pten
  • porco
  • abelhas
  • mirtilo
  • cabras
  • castanha
  • algarvias
  • figoindia
  • pineiro
  • montado
  • abobora

emRede - folha informativa

 

  

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Apresentação do PEPAC Portugal para 2023-2027

30-11-2022

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, apresenta o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) em sessão realizada em Vila Nova de Gaia, com a intervenção do Primeiro Ministro, António Costa e do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski e participação do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes. 

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR2020: Abertura de candidaturas a jovens agricultores para apoiar a plantação de vinha

03-11-2022

Estão abertas até 22 de dezembro de 2022 em todo o território do Continente as candidaturas às operações 3.1.1 e 3.1.2 no âmbito no âmbito do PDR 2020 para  Investimento na Exploração Agrícola (Viticultura). Os anúncios destinam-se a apoiar jovens agricultores, detentores de novos direitos de plantação de vinha, que se pretendem instalar pela primeira vez numa exploração agrícola, com uma dotação de 7,5 milhões de euros.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Tecnologia ao serviço da sustentabilidade do agronegócio em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

20-09-2022

A Cimeira Nacional de AgroInovação 2022 realiza-se já nos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”. O encontro dedicado às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio vai dar a conhecer aos agentes do setor, e ao público em geral, o trabalho realizado por inúmeras parcerias estabelecidas no país, e demonstrar a importância da ciência e da tecnologia na agricultura. 

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

MED dinamiza Mesa Redonda acerca da conciliação entre a atividade agrícola e a conservação do ambiente, e o que falta fazer para que tal se torne uma prioridade

MED evoraNo próximo dia 6 de julho, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento volta a juntar investigadores numa Mesa Redonda - Addressing the gap between agriculture and environmental conservation in the Portuguese context - para debater questões relacionadas com a produção alimentar. Desta vez o debate abordará as lacunas que ainda existem na conciliação entre a atividade agrícola e a conservação do ambiente, no contexto Português.

O final da Segunda Guerra Mundial marcou drasticamente o curso da agricultura. O desenvolvimento de novas tecnologias, a mecanização de novos processos, a utilização de produtos químicos e novas políticas governamentais contribuíram para o grande aumento da produção de alimentos e fibras. No entanto, para além de muitos efeitos positivos, existem ainda alguns custos, como a degradação do solo, a contaminação das águas subterrâneas, a poluição do ar, o declínio das explorações familiares, entre outros.

Durante as últimas quatro décadas, surgiu um movimento crescente para questionar a necessidade destes custos elevados da produção agrícola, e procurar alternativas inovadoras sustentáveis. Desde 1985, a Política Agrícola Comum da UE reconhece a proteção do ambiente como uma das principais funções da agricultura, e ainda que deveriam ser tomadas medidas para prevenir a degradação do ambiente.

Nos dias que correm, em Portugal e em muitos outros países da UE, continuamos a assistir a um aumento da produtividade como prioridade para os agricultores, à custa de uma contínua degradação dos principais recursos de solo e água, que, com as alterações climáticas em curso, estão a ficar ainda mais esgotados. No entanto, os investigadores provaram que o cuidado com os recursos naturais também tem impactos positivos na rentabilidade da agricultura. Por exemplo, cuidar do solo para que mantenha a sua integridade como uma entidade complexa e altamente estruturada, composta de partículas minerais, matéria orgânica, ar, água e organismos vivos, promove culturas e animais saudáveis. Manter o funcionamento do solo significa muitas vezes um enfoque na manutenção ou mesmo no aumento da matéria orgânica do solo, com os benefícios que isso implica.

Então, como podemos integrar na gestão agrícola o cuidado com o ambiente, como uma necessidade a grande escala? Será possível para o sector agrícola considerar seriamente as necessidades ambientais? Como?

Cartaz MED às 4as Mesas Redondas 06 07 2022

Convidados para a Mesa Redonda:

  • José Muñoz-Rojas (Professor na Universidade de Évora e Investigador do MED, Coordenador do Grupo de Investigação do MED “Dinâmica e Gestão da Paisagem”);
  • Maria Helena Guimarães (Investigadora do MED e Coordenadora da Linha Temática do MED “Dinâmicas do Rural e Governança”);
  • Sergio Prats Alegre (Investigador do MED);
  • Isabel Brito (Professora no Departamento de Biologia da Universidade de Évora e Investigadora do MED)

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível de assistir online, por Zoom (Link aqui).

Informação disponibilizada pelo MED Évora, membro da Rede Rural Nacional.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP