pten
  • 9
  • 7
  • 11
  • 2
  • 12
  • 14
  • 4
  • 12
  • 13
  • 10
  • 15
  • 14
  • 13
  • 6
  • 3
  • 1
  • 8
  • 5
  • 11

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

PRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas

08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.

Ler mais

Disponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”

03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.

Ler mais

Bolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação

03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: Abertura de 3 novos Avisos da Componente C05

02-03-2022

Encontram-se abertos, desde 28 de fevereiro de 2022, três novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.

Ler mais

APEMETA realizou primeiro workshop nacional de divulgação e promoção de sinergias do projeto PestNu

A APEMETA promoveu no passado dia 22 de abril em Beja, em colaboração com a 38ª edição da Ovibeja, o primeiro workshop de divulgação e promoção de sinergias no âmbito do projeto PestNu, que visa a trazer inovações sistémicas no âmbito das tecnologias digitais e espaciais e práticas agroecológicas e orgânicas para a agricultura rumo à sua transição para uma maior sustentabilidade. Conheça as intervenções e as principais destaques desta sessão de trabalhos.

A APEMETA e a AgroInsider, parceiros Portugueses do consórcio do projeto PestNu, promoveram, neste Primeiro Workshop Nacional de Divulgação e Promoção de Sinergias, a apresentação do projeto, âmbito, objetivos e impactos esperados. Houve ainda a possibilidade de apresentar em maior detalhe algumas das inovações trazidas pelo projeto, nomeadamente o Agroradar, biopesticidas para a gestão de doenças vegetais e programas de nutrição para agricultura biológica. Complementarmente, o evento constituiu-se como uma plataforma de debate e partilha dos diversos agentes do Prado ao Prato acerca de aspetos chave para a transição sustentável dos sistemas alimentares.

sessão de abertura contou com o Presidente da APEMETA, Carlos Iglézias e com o Diretor Geral da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Claudino Matos, responsável pela organização da 38ª edição da Ovibeja, com o tema “Como alimentar o Planeta?”.

No painel da manhã, Rita Barros Silva, da APEMETA apresentou o Projeto PestNu, as inovações que trará nos domínios das tecnologias digitais e espaciais e das práticas agro-ecológicas e biológicas, os objetivos, atividades e impactos esperados. O enquadramento técnico e regulatório foi aprofundado pela Subdiretora Geral da Alimentação e Veterinária, Paula Cruz Garcia, que contextualizou e focou sobretudo a atual situação da Diretiva e regulamentação comunitárias, em transição para uma maior promoção da proteção integrada no domínio da utilização sustentável dos pesticidas e acolhimento da inovação. Também Nuno Serra, Diretor de Operações da BGI e Presidente da Direção do Food4Sustainability Colab contribui para um melhor conhecimento do enquadramento nacional aprofundando os Polos (Europeus) de Inovação Digital, nomeadamente as competências do polo nacional para a agricultura e agro-indústria e as oportunidades de financiamento na digitalização da agricultura sustentável.

Após uma pausa de café e networking o workshop contou com a mesa redonda “Todos contam” em que Alfredo Sendim, Agricultor do Montado do Freixo do Meio testemunhou aspetos-chave e desafios da visão integrada da agroecologia regenerativa na produção agrícola, António Vasconcelos, membro da liderança do INSURE.hub (UCP) destacou a Sustentabilidade como força motriz da mudança nos atores a jusante da cadeia do prado ao prato e Cristina Ferreira, Consultora e Formadora da área Bio, da Lipor, testemunhou o caminho de 20 anos desta instituição em vários projetos de educação ambiental para envolvimento com os cidadãos como fator chave de disseminação da agricultura biológica.

Depois do almoço e da visita à Ovibeja, no painel da tarde, moderado por Rafael Marques (sócio e fundador da AgroInsider), Patrícia Lourenço (Gestora de Inovação e de Projectos da AgroInsider) apresentou em maior detalhe o Agroradar, a inovação trazida por este parceiro do consórcio PestNu para a monitorização agrícola (de plantas e e solos) e tomada de decisão. O potencial das tecnologias digitais e espaciais foi ainda aprofundado com o contributo de Fernando do Rosário, Presidente da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches com o testemunho da utilização deste tipo de tecnologias e também Carolina Sá, Responsável pela Observação da Terra na Portugal Space, que elencou as oportunidades desta área para a agricultura, não só em termos técnicos mas também de financiamento. No domínio das práticas agroecologicas Herminia de La Varga, responsável pelos projetos de I&D da Fertinagro Biotech apresentou as inovações que este parceiro Espanhol do consórcio trará no âmbito do PestNu, nomeadamente produtos (biofertilizantes e biopesticidas) e programas integrados de gestão de nutrientes e pragas como ferramenta para o incremento produtivo. Seguiu-se um momento de debate sobre os já reconhecidos benefícios mas também desafios da adoção destas ferramentas pelos produtores agrícolas ao nível técnico, de gestão, e também económico.

A sessão de trabalhos encerrou após um resumo dos diversos pontos destacados durante o dia onde se incluem o reconhecimento, pelos agentes produtivos, do valor acrescentado trazido pelas novas tecnologias e a abertura à sua utilização e incorporação no quotidiano produtivo.

No entanto foi transversal a identificação da necessidade de contínua interação e cooperação entre os diversos atores da cadeia de valor do Prado ao Prato para alinhamento de visões e complementaridade de competências, nomeadamente pela transferência de conhecimento, por via da formação, demonstração e sensibilização, para suporte ao ajuste e redefinição de modelos de negócio pelas diversas partes interessadas, dos agricultores à indústria e retalho, e sensibilização do consumidor para os impactos positivos, diretos e indiretos, na economia, saúde, ambiente, e também sociais, decorrentes da produção e consumo de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

O evento contou com uma audiência de cerca de 70 pessoas em sala, desde estudantes, academia, agricultores, empresas de produtos e serviços agrícolas e também cidadãos.

A APEMETA, a AgroInsider e todo o consórcio PestNu agradecem mais uma vez disponibilidade e acolhimento pela Ovibeja, e o envolvimento de todos os que participaram neste evento como oradores, moderadores e assistindo às diferentes sessões!

Poderá encontrar mais informação sobre o PestNu no site do projeto www.pestnu.eu onde pode também subscrever a newsletter do projeto para receber informação periódica ou no site da APEMETA. Pode também seguir o projeto nas redes sociais LinkedinFacebook e Twitter!

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.o 101037128.

Informação disponibilizada pela APEMETA, membro da Rede Rural Nacional.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP