facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Publicação do Despacho n.º 7821/2024 - Grupo de trabalho para elaborar uma nova estratégia nacional para a gestão da água designada «Água que Une»

16-07-2024

O Governo português anunciou a criação do Grupo de Trabalho “Água que Une”, com o objetivo de desenvolver uma estratégia de planeamento da água que promova a sustentabilidade dos recursos hídricos, garantindo o abastecimento de água e a viabilidade dos setores económicos.

Ler mais

Publicação do Despacho n.º 6739/2024 - Delegação de competências do Ministro da Agricultura e Pescas

25-06-2024

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Ferreira Fernandes, através do Despacho n.º 6739/2024, delegou competências no Secretário de Estado da Agricultura, na Secretária de Estado das Pescas e no Secretário de Estado das Florestas.

Ler mais

2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa

04-06-2024

O ano de 2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa, alcançando o maior número de projetos aprovados (80) e, sobretudo, o maior número de coordenações (9) e o maior montante de financiamento captado (51 milhões de euros), refletindo uma taxa de retorno financeiro superior a 3,5%.

Ler mais

Conselho Europeu dá luz verde a uma revisão específica da PAC

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC). A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o "Regulamento Horizontal") e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC. As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras ...

Ler mais

Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais: sete vencedores dos Países Baixos, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha

10-05-2024

No dia 7 de maio de 2024, realizou-se uma cerimónia de entrega de prémios no Estoril, Portugal, para anunciar os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais. A cerimónia teve lugar durante a conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Grupo de agricultores participam em Roteiro Temático no Fundão e Idanha-a-Nova

RT 11O Roteiro realizado nos últimos dias 23 e 24 de abril nos municípios do Fundão e Idanha a Nova, inserido nos “Roteiros Temáticos” da Rede Rural Nacional, deu a conhecer a um grupo de cerca de 40 agricultores provenientes do concelho de Vouzela boas práticas e projetos inovadores na área da agricultura sustentável, com vista a uma alimentação saudável.

No primeiro dia, pela manhã, decorreu a apresentação da BIOECO - Associação de Agricultura Biológica e Agroecológica da Beira Interior, pelo seu presidente e pelo responsável técnico, nas instalações da incubadora de negócios e empresas, localizada no “Espaço do Cidadão” da cidade do Fundão.

RT 2

A BioEco pretende ajudar a promover e dinamizar a Agricultura Biológica e Agrogeológica da Beira Interior. A Associação está sediada no Fundão e tem como principal objetivo aproximar produtores e consumidores, criando novos canais que facilitem a divulgação e promoção dos produtos biológicos locais.

RT 1Após esta sessão, os participantes deslocaram-se à Escola Básica EB23 de Silvares tendo sido acolhidos pela Diretora do Agrupamento de Escolas "Gardunha e Xisto", agrupamento que conta com 22 escolas, entre as quais esta em Silvares. Nesta escola, tem sido desenvolvido com os alunos e em parceria estreita com a Câmara Municipal do Fundão, um trabalho específico, focado na alimentação saudável e na luta contra o desperdício alimentar, no âmbito do projeto AgriUrban. 

RT 3

Os alunos do 7º ano fizeram a apresentação do projeto “Desperdício Zero”, que foi iniciado há cerca de um ano. De então para cá o desperdício alimentar na cantina desceu para aproximadamente metade, através de pequenas modificações, como por exemplo, não encher tanto os pratos. Existe uma horta junto ao refeitório há cerca de um mês, o que faz evitar as perdas inerentes ao transporte e armazenamento dos alimentos.

RT 5

Foi criada igualmente uma aplicação para telemóvel, que foi candidatada à Fundação Emídio Pinho. A aplicação encontra-se em teste e serve para calcular receitas saudáveis, inclusivamente através dos desperdícios alimentares e as quantidades de alimento por pessoa. Também são ministrados aos alunos conhecimentos relativos ao acondicionamento dos alimentos no frigorífico.

RT 4

Seguiu-se o almoço na cantina da escola, que permitiu verificar, não só a qualidade da comida, como os procedimentos inerentes à higiene da cozinha e à luta contra a separação do desperdício alimentar.

RT 6

Da parte da tarde, o grupo dirigiu-se ao Vale de Alcongosta para uma visita aos pomares de cerejeiras onde foram acompanhados por Filipe Costa, um produtor e associado da Cerfundão,. A área de pomares de cerejeira e pessegueiro tem vindo a aumentar. Neste momento existem cerca de 300 ha de cerejeiras. A Cerfundão trabalha anualmente 1000 ton. de cereja e 1500 ton. de pêssego.

RT 14

A zona de excelência da produção de cereja é a encosta norte da serra da Gardunha, virada para a serra da Estrela. Embora haja enrelvamento semeado de consociação com ervilhaca, faz-se sobretudo enrelvamento natural. Pode dizer-se que a cereja e o pêssego têm um papel muito importante na economia da região.

O grupo, depois, subiu ao cimo do vale para fazer uma breve visita ao empreendimento de turismo de natureza chamado "Natura Glamping". Este modelo de alojamento congrega o conforto e a inovação do design das instalações com a vivência direta da natureza.

O empreendimento encontra-se a 925 m de altitude, numa localização privilegiada da Serra da Gardunha, virado a norte, com uma vista esplendorosa sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela, devidamente integrado no meio envolvente e vocacionado para um Turismo de Natureza de qualidade.

A fechar o primeiro dia do Roteiro, assistiu-se no Seminário do Fundão ao workshop “Políticas municipais de sustentabilidade”. Foram oradores Adozinda Henriques (DRAPC), Rui Ladeira (Presidente da CM de Vouzela) e Paulo Águas (Vereador da CM do Fundão)

RT 8

O segundo dia iniciou-se no Centro Cultural Raiano, com receção e boas vindas do Vereador da CM de Idanha-a-Nova, após a qual os participantes puderam conhecer a exposição sobre alfaias e outros utensílios usados na agricultura no século passado.

RT 9

Seguidamente, procedeu-se à visita ao Centro Documental Raiano, cujo acervo foi doado ao município por um agrónomo e investigador francês (Jean Claude) residente há longa data no concelho. Houve ainda a possibilidade de ser realizado um pequeno colóquio nas instalações do Centro Documental, onde foi debatida a importância da criação de húmus no solo e a prática de uma agricultura eco eficiente e de caráter biológico.

RT 10

Após o almoço realizou-se a visita à Herdade do Couto da Várzea, em tempos gerida pela Direção Regional de Agricultura, tendo a comitiva sido recebida pelo responsável, Manuel Monteiro, que fez uma apresentação geral da Herdade, atualmente a funcionar como Incubadora de base rural, mediante um contrato assinado em 2011 entre a DRAPC, a Escola Superior Agrária de Castelo Branco e a CM de Idanha-a-Nova.

RT 12

Ali se encontram algumas empresas que nasceram da incubadora, entre as quais a Living Seeds - Sementes Vivas, SA, que está a desenvolver em Idanha-a-Nova um projeto que inclui produção, investigação e multiplicação de sementes, em modo biológico e biodinâmico, a partir de variedades tradicionais portuguesas.

RT 11

O projeto perspetiva um investimento muito significativo ao longo dos próximos 15 anos e estima para o mesmo prazo a criação de cerca de 30 empregos qualificados diretos em Idanha-a-Nova, vários postos de trabalho indiretos e o estabelecimento de uma rede de parcerias com múltiplos produtores.

Legumes e hortícolas, ervas aromáticas e medicinais, amaranto, trigo-sarraceno e quinoa são algumas das produções em fresco e de semente, com vista aos mercados de Portugal, Espanha e outros países do sul da Europa.

RT 13

Estiveram envolvidos na organização deste evento a Direção Regional de Agricultura e Pescas Centro, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Rede Rural Nacional, e as Câmaras Municipais do Fundão e de Idanha-a-Nova e Vouzela.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
6
7
8
9
10
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP