facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Bolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes

09-06-2025

No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.

Ler mais

Governo nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo

10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.

Ler mais

Publicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC

03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.

Ler mais

Bolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação

03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

PRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas

29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.  

Ler mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.

Ler mais

Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:

Ler mais

A capacitação e o turismo associados às artes e aos ofícios serão debatidos na 3ª Conferência AO.RI

Cartaz III Conferência squareA aldeia do Pego, em Abrantes, vai receber a 3ª conferência AO.RI, a 19 de março. Projetos da SPIRA, da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, “Casas e Lugares do Sentir”, “Rota da Cerâmica do Oeste” serão apresentados neste momento de reflexão e partilha, que irá contar com o exemplo internacional de valorização do artesanato na Estónia e o testemunho da apresentadora de “Aqui há Mão”, Fátima Lopes.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, juntamente com os Municípios de Abrantes, de Constância e de Sardoal, preparou a terceira edição desta conferência anual, subordinada a temas como a capacitação e o turismo associados às artes e aos ofícios, para inspirar os transmissores deste legado artístico e cultural do território. Com a designação “Trilhos das Artes & Ofícios”, este evento assinala o Dia Mundial do Artesão, na sede do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego e será dividido em três sessões.

Além das entidades de prestígio do setor, como a Direção-Geral das Artes e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património, na abertura, a iniciativa contará, na sessão “Mãos à Arte!”, com a intervenção da Spira – Revitalização Patrimonial, que trabalha o património cultural enquanto bem coletivo, tendo estado na génese da Rota do Fresco no Alentejo, sendo responsável por bienais dedicadas ao património e às artes, e com projetos de imersão de artesanato. Outro dos momentos deste painel será composto pela FolkArt - União de Arte Popular e Artesanato da Estónia, que, em videoconferência, mostrará de que forma este país do Norte da Europa valoriza o artesanato. Já a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, através da sua Escola de Artes e Ofícios, apresentará a sua oferta formativa certificada, as suas oficinas e o Mercado de Ofícios no Bairro Alto.

Na sessão “Caminhos das Artes”, a TAGUS dará a conhecer à plateia o desenvolvimento que tem programado da rota turística das Artes e Ofícios do Ribatejo Interior. Já o Município do Fundão apresentará o seu vasto e interessante projeto “Casas e Lugares do Sentir”, com o qual venceu o Prémio Nacional de Artesanato 2023, na categoria Promoção para Entidades Públicas. A representar a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica estará o Município das Caldas da Rainha, para se debruçar sobre a Rota da Cerâmica do Oeste.

A última sessão, “Voz da Tradição”, trará ao Pego Fátima Lopes, um dos nomes mais conhecidos pelos portugueses. A comunicadora e escritora partilhará o seu testemunho como apresentadora do programa “Aqui Há Mão”, do canal Casa e Cozinha. Numa aldeia de Abrantes com fortes características identitárias na comunidade, numa quarta-feira, dia tradicionalmente associado aos petiscos e à matança do porco, não poderiam faltar dois projetos dedicados às tradições pegachas, como o livro “O que é o comer? Sabores e Saberes da Cozinha Pegacha”, da Confraria do Bucho e Tripa, apoiado pela TAGUS, através do PDR2020, cofinanciado pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020, e o documentário “Tradições d’um Povo”, produzido através do projeto Caminhos Literários.

A participação neste seminário é gratuita, e aberta ao público em geral, mas com especial enfoque nos artesãos. Os interessados já podem inscrever-se através do sítio na Internet da TAGUS-RI.

A conferência “Trilhos das Artes & Ofícios” é a primeira das atividades, para este ano, do projeto AO.RI, que tem o objetivo de promover e valorizar as artes e ofícios tradicionais do Ribatejo Interior, que representam as vivências, os saber-fazer ancestrais, a identidade e a cultura de Abrantes, Constância e Sardoal, que se pretende que faça parte da oferta dos produtos turísticos. Esta iniciativa vem na continuidade dos trabalhos deste projeto desenvolvido pela TAGUS, com o apoio do Centro2020, do Portugal2020 e apoiado pelo FEDER, e que foi finalista do Prémio Nacional de Artesanato 2023, na categoria Entidades Privadas.

Consulte o programa aqui

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
5
7
8
10
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia
 

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP