Em destaque
Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas
05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.
Ler maisLançamento da Rede Nacional PAC
30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir
Ler maisTrês projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já!
07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.
Ler maisC05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos
14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura
14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.
Ler maisPDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente
21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.
Ler maisMinistra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor
13-10-2022
Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.
Ler maisComissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal
19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.
Ler maisDGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS)
28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.
Ler maisNovos Focus Grupo da Parceria Europeia de Inovação para a Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura (PEI AGRI)
A Parceria Europeia de Inovação para a Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura (PEI AGRI), procura peritos para novos Focus Grupo com experiência prática ou conhecimento específico, agricultores, silvicultores, técnicos de aconselhamento, com experiência prática relevante e conhecimento técnico sobre o assunto, que podem contribuir com soluções práticas para problemas ou oportunidades no campo.
Os novos Focus Grupo abordam respetivamente os seguintes temas:
- “Novos tipos de alimentação para a produção de suínos e aves” - Primeira reunião: 7 a 8 de junho de 2018
- “Proteção fruticultura contra o dano causado pelas geadas” - Primeira reunião: 27-28 de junho de 2018
- “Redução da perda de alimentos na exploração” - Primeira reunião: 12-13 setembro 2018
Data de encerramento das candidaturas: Terça 3 de abril de 2018 23:59 horas CET (hora de Bruxelas)
Aceder a mais informação e ao formulário de candidatura.
Mais informação sobre os temas
- Focus Grupo: ' Novos tipos de alimentação para a produção de suínos e aves
- Os setores da suinicultura e produção de aves usam quantidades substanciais de alimentos compostos, o que define em grande parte a sua pegada ambiental. A importação de alimentos provenientes de outros países leva a desequilíbrios nutricionais. Produzir alimentos em competição com rações e biocombustíveis também pode levar à concorrência por terras, às vezes à custa dos habitats naturais. Aplicar os princípios da economia circular para alimentar cadeias de produção poderia, potencialmente, atenuar alguns desses impactos.
- Existem muitas oportunidades para produzir produtos alimentares alternativos e de alta qualidade. Isso inclui, mas não está limitado, o: uso de resíduos de produtos alimentares para alimentação, subprodutos apropriados de indústrias não alimentares ou fontes incomuns, como produção de algas, biomassa microbiana e alternativas baseadas em insetos.
- O Focus Group analisará a produção na exploração e fora da exploração, bem como sistemas de processamento descentralizado de grande escala centralizada e de menor escala. Várias dessas alternativas poderiam oferecer soluções promissoras para aumentar a circularidade dos sistemas de produção pecuária e reduzir seu impacto ambiental. O benefício real dessas soluções potenciais precisa de ser avaliado recorrendo a metodologias avançadas de análise do ciclo de vida.
- Focus Grupo:: "Protegendo a fruticultura dos danos causados pela geada"
- Apesar dos rápidos avanços tecnológicos, a agricultura ao ar livre continua a ser altamente dependente do estado do tempo e do clima. As alterações climáticas já afetam a produtividade dos pomares e a tendência é de agravamento. Como resultado, os danos causados pelas geadas tornaram-se cada vez mais frequentes nas últimas décadas e isso causa cada vez mais perdas económicas na produção agrícola. O principal motivo é a ocorrência de episódios de temperatura muito baixa fora da estação normal, diminuindo a eficácia dos métodos tradicionais para lidar com a geada. Quando as temperaturas do ar caem abaixo de 0 ° C, podem ocorrer danos de geada em todas as plantas, mas os mecanismos e tipos de dano variam consideravelmente. O dano da geada pode afetar toda a planta ou apenas uma pequena parte do tecido da planta, prejudicando o rendimento ou a qualidade do produto.
- Existem vários métodos ativos e passivos de proteção contra geadas ativos (dados, ferramentas, conhecimento e tecnologias) disponíveis para agricultores, investigadores e para quem faz planeamento para lidar com uma variedade de problemas relativos ao estado do tempo e climáticos na produção de frutas. No entanto, escolher o método de proteção que é o mais económico depende do risco local de geada, bem como de outros fatores.
- O Focus Groupo analisará exemplos de boas práticas e tecnologias e como estas podem ser transferidas para outras situações para beneficiar o setor em geral, dando especial atenção às abordagens relacionadas com a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Também analisará oportunidades e barreiras, identificará lacunas de conhecimento e proporá áreas para investigação futura.
- Focus Grupo: "Reduzir o desperdício na exploração"
- Cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente na UE, com custos associados estimados em 143 bilhões de euros. Para o setor de produção primária, a quantidade total de resíduos alimentares foi estimada em 9 milhões de toneladas (± 2 milhões de toneladas) em 2012. Isso corresponde a 18 quilos por pessoa por ano (± 3 kg / pessoa / ano) e a uma média de 10 kg por cada tonelada de alimento produzido, o que significa uma taxa de 1 por cento. Estes números baseiam-se nas conclusões do projecto financiado pela UE FUSIONS (Food Use for Social Innovation by Optimizing Waste Prevention Strategies), financiado pelo 7º Programa-Quadro da UE.
- A UE e os Estados-Membros comprometem-se a reduzir para metade os desperdícios alimentares per capita ao nível do retalho e do consumidor até 2030 e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e fornecimento de alimentos (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, setembro de 2015). A prevenção dos desperdícios alimentares faz parte integrante do novo pacote de economia circular da Comissão para estimular a transição da Europa para uma economia circular que impulsione a competitividade global, promova o crescimento sustentável e gere novos empregos.
- Todos os atores da cadeia alimentar têm um papel a desempenhar na prevenção e redução do desperdício de alimentos, os que produzem e processam alimentos (agricultores, fabricantes de alimentos e agroindústrias), aqueles que disponibilizam alimentos para consumo (setor hoteleiro, retalhistas) e finalmente consumidores. O desperdício de alimentos no início da fase de produção na exploração é um passo chave nesta cadeia, com técnicas de produção e transformação na exploração gerando perdas e subprodutos que podem ser reintroduzidos na cadeia alimentar ou dando-lhes valor através de cadeias não alimentares.
- Este Focus Grupo PEI-AGRI concentrar-se-á nas práticas e tecnologias na exploração que podem potenciar a redução do despedício de plantas, como cereais, azeitonas e frutas e vegetais, na União Europeia e que possam fornecer inspiração para Grupos Operacionais apoiados nos Programas de Desenvolvimento Rural e outros projetos inovadores.