facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Open Call do projeto H2020 FAIRshare apoia a Digitalização da Agricultura na UE

FAIRshare LogoO Projeto H2020 "FAIRshare - Farm Advisory Digital Innovation Tools Realised and Shared", em que a CONSULAI (empresa nacional de Consultadoria Agro-Industrial) é parceira ativa, irá financiar propostas de apoio à Digitalização da Agricultura em toda a Europa.

O projeto FAIRshare que teve o seu início em Novembro de 2018, conta com 22 instituições Europeias, desde serviços de aconselhamento agrícola a instituições de investigação. Este projeto H2020, financiado pela Comissão Europeia, que é coordenado pelo Teagasc (na Irlanda), visa construir uma comunidade de consultoria e aconselhamento agrícola mais ativa digitalmente, concentrando-se em colmatar a fratura digital evidente entre os serviços de consultoria e aconselhamento, e os agricultores. O projeto centra-se nas Ferramentas e Serviços de Consultoria Digital (ou DATS em inglês) existentes, que incluem: ferramentas de comunicação, software agrícola, ferramentas de benchmarking, aplicações web, materiais e apoios digitais de educação e formação, entre outros, cujo inventário pode ser consultado em https://fairshare-pnf.eu/.

O projeto oferece agora a oportunidade de desenvolver uma série de Casos de Estudo (CE) para ajudar e apoiar a implementação de DATS em toda a Europa. Os CEs visam apresentar um desafio enfrentado por um grupo de consultores e técnicos de aconselhamento agrícolas através da implementação de DATS. As aprendizagens dos CEs serão utilizadas para recolher informação sobre os fatores (humanos, infraestruturais, culturais, económicos, etc.) que influenciam a adoção das DATS por parte dos técnicos de aconselhamento agrícola, em sintonia com a comunidade de agricultores.

Os candidatos podem ser empresas de consultoria agrícola, ou consultores/técnicos de aconselhamento independentes. Inicialmente, o FAIRshare financiará 10 CEs até 90.000 euros para representar diferentes sectores, sistemas de produção, regiões europeias, e contextos agrícolas. O FAIRshare apoiará cada CE, com financiamento e assistência estratégica. O financiamento NÃO está disponível para o desenvolvimento de novas ferramentas e serviços digitais, mas sim para a adoção ou adaptação de DATS existentes. O financiamento deve ser utilizado para cobrir custos como: pessoal; viagens; workshops; visitas de campo; formação ou licenciamento de DATS; etc. A informação recolhida a partir desta convocatória poderá ser utilizada numa data posterior para atribuir um outro financiamento a 10 casos até 30 mil euros.

"Os consultores e técnicos de aconselhamento agrícola têm muitas vezes dificuldade com o tempo e esforço necessários para investigar e desenvolver as ferramentas digitais que utilizam todos os dias. A convocatória para Casos de Estudo do FAIRshare é a oportunidade ideal para obter ajuda financeira, e apoio no campo, de peritos e outros consultores e técnicos de aconselhamento que já incluem o digital no seu trabalho com os agricultores". Tom Kelly, Investigador Principal do projeto.
As propostas estão a ser aceites em quatro "lotes" com base na localização geográfica, Europa Ocidental (França, Irlanda, Reino Unido, Espanha, Portugal); Europa Central (Alemanha, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, República Checa, Eslováquia, Áustria); Sudeste Europeu (Croácia, Sérvia, Eslovénia, Bulgária, Hungria, Kosovo, Macedónia, Montenegro, Roménia, Grécia); e Nordeste Europeu (Lituânia, Letónia, Finlândia, Dinamarca, Polónia, Estónia, Noruega).

O prazo para apresentação de candidaturas termina às 15:00 de terça-feira, dia 13 de Abril. Para saber mais visite: https://bit.ly/3eBbY17.

Para mais informações contactar Gestor do projeto Teresa Hooks em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Rui Almeida Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Noticia enviada pela CONSULAI, membro da Rede Rural Nacional

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
10
11
16
17
22
23
24
25
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP