facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Feliz Páscoa!

28-03-2024

 

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

APEMETA realizou primeiro workshop nacional de divulgação e promoção de sinergias do projeto PestNu

A APEMETA promoveu no passado dia 22 de abril em Beja, em colaboração com a 38ª edição da Ovibeja, o primeiro workshop de divulgação e promoção de sinergias no âmbito do projeto PestNu, que visa a trazer inovações sistémicas no âmbito das tecnologias digitais e espaciais e práticas agroecológicas e orgânicas para a agricultura rumo à sua transição para uma maior sustentabilidade. Conheça as intervenções e as principais destaques desta sessão de trabalhos.

A APEMETA e a AgroInsider, parceiros Portugueses do consórcio do projeto PestNu, promoveram, neste Primeiro Workshop Nacional de Divulgação e Promoção de Sinergias, a apresentação do projeto, âmbito, objetivos e impactos esperados. Houve ainda a possibilidade de apresentar em maior detalhe algumas das inovações trazidas pelo projeto, nomeadamente o Agroradar, biopesticidas para a gestão de doenças vegetais e programas de nutrição para agricultura biológica. Complementarmente, o evento constituiu-se como uma plataforma de debate e partilha dos diversos agentes do Prado ao Prato acerca de aspetos chave para a transição sustentável dos sistemas alimentares.

sessão de abertura contou com o Presidente da APEMETA, Carlos Iglézias e com o Diretor Geral da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Claudino Matos, responsável pela organização da 38ª edição da Ovibeja, com o tema “Como alimentar o Planeta?”.

No painel da manhã, Rita Barros Silva, da APEMETA apresentou o Projeto PestNu, as inovações que trará nos domínios das tecnologias digitais e espaciais e das práticas agro-ecológicas e biológicas, os objetivos, atividades e impactos esperados. O enquadramento técnico e regulatório foi aprofundado pela Subdiretora Geral da Alimentação e Veterinária, Paula Cruz Garcia, que contextualizou e focou sobretudo a atual situação da Diretiva e regulamentação comunitárias, em transição para uma maior promoção da proteção integrada no domínio da utilização sustentável dos pesticidas e acolhimento da inovação. Também Nuno Serra, Diretor de Operações da BGI e Presidente da Direção do Food4Sustainability Colab contribui para um melhor conhecimento do enquadramento nacional aprofundando os Polos (Europeus) de Inovação Digital, nomeadamente as competências do polo nacional para a agricultura e agro-indústria e as oportunidades de financiamento na digitalização da agricultura sustentável.

Após uma pausa de café e networking o workshop contou com a mesa redonda “Todos contam” em que Alfredo Sendim, Agricultor do Montado do Freixo do Meio testemunhou aspetos-chave e desafios da visão integrada da agroecologia regenerativa na produção agrícola, António Vasconcelos, membro da liderança do INSURE.hub (UCP) destacou a Sustentabilidade como força motriz da mudança nos atores a jusante da cadeia do prado ao prato e Cristina Ferreira, Consultora e Formadora da área Bio, da Lipor, testemunhou o caminho de 20 anos desta instituição em vários projetos de educação ambiental para envolvimento com os cidadãos como fator chave de disseminação da agricultura biológica.

Depois do almoço e da visita à Ovibeja, no painel da tarde, moderado por Rafael Marques (sócio e fundador da AgroInsider), Patrícia Lourenço (Gestora de Inovação e de Projectos da AgroInsider) apresentou em maior detalhe o Agroradar, a inovação trazida por este parceiro do consórcio PestNu para a monitorização agrícola (de plantas e e solos) e tomada de decisão. O potencial das tecnologias digitais e espaciais foi ainda aprofundado com o contributo de Fernando do Rosário, Presidente da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches com o testemunho da utilização deste tipo de tecnologias e também Carolina Sá, Responsável pela Observação da Terra na Portugal Space, que elencou as oportunidades desta área para a agricultura, não só em termos técnicos mas também de financiamento. No domínio das práticas agroecologicas Herminia de La Varga, responsável pelos projetos de I&D da Fertinagro Biotech apresentou as inovações que este parceiro Espanhol do consórcio trará no âmbito do PestNu, nomeadamente produtos (biofertilizantes e biopesticidas) e programas integrados de gestão de nutrientes e pragas como ferramenta para o incremento produtivo. Seguiu-se um momento de debate sobre os já reconhecidos benefícios mas também desafios da adoção destas ferramentas pelos produtores agrícolas ao nível técnico, de gestão, e também económico.

A sessão de trabalhos encerrou após um resumo dos diversos pontos destacados durante o dia onde se incluem o reconhecimento, pelos agentes produtivos, do valor acrescentado trazido pelas novas tecnologias e a abertura à sua utilização e incorporação no quotidiano produtivo.

No entanto foi transversal a identificação da necessidade de contínua interação e cooperação entre os diversos atores da cadeia de valor do Prado ao Prato para alinhamento de visões e complementaridade de competências, nomeadamente pela transferência de conhecimento, por via da formação, demonstração e sensibilização, para suporte ao ajuste e redefinição de modelos de negócio pelas diversas partes interessadas, dos agricultores à indústria e retalho, e sensibilização do consumidor para os impactos positivos, diretos e indiretos, na economia, saúde, ambiente, e também sociais, decorrentes da produção e consumo de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

O evento contou com uma audiência de cerca de 70 pessoas em sala, desde estudantes, academia, agricultores, empresas de produtos e serviços agrícolas e também cidadãos.

A APEMETA, a AgroInsider e todo o consórcio PestNu agradecem mais uma vez disponibilidade e acolhimento pela Ovibeja, e o envolvimento de todos os que participaram neste evento como oradores, moderadores e assistindo às diferentes sessões!

Poderá encontrar mais informação sobre o PestNu no site do projeto www.pestnu.eu onde pode também subscrever a newsletter do projeto para receber informação periódica ou no site da APEMETA. Pode também seguir o projeto nas redes sociais LinkedinFacebook e Twitter!

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.o 101037128.

Informação disponibilizada pela APEMETA, membro da Rede Rural Nacional.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
5
6
9
15
16
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP