facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Novos Focus Grupo da Parceria Europeia de Inovação para a Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura (PEI AGRI)

Novos focus grupoA Parceria Europeia de Inovação para a Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura (PEI AGRI), procura peritos para novos Focus Grupo com experiência prática ou conhecimento específico, agricultores, silvicultores, técnicos de aconselhamento, com experiência prática relevante e conhecimento técnico sobre o assunto, que podem contribuir com soluções práticas para problemas ou oportunidades no campo.

Os novos Focus Grupo abordam respetivamente os seguintes temas:

  • “Novos tipos de alimentação para a produção de suínos e aves” - Primeira reunião: 7 a 8 de junho de 2018
  • “Proteção fruticultura contra o dano causado pelas geadas” - Primeira reunião: 27-28 de junho de 2018
  • “Redução da perda de alimentos na exploração” - Primeira reunião: 12-13 setembro 2018

Data de encerramento das candidaturas: Terça 3 de abril de 2018 23:59 horas CET (hora de Bruxelas)

Aceder a mais informação e ao formulário de candidatura.

Brochura da PEI AGRI.

Mais informação sobre os temas

  • Focus Grupo: ' Novos tipos de alimentação para a produção de suínos e aves
    • Os setores da suinicultura e produção de aves usam quantidades substanciais de alimentos compostos, o que define em grande parte a sua pegada ambiental. A importação de alimentos provenientes de outros países leva a desequilíbrios nutricionais. Produzir alimentos em competição com rações e biocombustíveis também pode levar à concorrência por terras, às vezes à custa dos habitats naturais. Aplicar os princípios da economia circular para alimentar cadeias de produção poderia, potencialmente, atenuar alguns desses impactos.
    • Existem muitas oportunidades para produzir produtos alimentares alternativos e de alta qualidade. Isso inclui, mas não está limitado, o: uso de resíduos de produtos alimentares para alimentação, subprodutos apropriados de indústrias não alimentares ou fontes incomuns, como produção de algas, biomassa microbiana e alternativas baseadas em insetos.
    • O Focus Group analisará a produção na exploração e fora da exploração, bem como sistemas de processamento descentralizado de grande escala centralizada e de menor escala. Várias dessas alternativas poderiam oferecer soluções promissoras para aumentar a circularidade dos sistemas de produção pecuária e reduzir seu impacto ambiental. O benefício real dessas soluções potenciais precisa de ser avaliado recorrendo a metodologias avançadas de análise do ciclo de vida.
  • Focus Grupo:: "Protegendo a fruticultura dos danos causados pela geada"
    • Apesar dos rápidos avanços tecnológicos, a agricultura ao ar livre continua a ser altamente dependente do estado do tempo e do clima. As alterações climáticas já afetam a produtividade dos pomares e a tendência é de agravamento. Como resultado, os danos causados pelas geadas tornaram-se cada vez mais frequentes nas últimas décadas e isso causa cada vez mais perdas económicas na produção agrícola. O principal motivo é a ocorrência de episódios de temperatura muito baixa fora da estação normal, diminuindo a eficácia dos métodos tradicionais para lidar com a geada. Quando as temperaturas do ar caem abaixo de 0 ° C, podem ocorrer danos de geada em todas as plantas, mas os mecanismos e tipos de dano variam consideravelmente. O dano da geada pode afetar toda a planta ou apenas uma pequena parte do tecido da planta, prejudicando o rendimento ou a qualidade do produto.
    • Existem vários métodos ativos e passivos de proteção contra geadas ativos (dados, ferramentas, conhecimento e tecnologias) disponíveis para agricultores, investigadores e para quem faz planeamento para lidar com uma variedade de problemas relativos ao estado do tempo e climáticos na produção de frutas. No entanto, escolher o método de proteção que é o mais económico depende do risco local de geada, bem como de outros fatores.
    • O Focus Groupo analisará exemplos de boas práticas e tecnologias e como estas podem ser transferidas para outras situações para beneficiar o setor em geral, dando especial atenção às abordagens relacionadas com a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Também analisará oportunidades e barreiras, identificará lacunas de conhecimento e proporá áreas para investigação futura.
  • Focus Grupo: "Reduzir o desperdício na exploração"
    • Cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente na UE, com custos associados estimados em 143 bilhões de euros. Para o setor de produção primária, a quantidade total de resíduos alimentares foi estimada em 9 milhões de toneladas (± 2 milhões de toneladas) em 2012. Isso corresponde a 18 quilos por pessoa por ano (± 3 kg / pessoa / ano) e a uma média de 10 kg por cada tonelada de alimento produzido, o que significa uma taxa de 1 por cento. Estes números baseiam-se nas conclusões do projecto financiado pela UE FUSIONS (Food Use for Social Innovation by Optimizing Waste Prevention Strategies), financiado pelo 7º Programa-Quadro da UE.
    • A UE e os Estados-Membros comprometem-se a reduzir para metade os desperdícios alimentares per capita ao nível do retalho e do consumidor até 2030 e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e fornecimento de alimentos (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, setembro de 2015). A prevenção dos desperdícios alimentares faz parte integrante do novo pacote de economia circular da Comissão para estimular a transição da Europa para uma economia circular que impulsione a competitividade global, promova o crescimento sustentável e gere novos empregos.
    • Todos os atores da cadeia alimentar têm um papel a desempenhar na prevenção e redução do desperdício de alimentos, os que produzem e processam alimentos (agricultores, fabricantes de alimentos e agroindústrias), aqueles que disponibilizam alimentos para consumo (setor hoteleiro, retalhistas) e finalmente consumidores. O desperdício de alimentos no início da fase de produção na exploração é um passo chave nesta cadeia, com técnicas de produção e transformação na exploração gerando perdas e subprodutos que podem ser reintroduzidos na cadeia alimentar ou dando-lhes valor através de cadeias não alimentares.
    • Este Focus Grupo PEI-AGRI concentrar-se-á nas práticas e tecnologias na exploração que podem potenciar a redução do despedício de plantas, como cereais, azeitonas e frutas e vegetais, na União Europeia e que possam fornecer inspiração para Grupos Operacionais apoiados nos Programas de Desenvolvimento Rural e outros projetos inovadores.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
12
13
14
18
19
20
21
24
25
26
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP