pten
  • mirtilo
  • cabras
  • algarvias
  • montado
  • pineiro
  • abelhas
  • castanha
  • abobora
  • figoindia
  • porco

emRede - folha informativa

 

  

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Apresentação do PEPAC Portugal para 2023-2027

30-11-2022

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, apresenta o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) em sessão realizada em Vila Nova de Gaia, com a intervenção do Primeiro Ministro, António Costa e do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski e participação do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes. 

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR2020: Abertura de candidaturas a jovens agricultores para apoiar a plantação de vinha

03-11-2022

Estão abertas até 22 de dezembro de 2022 em todo o território do Continente as candidaturas às operações 3.1.1 e 3.1.2 no âmbito no âmbito do PDR 2020 para  Investimento na Exploração Agrícola (Viticultura). Os anúncios destinam-se a apoiar jovens agricultores, detentores de novos direitos de plantação de vinha, que se pretendem instalar pela primeira vez numa exploração agrícola, com uma dotação de 7,5 milhões de euros.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Tecnologia ao serviço da sustentabilidade do agronegócio em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

20-09-2022

A Cimeira Nacional de AgroInovação 2022 realiza-se já nos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”. O encontro dedicado às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio vai dar a conhecer aos agentes do setor, e ao público em geral, o trabalho realizado por inúmeras parcerias estabelecidas no país, e demonstrar a importância da ciência e da tecnologia na agricultura. 

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Conferências e eventos integrados na FNA 22 - Feira Nacional de Agricultura

fna e1643305686843 810x513A FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo tem início este sábado, 4 de junho, e decorre até 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, cujo tema é a “Inovação e Tecnologia”, pretende dar a conhecer as alterações que a atividade agrícola irá ter com a aplicação das novas tecnologias, uma das questões mais relevantes para a modernização do setor.

O certame prevê a realização de um conjunto de conferências, entre as quais, se contam:

Conferência: A contabilidade e gestão na atividade agrícola

6 junho, 09:30h - 13h, Auditório
Inscrições e informação adicional

A Confederação dos Agricultores de Portugal organiza com a Ordem dos Contabilistas Certificados a 12ª edição da conferência anual, este ano subordinada ao tema «A contabilidade e gestão na atividade agrícola». «A gestão da atividade agrícola na era digital - desafios para o contabilista» são os temas para o painel 1 e «Subsídios e apoios na atividade agrícola», os temas do painel 2.

Workshop: Inovação biotecnológica ao serviço da agricultura

6 junho, 10h - 12h
Inscrições e informação adicional


A biotecnologia é utilizada na agricultura há vários séculos. No entanto nos últimos anos a sua importância tem sido cada vez mais valorizada, por ter a capacidade de contribuir para sistemas agroalimentares mais eficientes, resilientes e sustentáveis, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da Estratégia do Prado ao Prato. Com esta sessão pretende-se apresentar alguns exemplos de soluções biotecnológicas desenvolvidas em Portugal, com potencial para revolucionar os sistemas agroalimentares e florestais nacionais.

 9ª Conferência O futuro dos jovens agricultores. Entrega do prémio Melhor Jovem Agricultor 2022
  7 junho, 10h - 13:15h
Inscrições e informação adicional


Que apoios podem os jovens esperar da nova PAC será o tema central do debate. Vamos com este evento conhecer as dificuldades práticas e que propostas têm os políticos para a tão necessária renovação geracional na agricultura. A conferência termina com o Concurso Nacional e a apresentação dos projetos finalistas, e, por fim, com a entrega do prémio ao Melhor Jovem Agricultor de 2022. 

 

 Conferência internacional: Os desafios para a agricultura

  8 junho, 10h - 13h
Inscrições e informação adicional


A PAC constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu. São múltiplos os desafios, objetivos e instrumentos, afirmação de modelos agrícolas e rurais europeus e a sua diversidade. Os cidadãos europeus querem uma PAC que continue a assegurar segurança e qualidade alimentar de um modo sustentável na utilização dos recursos naturais e no respeito pelas gerações futuras, com contribuição para a mitigação dos riscos associados às alterações climáticas, e, sobretudo no caso dos países do sul, para evitar a desertificação.
A concretização destes objetivos requer uma política pública forte, abrangente nas suas opções, baseada em regras comuns e com meios suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o território da União Europeia. 


 Conferência: Produção pecuária sustentável. Eficiência alimentar

  8 junho, 15h - 17h 
Inscrições e informação adicional


Vamos debater a alimentação animal, apresentando casos práticos em que a eficiência pode traduzir-se em melhores resultados na utilização dos alimentos, de uma forma sustentável e mais rentável. Os oradores irão partilhar os seus conhecimentos de práticas mais eficazes, com melhor aproveitamento das pastagens e utilização de alimentos que aumentem a digestibilidade e reduzam as emissões de gases. Recorrer às novas tecnologias e procurar a inovação através de uma alimentação de precisão ou de subprodutos alternativos que possam ser incorporados na alimentação animal, de forma a aumentar a eficiência alimentar. Converter um subproduto com impacto ambiental em novas fontes nutricionais para os animais, obtendo outras fontes proteicas, mitigando o impacto ambiental e aumentando a eficiência. Os "novos alimentos" que podem representar subprodutos alternativos para a alimentação, como a utilização de insetos na transformação de desperdícios nutricionais do setor agroalimentar em fontes nutricionais, ou a incorporação de microalgas na alimentação animal.

 Conferência internacional: Visão de longo termo para as zonas rurais

  9 junho, 10h - 12:30h
Inscrições e informação adicional


As zonas rurais são heterogéneas e as suas características fortemente influenciadas pela sua localização. As alterações climáticas vão provocar um aumento progressivo da escassez de água, um agravamento das inundações e um aumento da intensidade e da frequência dos incêndios florestais. Fisicamente isoladas, com uma atividade económica pouco diversificada e uma baixa densidade populacional, baixos rendimentos e o envelhecimento da população aumentam a vulnerabilidade das comunidades rurais. No entanto, o desenvolvimento e a prosperidade da maior parte das zonas rurais estão intimamente ligados à atividade agrícola e até ao turismo, desde que disponham de infraestruturas digitais e tecnológicas que sejam atrativas e possam proporcionar uma fonte de rendimento, quer através de uma utilização eficiente e precisa dos recursos na agricultura, quer atraindo iniciativas associadas ao turismo de natureza. O Regulamento Digitalização Rural surge para enfrentar estes riscos. 

As inscrições nestes eventos são gratuitas e já se encontram disponíveis.
A lotação é limitada. Inscreva-se já.

Informação disponibilizada pela Anpromis, membro da Rede Rural Nacional

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP