Em destaque
Abertura da Bolsa de Iniciativas para a constituição de Grupos Operacionais
21-04-2025

A partir desta terça-feira, dia 22 de abril, encontra-se aberta a Bolsa de Iniciativas para a constituição de Grupos Operacionais no âmbito da intervenção C.5.1 - Grupos operacionais para a inovação, do PEPAC no Continente. Nesta área poderão ser submetidas as iniciativas a propor por parceiros que pretendam desenvolver, em cooperação, um plano de ação para a concretização de projetos de inovação que respondam a problemas concretos e/ou oportunidades que se colocam ao setor e que contribuam para atingir os objetivos e prioridades do desenvolvimento rural, nas áreas temáticas consideradas prioritárias, tendo em vista a produtividade e sustentabilidade agrícolas, conforme consideradas na Parceria ...
Ler maisRede Nacional PAC recebe delegação da Estónia para troca de experiências em Projetos LEADER
08-04-2025
No dia 26 de Março, a Rede Nacional PAC recebeu nas suas instalações, uma delegação de representantes de Grupos de Ação Local (GAL) do Nordeste da Estónia que entre os dias 25 e 31 de março de 2025, participou em diversas atividades e visitas com o objetivo de conhecer projetos locais LEADER e trocar experiências com os seus homólogos portugueses. Esta comitiva, composta por cerca de 20 pessoas, foi acolhida em Portugal pela RNPAC em parceria com a Federação Minha Terra, a ADREPES e a ADL.
Ler maisDGADR destaca-se na estratégia nacional de gestão da água - "Água que Une"
10-03-2025

O Governo apresentou a Estratégia nacional de gestão da água, intitulada "Água que Une", durante uma sessão realizada no Convento de São Francisco, em Coimbra. Este plano ambicioso, que inclui quase 300 medidas a serem implementadas até 2050, visa garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos em Portugal. A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) desempenha um papel essencial na elaboração e implementação desta estratégia, que em colaboração com entidades como Águas de Portugal (AdP), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), visa enfrentar os desafios da gestão da água para a agricultura ...
Ler maisPublicação da Portaria n.º 36-A/2025/1: Alterações ao programa Nacional para apoio ao setor da apicultura
13-02-2025

Foi publicada a Portaria n.º 36-A/2025/1, que procede à terceira alteração à Portaria n.º 54-G/2023, de 27 de fevereiro, que estabelece as regras nacionais complementares do domínio "B.2 — Programa nacional para apoio ao setor da apicultura", do eixo "B — Abordagem setorial integrada", do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal). A principal alteração constante do documento é a prorrogação do prazo final do período de candidaturas para o ano apícola 2026 até ao dia 3 de março de 2025.
Ler maisPublicação da Portaria n.º 21/2025/1 - Estrutura de Governação do AKIS
04-02-2025

Foi publicada no dia 27 de janeiro de 2025 a Portaria n.º 21/2025/1, que estabelece a estrutura de governação do Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS), no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal). Este diploma regulamenta a organização e funcionamento do AKIS, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 5/2023, e visa fortalecer a ligação entre a investigação, a inovação e a prática agrícola, promovendo a disseminação do conhecimento no setor agroflorestal.
Ler maisAbertas as primeiras candidaturas ao investimento no âmbito do PEPAC no Continente, destinadas a jovens agricultores, investimento agrícola, bioeconomia e organização da produção
15-01-2025

O Ministério da Agricultura e Pescas anunciou a abertura das primeiras candidaturas ao investimento no âmbito do PEPAC no Continente, com um foco especial na renovação geracional na agricultura. As intervenções “Prémio instalação jovens agricultores” e “Investimento produtivo jovens agricultores” têm como objetivo atrair e instalar jovens agricultores com idades entre os 18 e os 40 anos, promovendo o crescimento sustentável das explorações agrícolas. Com uma dotação global de 143,6 milhões de euros, os concursos oferecem prémios até 55 mil euros por candidatura para jovens agricultores que se instalem em exclusividade, com valores mais elevados para aqueles em zonas vulneráveis. Este apoio ...
Ler maisGoverno nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo
10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
Ler maisPublicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC
03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisExportações da Fileira do Pinho sobem 25% e atingem recorde de 2,2 mil milhões de euros em 2021
A partir dos mais recentes indicadores de Comércio Internacional do INE, o Centro PINUS analisou as exportações portuguesas da Fileira do Pinho que, em 2021, alcançaram pela primeira vez o recorde de 2,2 mil milhões de euros.
Esta é uma subida expressiva de 437 milhões de euros (+25%) e que evidencia a recuperação das exportações da Fileira relativamente a 2020. Nesse mesmo ano, registou-se uma diminuição de 140 milhões de euros (-7,5%), uma tendência transversal às restantes indústrias florestais justificada pelo contexto da pandemia.
De salientar, ainda, que o aumento das exportações da Fileira do Pinho superou ligeiramente a tendência nacional, em que as exportações de bens aumentaram 18% (9,7 mil milhões de euros) no mesmo período. Para isto terá contribuído um aumento da procura de madeira como material sustentável, o aumento generalizado dos preços e o crescimento do mercado de construção e DIY (do-it-yourself).
“Estes dados estatísticos relativos a 2021 revelam bem a importância de toda a Fileira Florestal para a economia do País, em particular no que se refere à sua contribuição - que atinge 9% -, para a exportação nacional de bens”, analisa o economista João Ferreira do Amaral.
O Professor Catedrático do ISEG recorda, ainda, que “mais uma vez fica clara a necessidade de se apostar no desenvolvimento equilibrado e harmonioso da produção florestal, aumentando ainda mais a sua contribuição para o objetivo da neutralidade carbónica e para o desenvolvimento económico sustentável nacional”. João Ferreira do Amaral destaca “especialmente, a Fileira do Pinho com uma participação de quase 40% das exportações de toda a fileira florestal”.
Mobiliário, o subsetor que mais contribui. Pellets continuam em retração.
O subsetor mobiliário continuou a ser o que mais exporta, totalizando em 2021, mais de 795 M€ (+17%).
Destaca-se a evolução nos subsetores resina com um aumento de 62% nas exportações, assim como, no subsetor pasta e papel de embalagem (+37%). Também nos subsetores madeira e painéis, a tendência foi de crescimento com 29% e 27%, respetivamente.
De acordo com a RESIPINUS, a procura de resina do pinhal português acompanhou o aumento das importações em países como a China e o Brasil. “O ano 2021 foi um ano muito positivo para a fileira da resina natural, na medida em que houve uma maior procura em mais de 30% e, consequentemente, um aumento significativo dos preços dos seus derivados”, explica Hilário da Costa, presidente da Associação de Destiladores e Exploradores de Resina.
“Prespetiva-se assim, que em 2022 a produção da resina natural em Portugal tenha crescimento, não só pela maior procura mas também pelos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência”, antevê o associado do Centro PINUS para este ano.
Em contrapartida, o subsetor pellets foi o único que registou em 2021 uma diminuição de exportações com uma redução de -17% de vendas para o exterior, semelhante à contração de 19%, verificada em 2020.
Este é também o subsetor que menos contributo relativo teve para as exportações da Fileira do Pinho.
O contributo da Fileira do Pinho na economia nacional: 58 mil postos de trabalho
A Fileira do Pinho possui uma elevada relevância em termos de emprego industrial, representando 57 843 postos de trabalho, muitos localizados no interior do País, contribuindo para a fixação e rendimento das populações.
O setor industrial da fileira do pinho possui uma enorme diversidade de mercados, produtos e agentes, numa cadeia de valor extensa e com elevadas relações de interdependência através de transações comerciais de produtos e subprodutos, num claro exemplo de economia circular. Este elevado grau de interdependência verifica-se entre as indústrias da serração, mobiliário, painéis e papel kraft.
Consulte os Indicadores da Fileira do Pinho em 2020 → aqui.
Informação disponibilizada pelo Centro PINUS, membro da Rede Rural Nacional.