• pineiro
  • mirtilo
  • abobora
  • abelhas
  • porco
  • cabras
  • castanha
  • algarvias
  • figoindia
  • montado

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

EU CAP NETWORK procura especialistas em Agricultura, Silvicultura e Ciência

08-09-2023

A EU CAP NETWORK está à procura de especialistas, incluindo agricultores, silvicultores, consultores e cientistas, para participar em três novos Focus Groups da Rede CAP Europeia. Esses grupos vão explorar soluções inovadoras para desafios agrícolas e florestais e partilhar o seu conhecimento.

Ler mais

“Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”

01-08-2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), produziu o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”, com o objetivo de dar a conhecer a nossa gastronomia de base mediterrânica. A Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como património cultural e imaterial da humanidade, é o estilo de vida e o padrão alimentar que representa as características da alimentação em Portugal. Nesta publicação é explicado como é que a alimentação portuguesa combina prazer e saúde à mesa, são descritos alguns alimentos que têm um papel de destaque na alimentação “à portuguesa”, bem como formas de preparação culinária ...

Ler mais

Formação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais”

19-07-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), organizam uma ação de formação com o tema " Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais ".

Ler mais

AgriJovem 2023: Representação da Comissão Europeia quer sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura

06-07-2023

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, organiza no dia 13 de outubro de 2023, em Lisboa, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao fim de julho de 2023.

Ler mais

Polo de Inovação do campus da Tapada da Ajuda – AGRI.Hub realiza a primeira reunião para impulsionar avanços no setor agrícola

15-06-2023

Reuniu no campus da Tapada da Ajuda, pela primeira vez, a Comissão Executiva do AGRI.Hub composta pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA) e NOVA Information Management School (NOVA IMS), para debater propostas e definir cronograma para a próxima fase do projeto. Na reunião também estiveram presentes alguns outros parceiros do projeto – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Aromni e Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal (InovTechAgro).

Ler mais

Despacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores

19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.

Ler mais

GPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal

04-04-2023

O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.

Ler mais

Determinada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal

29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.

Ler mais

Formação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado

13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.

Ler mais

Grupo de agricultores participam em Roteiro Temático no Fundão e Idanha-a-Nova

RT 11O Roteiro realizado nos últimos dias 23 e 24 de abril nos municípios do Fundão e Idanha a Nova, inserido nos “Roteiros Temáticos” da Rede Rural Nacional, deu a conhecer a um grupo de cerca de 40 agricultores provenientes do concelho de Vouzela boas práticas e projetos inovadores na área da agricultura sustentável, com vista a uma alimentação saudável.

No primeiro dia, pela manhã, decorreu a apresentação da BIOECO - Associação de Agricultura Biológica e Agroecológica da Beira Interior, pelo seu presidente e pelo responsável técnico, nas instalações da incubadora de negócios e empresas, localizada no “Espaço do Cidadão” da cidade do Fundão.

RT 2

A BioEco pretende ajudar a promover e dinamizar a Agricultura Biológica e Agrogeológica da Beira Interior. A Associação está sediada no Fundão e tem como principal objetivo aproximar produtores e consumidores, criando novos canais que facilitem a divulgação e promoção dos produtos biológicos locais.

RT 1Após esta sessão, os participantes deslocaram-se à Escola Básica EB23 de Silvares tendo sido acolhidos pela Diretora do Agrupamento de Escolas "Gardunha e Xisto", agrupamento que conta com 22 escolas, entre as quais esta em Silvares. Nesta escola, tem sido desenvolvido com os alunos e em parceria estreita com a Câmara Municipal do Fundão, um trabalho específico, focado na alimentação saudável e na luta contra o desperdício alimentar, no âmbito do projeto AgriUrban. 

RT 3

Os alunos do 7º ano fizeram a apresentação do projeto “Desperdício Zero”, que foi iniciado há cerca de um ano. De então para cá o desperdício alimentar na cantina desceu para aproximadamente metade, através de pequenas modificações, como por exemplo, não encher tanto os pratos. Existe uma horta junto ao refeitório há cerca de um mês, o que faz evitar as perdas inerentes ao transporte e armazenamento dos alimentos.

RT 5

Foi criada igualmente uma aplicação para telemóvel, que foi candidatada à Fundação Emídio Pinho. A aplicação encontra-se em teste e serve para calcular receitas saudáveis, inclusivamente através dos desperdícios alimentares e as quantidades de alimento por pessoa. Também são ministrados aos alunos conhecimentos relativos ao acondicionamento dos alimentos no frigorífico.

RT 4

Seguiu-se o almoço na cantina da escola, que permitiu verificar, não só a qualidade da comida, como os procedimentos inerentes à higiene da cozinha e à luta contra a separação do desperdício alimentar.

RT 6

Da parte da tarde, o grupo dirigiu-se ao Vale de Alcongosta para uma visita aos pomares de cerejeiras onde foram acompanhados por Filipe Costa, um produtor e associado da Cerfundão,. A área de pomares de cerejeira e pessegueiro tem vindo a aumentar. Neste momento existem cerca de 300 ha de cerejeiras. A Cerfundão trabalha anualmente 1000 ton. de cereja e 1500 ton. de pêssego.

RT 14

A zona de excelência da produção de cereja é a encosta norte da serra da Gardunha, virada para a serra da Estrela. Embora haja enrelvamento semeado de consociação com ervilhaca, faz-se sobretudo enrelvamento natural. Pode dizer-se que a cereja e o pêssego têm um papel muito importante na economia da região.

O grupo, depois, subiu ao cimo do vale para fazer uma breve visita ao empreendimento de turismo de natureza chamado "Natura Glamping". Este modelo de alojamento congrega o conforto e a inovação do design das instalações com a vivência direta da natureza.

O empreendimento encontra-se a 925 m de altitude, numa localização privilegiada da Serra da Gardunha, virado a norte, com uma vista esplendorosa sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela, devidamente integrado no meio envolvente e vocacionado para um Turismo de Natureza de qualidade.

A fechar o primeiro dia do Roteiro, assistiu-se no Seminário do Fundão ao workshop “Políticas municipais de sustentabilidade”. Foram oradores Adozinda Henriques (DRAPC), Rui Ladeira (Presidente da CM de Vouzela) e Paulo Águas (Vereador da CM do Fundão)

RT 8

O segundo dia iniciou-se no Centro Cultural Raiano, com receção e boas vindas do Vereador da CM de Idanha-a-Nova, após a qual os participantes puderam conhecer a exposição sobre alfaias e outros utensílios usados na agricultura no século passado.

RT 9

Seguidamente, procedeu-se à visita ao Centro Documental Raiano, cujo acervo foi doado ao município por um agrónomo e investigador francês (Jean Claude) residente há longa data no concelho. Houve ainda a possibilidade de ser realizado um pequeno colóquio nas instalações do Centro Documental, onde foi debatida a importância da criação de húmus no solo e a prática de uma agricultura eco eficiente e de caráter biológico.

RT 10

Após o almoço realizou-se a visita à Herdade do Couto da Várzea, em tempos gerida pela Direção Regional de Agricultura, tendo a comitiva sido recebida pelo responsável, Manuel Monteiro, que fez uma apresentação geral da Herdade, atualmente a funcionar como Incubadora de base rural, mediante um contrato assinado em 2011 entre a DRAPC, a Escola Superior Agrária de Castelo Branco e a CM de Idanha-a-Nova.

RT 12

Ali se encontram algumas empresas que nasceram da incubadora, entre as quais a Living Seeds - Sementes Vivas, SA, que está a desenvolver em Idanha-a-Nova um projeto que inclui produção, investigação e multiplicação de sementes, em modo biológico e biodinâmico, a partir de variedades tradicionais portuguesas.

RT 11

O projeto perspetiva um investimento muito significativo ao longo dos próximos 15 anos e estima para o mesmo prazo a criação de cerca de 30 empregos qualificados diretos em Idanha-a-Nova, vários postos de trabalho indiretos e o estabelecimento de uma rede de parcerias com múltiplos produtores.

Legumes e hortícolas, ervas aromáticas e medicinais, amaranto, trigo-sarraceno e quinoa são algumas das produções em fresco e de semente, com vista aos mercados de Portugal, Espanha e outros países do sul da Europa.

RT 13

Estiveram envolvidos na organização deste evento a Direção Regional de Agricultura e Pescas Centro, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Rede Rural Nacional, e as Câmaras Municipais do Fundão e de Idanha-a-Nova e Vouzela.

PEPAC nacional peq

 

port agri160

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
9
10
11
16
17
18
19
20
24
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeiasweden eu 100

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP