pten
  • 7
  • 5
  • 3
  • 12
  • 14
  • 12
  • 6
  • 1
  • 8
  • 11
  • 2
  • 9
  • 13
  • 10
  • 14
  • 4
  • 13
  • 11
  • 15

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

PRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas

08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.

Ler mais

Disponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”

03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.

Ler mais

Depois dos fogos há que prevenir a erosão

20171021 155152As áreas ardidas nos fogos do último verão e outono, muitas situadas em encostas com declives acentuados, estão agora sujeitos a erosão se a chuva do próximo inverno cair forte.

Surgem fortes preocupações por parte dos produtores florestais, de dirigentes associativos e de autarcas.

Na edição do jornal Público de 24 de Outubro é publicado texto com recomendações de alguns especialistas.

 “O simples processo de retirar os troncos queimados pode destruir mais que os incêndios”, alerta Francisco Moreira, e especialista em recuperação de áreas ardidas. O que é fundamental, por agora, é retirar as árvores que podem provocar acidentes, vender as que ainda têm valor económico e deixar estar as restantes. Com alguns troncos vão-se fazendo sucessivas barreiras pelas encostas abaixo para evitar a perda de solo e criar mini-habitats. Depois é esperar, explica o investigador do Instituto Superior de Agronomia e do CIBIO do Porto.

O eucalipto irá recuperar e os pinheiros, se estiverem em idade adulta, terão armazenado sementes que depois germinarão. As nativas estão também habituadas ao fogo – que sempre fez parte dos ecossistemas mediterrânicos. “Do ponto de vista ecológico, isto não é uma catástrofe, as plantas estão adaptadas ao fogo e a maioria vai regenerar. E o problema pode ser esse: após 2003 e 2005 houve um excesso de regeneração, criou-se um matagal contínuo".

"O que importa é saber o que queremos e fazer uma regeneração natural assistida, controlando umas espécies e potenciando outras”, acrescenta Moreira. Mas a informação para isto ser feito só chega na Primavera. “No sub-bosque dos pinhais e dos eucaliptais estão árvores nativas que só descobriremos quando voltarem a rebentar. Por isso é má ideia ir tudo raso. Fizemos essa experiência em Mafra no pós-fogo: comparámos o sucesso de uma reflorestação com carvalhos de viveiro com aqueles que já lá estavam. Estes últimos sobreviveram mais e cresceram três vezes mais depressa que os de viveiro”, acrescentou o investigador.

Aguarde-se então mas há um perigo imenso à espreita: as espécies exóticas, isto é, as acácias (mimosas) e as haqueas. Adoram fogo, competem com as espécies nativas, ganham sempre e são difíceis de erradicar. “É usar o fogo controlado quando começam a germinar”, sugere Francisco Moreira. Servi-las como repasto a cabras pode ser outra resposta.

Como forma de contribuir para este debate a RRN publica no seu site documento técnico-científico sobre a gestão pós-fogo (solos e extração de madeira queimada) publicado pela então DGRF – Direcção-Geral dos Recursos Florestais com textos de António Diniz Ferreira (ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra, Centro PHOENIX); Joaquim Sande Silva (ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra, CEABN); Maria João Maia (CEABN – Centro de Ecologia Aplicada “Baeta Neves”); Filipe Catry (CEABN – Centro de Ecologia Aplicada “Baeta Neves”)e de Francisco Moreira (CEABN – Centro de Ecologia Aplicada “Baeta Neves”).

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP