Em destaque
Bolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes
09-06-2025

No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.
Ler maisGoverno nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo
10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
Ler maisPublicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC
03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisPRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas
29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.
Ler maisPLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS
20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.
Ler maisPlano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura
18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:
Ler maisCeleiro inteligente proporciona felicidade aos porcos
Os consumidores exigem, cada vez mais, carne suína mais acessível e sustentável, produzida em sistemas aprimorados de bem-estar animal. Esse foi o contexto identificado pelo Grupo Operacional Holandês "Projeto Orientado por Dados". Os parceiros desenvolveram um conceito de celeiro piloto no qual os porcos são monitorizados em tempo real através de sensores nas orelhas, permitindo que o ambiente seja adaptado às suas necessidades.
Foi construído um celeiro piloto para 48 fêmeas, cada uma fornecendo 29 porcos para abate por ano. Frank Wind diz: "O celeiro oferece um ambiente de vida saudável e agradável". Por exemplo, a comida é espalhada de cima, em intervalos regulares, no chão de areia. Isso significa que os porcos podem procurar constantemente por comida e nunca ficam entediados. Os agricultores fornecem palha e outros materiais para que os porcos possam construir os seus próprios ninhos. "Aproveitamos o comportamento natural dos porcos. Eles precisam de um local seguro para as suas necessidades, em termos de postura, e preferem ficar o mais longe possível de onde a comida é fornecida. Observamos que esse recurso do celeiro reduz o stress para os porcos", diz Frank Wind. Esse coletor separado também evita a formação de amónia.
Outra parte importante do sistema é que as fêmeas grávidas são colocadas em pequenos grupos de quatro. "As fêmeas apoiam-se mutuamente, ensinando os seus filhotes a fuçar, comer e e não só", explica Frank. "Os porcos são naturalmente animais sociais e ficam muito mais felizes vivendo num grupo de apoio".
Este celeiro é uma versão de teste, iniciado em 2019, em Venhorst, na Holanda. As demandas da sociedade estão cada vez mais favoráveis ao aumento dos padrões de bem-estar animal, exigindo indicadores mais rigorosos, bem como novos sistemas de certificação. A União Europeia está a caminhar para eliminar gradualmente os animais de celeiro em jaulas, através duma proposta de legislação revisada a ser concluída até ao final de 2023, como parte do Pacto Verde e da Estratégia do Prato ao Campo. "Esse Grupo Operacional foi projetado levando em consideração esse contexto. O projeto, que está em fase piloto, foi agora concluído e estão a ser feitos planos para construir um segundo celeiro neste ano.