Em destaque
Formação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Maneio da pastagem permanente”
23-05-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV), organiza uma ação de formação com o tema " Maneio da Pastagem Permanente". A formação é realizada na modalidade e-learning em formato webinar, no dia 31 de maio, das 10h00 as 13h00 e das 14h30 as 17h30, com a duração de 6 horas.
Ler maisDespacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisPEI-AGRI Workshop: "Partilha de dados: garantir uma partilha equitativa dos benefícios da digitalização na agricultura"
A Comissão Europeia está a organizar um seminário EIP-AGRI de dois dias sobre o tema "Partilha de dados: garantir uma partilha equitativa dos benefícios da digitalização na agricultura", o qual terá lugar de 4 a 5 de Abril de 2017 em Bratislava, na Eslováquia, e esão à procura de participantes!
A revolução digital está presente! Uma série de tecnologias digitais e tendências com o potencial de transformar totalmente a forma como trabalhamos estão a tornar-se disponíveis para o setor agrícola. No entanto, de uma forma ou de outra, todas estas tecnologias dependem da partilha de dados entre os diferentes intervenientes dentro e fora do sector (fornecedores de factores de produção, agricultores, consultores, transformadores, profissionais de marketing, organismos públicos, etc.). A partilha de dados é difícil de conseguir e precisa de acontecer num ambiente de confiança.
Vários factores podem afectar a partilha interna e externa de dados no sector agro-alimentar. A propriedade e a privacidade dos dados, a divisão do valor agregado proveniente dos dados, a distribuição do poder de mercado pelo acesso e controle de dados, são alguns desses fatores e são aspectos-chave para a criação de um ambiente de confiança.
O workshop discutirá os ajustamentos, estruturas e caminhos existentes ou potenciais para permitir uma partilha de dados eficaz, justa e valiosa. Ou seja, que contribuem para desbloquear o potencial da revolução digital para a agricultura.
Experiências e ideias dos participantes estarão no centro do workshop. Por isso, é solicitado aos candidatos que apresentem as suas experiências ou ideias sobre modelos de partilha de dados no sector agrícola ou aplicáveis ao sector agrícola. Eles podem já estar implementados ou ser apenas um conceito. O foco deve estar nas implicações para o setor agrícola e seus interesses de participar desses modelos.
A selecção dos participantes será feita tendo em conta as experiências dos candidatos e pretende-se uma rica variedade de exemplos, abrangendo diferentes sectores, fases da cadeia alimentar, regiões, tamanho das explorações, etc.
Os participantes selecionados serão informados até o final de janeiro. As despesas de viagem e de hotel para os participantes podem ser cobertas pela Comissão Europeia.
Se tem experiência e / ou idéias relevantes de modelos para partilha de dados? Pode inscrever-se até 22 de janeiro de 2017 às 23:59.