundária André de Gouveia - Évora
- Escola D. Manuel I – Beja
- Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas – S. Brás Alportel - Faro
O IPBeja agradeço o esforço de todos os envolvidos e o grande empenho da comunidade académica na organização das atividades que irão ajudar os jovens estudantes a fazer as suas opções de acesso ao ensino superior, e nelas considerar o IPBeja.
Estes serão dias em que o IPBeja se transforma num universo de descobertas, partilha de conhecimento e saber!
Para mais informações: Gicom – Gabinete de Imagem e Comunicação, IPBeja | 284 315 015 (ext. 02025) | 926 611 944 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Nota de Imprensa do IP Beja