Em destaque
Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas
05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.
Ler maisLançamento da Rede Nacional PAC
30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir
Ler maisTrês projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já!
07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.
Ler maisC05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos
14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura
14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.
Ler maisPDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente
21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.
Ler maisMinistra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor
13-10-2022
Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.
Ler maisComissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal
19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.
Ler maisDGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS)
28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.
Ler maisSeminário "Alimentação Saudável e Acessível. Um direito de todos?"
No âmbito do projeto-piloto Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA), decorreu na passada segunda-feira, 25 de junho, na Universidade do Algarve, um seminário que destacou a importância das questões do direito a uma alimentação saudável e acessível e como os princípios da Dieta Mediterrânica podem ajudar a ultrapassar os riscos identificados.
Esta preocupação esteve patente desde o início, nas intervenções da mesa de abertura, composta por: Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve; Artur Gregório, Presidente da In Loco; Jorge Botelho, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve; Carlos Baía, Vereador da Câmara Municipal de Faro; Margarida Flores, Diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social, I.P.; Teresa Sancho, em representação do Diretor da Administração Regional de Saúde do Algarve; e Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde.
Durante a manhã as políticas públicas estiveram em destaque, com o estado-da-arte do conhecimento sobre este tema, tendo Maria João Gregório (DGS) apresentado o balanço sobre a ”Insegurança Alimentar em Portugal e na Europa”. Maria Palma Mateus (Ualg) alertou para a situação da “Segurança Alimentar no Algarve: presentação dos resultados do estudo sobre a (in)segurança alimentar dos agregados familiares residentes no distrito de Faro” e o diretor do PNPAS, Pedro Graça (DGS) sublinhou a importância de “As políticas públicas de combate à insegurança alimentar". A intensa manhã terminou com um exemplo de estratégia municipal, pelas palavras de Ricardo Moreira (C.M. Lisboa), sobre “As políticas e as boas-práticas de alimentação saudável e acessível no Município de Lisboa”.
A parte da tarde foi dedicada às boas-práticas e exemplos inspiradores, iniciada por Inês Morais e José Alves (C.M. Torres Vedras), com o projeto “As cantinas escolares no município de Torres Vedras”. A implementação dos princípios da Dieta Mediterrânica no mundo corporativo foi a missão de Catarina Soares de Oliveira (NUTRIMEIO), apresentada na comunicação “As empresas e a promoção da alimentação adequada”.
Continuaram os trabalhos, com a apresentação do Observatório Regional de Segurança Alimentar - pela equipa da Associação In Loco, UAlg e da agência de comunicação NUTS Branding - que destacaram os objetivos, a parceria de suporte deste projeto e que fizeram o balanço dos produtos e resultados atingidos após os primeiros dez meses de trabalho na região:
- Estudo sobre a Insegurança Alimentar e adesão à Dieta Mediterrânica;
- Sessões de capacitação de técnicos e sessões práticas de educação alimentar para agregados, em todos os municípios do Algarve;
- Campanha de comunicação "O Prato Certo";
- Kit de Sensibilização e Educação Alimentar, constituído por um Vídeo, um Guião de sessões de educação alimentar e um Livro de Receitas “O Prato Certo”;
- Plataforma online que estará disponível em breve no endereço www.pratocerto.pt .
A concluir os trabalhos, foram partilhadas as experiências de intervenção direta de Ana Filipe, no Município de Loulé e o testemunho emotivo de Ana Custódio, uma das muitas pessoas envolvidas nas diversas atividades realizadas pelo Observatório.
No final do evento, os participantes puderam degustar algumas das receitas apetitosas, saudáveis e acessíveis do livro apresentado na sessão, proporcionando um agradável momento de convivialidade mediterrânica, um dos princípios fundadores desta dieta.
Além de interessados pelo tema, atenderam a este seminário representantes de instituições de natureza diversa tais como IPSS’s, técnicos das respetivas áreas competentes de vários municípios, Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural - Rede Rural Nacional e Ministério da Saúde – Direcção geral de Saúde.
O seminário foi promovido pela Associação In Loco e pela UAlg, em parceria com a Direcção Geral de Saúde, Administração Regional de Saúde, Comunidade Intermunicipal do Algarve e o Instituto da Segurança Social, I.P. - Centro Distrital de Faro.
As atividades podem ser acompanhadas através de facebook.com/opratocerto.
Os materiais já produzidos podem ser descarregados aqui: Vídeo; Livro de Receitas “O Prato Certo”.
Notícia enviada pela In Loco, membro da Rede Rural Nacional.