• pineiro
  • porco
  • castanha
  • algarvias
  • montado
  • abelhas
  • mirtilo
  • abobora
  • figoindia
  • cabras

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Formação de competências na área temática "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura” para técnicos dos SAAF

26-09-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a AGRO.GES, organizam uma ação de formação com o tema "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura". A formação é realizada na modalidade e-learning em formato webinar, no dia 17 de outubro das 14h00 às 18h00.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

EU CAP NETWORK procura especialistas em Agricultura, Silvicultura e Ciência

08-09-2023

A EU CAP NETWORK está à procura de especialistas, incluindo agricultores, silvicultores, consultores e cientistas, para participar em três novos Focus Groups da Rede CAP Europeia. Esses grupos vão explorar soluções inovadoras para desafios agrícolas e florestais e partilhar o seu conhecimento.

Ler mais

“Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”

01-08-2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), produziu o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”, com o objetivo de dar a conhecer a nossa gastronomia de base mediterrânica. A Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como património cultural e imaterial da humanidade, é o estilo de vida e o padrão alimentar que representa as características da alimentação em Portugal. Nesta publicação é explicado como é que a alimentação portuguesa combina prazer e saúde à mesa, são descritos alguns alimentos que têm um papel de destaque na alimentação “à portuguesa”, bem como formas de preparação culinária ...

Ler mais

Formação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais”

19-07-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), organizam uma ação de formação com o tema " Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais ".

Ler mais

AgriJovem 2023: Representação da Comissão Europeia quer sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura

06-07-2023

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, organiza no dia 13 de outubro de 2023, em Lisboa, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao fim de julho de 2023.

Ler mais

Polo de Inovação do campus da Tapada da Ajuda – AGRI.Hub realiza a primeira reunião para impulsionar avanços no setor agrícola

15-06-2023

Reuniu no campus da Tapada da Ajuda, pela primeira vez, a Comissão Executiva do AGRI.Hub composta pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA) e NOVA Information Management School (NOVA IMS), para debater propostas e definir cronograma para a próxima fase do projeto. Na reunião também estiveram presentes alguns outros parceiros do projeto – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Aromni e Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal (InovTechAgro).

Ler mais

Despacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores

19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.

Ler mais

GPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal

04-04-2023

O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.

Ler mais

Determinada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal

29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.

Ler mais

Acidentes com veículos agrícolas: a importância da Prevenção e da Formação debatida em Vila Verde

tratorA CONFAGRI, em colaboração com a Cooperativa Agrícola de Vila Verde - CAVIVER, realiza na próxima sexta-feira, dia 12 de julho, pelas 18h00, uma Sessão de Esclarecimento sobre o tema “Prevenção de Acidentes com Tratores e Máquinas Agrícolas/Florestais”.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, da GNR- Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, decorre no Auditório da Câmara Municipal de Vila Verde e tem por objetivo alertar para os riscos inerentes à condução de tratores e máquinas agrícolas e aconselhar quanto à forma de prevenir os acidentes de trabalho que resultam dessa atividade, ainda a principal causa de morte no setor. 

Portugal é um dos 3 países europeus onde há mais vítimas de acidentes com tratores. 

Entre 2013 e 2018 foram registadas 416 vítimas mortais em acidentes com tratores. Segundo o Relatório “Sinistralidade - Veículos Agrícolas - Ano 2018”, disponibilizado pela ACT, de fevereiro de 2019, em 2018 foram 58 as vítimas mortais, 87,9 % dos quais envolvendo tratores agrícolas ou florestais.

A maior parte dos acidentes com veículos agrícolas envolve homens acima dos 60 anos e acontecem em contexto de trabalho agrícola. “Na realidade, Portugal sempre teve uma sinistralidade muito elevada neste domínio”, segundo afirma Isabel Santana, Técnica da CONFAGRI, “e várias causas que contribuem para este problema”, reforça, “uma delas é a idade avançada dos nossos agricultores, a que se alia a necessidade das tarefas agrícolas terem de ser realizadas em intervalos reduzidos de tempo, agravando o cansaço físico, próprio de uma atividade já de si fisicamente exigente”, explica.

Tudo isto associado a um certo excesso de confiança, à falta de formação e também a um parque de tratores demasiado envelhecido pois, dos cerca de 180 mil tratores registados, mais de metade têm mais de vinte anos. Na prática, isto significa que não dispõem de estruturas de proteção, sejam elas arcos ou cabines, acessórios que se tornaram obrigatórios para os tratores matriculados após janeiro de 1994. Recorde-se que muitos dos acidentes ocorrem com viaturas desprovidas do “arco de Santo António”, uma estrutura fundamental para proteger o condutor do trator agrícola.

Existem características do terreno a potenciar estes acidentes. Os distritos com mais acidentes, em 2018, foram Coimbra, Porto, Braga e Viseu, onde as pequenas parcelas levam a que os agricultores tentem explorar ao máximo cada pedaço de terreno livre, deixando vias de circulação mais estreitas que o recomendável para manobrar um trator, aumentando, assim, o risco de acidentes.

“Tendo em conta que os acidentes com tratores e máquinas agrícolas têm uma prevalência elevada e que a sua gravidade se mostra fatal numa grande percentagem das ocorrências no distrito de Braga, sentimos que é imperativo o alerta e a informação dos nossos associados quanto a esta temática.”, refere o Presidente da CAVIVER, José Manuel Pereira.

A Formação é obrigatória e essencial na mudança de comportamentos

Esta sessão pretende, também, sensibilizar para a obrigatoriedade da formação específica, ministrada por entidades acreditadas, como é o caso da CONFAGRI. De acordo com a publicação do Decreto-Lei n.º151/2017, de 7 de dezembro, tornou-se obrigatório que todos os condutores de tratores da categoria II e III, para além da habilitação legal para conduzir, tenham formação adequada para a operação com veículos agrícolas, operacionalizado pelo Despacho nº 1819/2019, de 21 de Fevereiro, que define os conteúdos e quem ministra essa formação.
Com a publicação do referido despacho fica claro que os condutores com carta de condução que os habilite a conduzir veículos das categorias B, C e/ou D que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II e III, devem realizar a ação de formação “Conduzir e operar com o trator em segurança”, de 35 horas, ou a formação de curta duração “Condução e operação com o trator em segurança” de 50 horas.” Esta formação obrigatória deve ser realizada, com a obtenção do respetivo aproveitamento, no prazo de 2 anos a contar da data de publicação do despacho.”.

Sobre o Programa

A Sessão, cuja moderação estará a cargo de José Lomba, Diretor da CAVIVER, vai contar com as intervenções da ACT, para esclarecer sobre a prevenção de acidentes na operação com tratores e máquinas agrícolas e as obrigações legais em matéria de segurança e saúde no trabalho, estatísticas de acidentes e conselhos úteis na condução e uso de tratores e máquinas agrícolas; seguindo-se o representante da GNR que esclarecerá sobre as habilitações para a condução de tratores e máquinas agrícolas/ florestais; os Bombeiros Voluntários locais que irão ter uma abordagem prática quanto ao modo de agir perante um acidente de viação com estas máquinas, e a concluir, a CONFAGRI, para esclarecer dúvidas sobre formação obrigatória.

Notícia enviada pela CONFAGRI, membro da Rede Rural Nacional.

PEPAC nacional peq

 

port agri160

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
15
16
17
18
23
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP