facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

Workshop sobre cercas elétricas para a conservação das pastagens

CapturarÉ uma das ações de capacitação e de demonstração de boas práticas agrosilvopecuárias promovidas pelo Programa Territorial +SOLO +VIDA, um projeto de combate à desertificação que pretende promover a mitigação e a adaptação às alterações climáticas, num dos territórios do país mais afetados pela perda de produtividade agrícola.

No dia 24 de fevereiro, entre as 14h30 e as 17h30, decorre em Corte Gafo de Cima, no concelho de Mértola, a primeira ação de capacitação e de demonstração do Programa Territorial +SOLO +VIDA: “Cercas Elétricas para a Gestão de Pastagens”, um workshop organizado pela ADPM-Mértola em parceria com a Cooperativa Agrícola do Guadiana.

A instalação de vedações, permanentes ou móveis, em áreas pastoreadas por ovinos é uma prática que permite gerir o efetivo animal e consequentemente as pastagens, o que em combinação com a frequência e duração do período de pastoreio, em combinação com a época do ano, tornam o pastoreio compatível com a regeneração dos solos e do Montado. Esta representa uma das dez boas práticas agrosilvopastoris sugeridas no projeto +SOLO +VIDA

A disponibilização de nutrientes e de matéria orgânica no solo é uma das vantagens do pastoreio extensivo. No entanto, o comportamento natural do gado promove o sobrepastoreio de algumas espécies herbáceas em detrimento de outras que têm condições para uma maior propagação. As cercas elétricas permitem gerir de forma mais precisa a permanência dos animais, e portanto, o pastoreio, podendo servir também para direcionar o gado para locais com menos fertilidade e maior necessidade de matéria orgânica.

Estima-se que a desertificação impacte 60% dos solos do Alentejo. A perceção dos danos produtivos associados à perda de solo arável é uma preocupação comum entre os 18 agricultores parceiros, inseridos no Parque Natural do Vale do Guadiana e distribuídos pelos concelhos de Mértola e Serpa. Inscreveram-se voluntariamente no +SOLO +VIDA para acolher nas suas explorações agrícolas e pecuárias as boas práticas propostas neste projeto de luta contra a desertificação.

“A decisão de promover este workshop resultou de um levantamento das necessidades e das principais preocupações dos agricultores, recorrendo a metodologias que põem em prática a proposta de um modelo de governança participado que procura incluir todos os agentes do território na proteção do solo, um recurso que requer milhares de anos a formar-se e que está na base do nosso sistema natural e alimentar”, contextualiza Maria Bastidas, técnica da ADPM e coordenadora do Programa Territorial +SOLO +VIDA.

Em alternativa às vedações fixas e permanentes, as cercas elétricas são uma solução prática para o agricultor, permitem uma maior flexibilidade e versatilidade da divisão parcelar, com custos de investimento significativamente menores, mas que no caso de serem móveis, implicam uma maior necessidade de mão-de-obra para a montagem e desmontagem das cercas e verificação periódica do seu correto funcionamento.

Possibilitam, ainda, a gestão equilibrada do pastoreio, por rotação de parcelas e a recuperação gradual da vitalidade do solo, o que favorece o crescimento de pastos diversificados e mais nutritivos para as ovelhas criadas em modo de produção extensivo no Parque Natural do Vale do Guadiana.

João Madeira, produtor de ovinos e presidente da Cooperativa Agrícola do Guadiana, salienta que “as cercas elétricas são uma ferramenta de grande utilidade para a gestão de animais em pastoreio, uma vez que possibilitam, com custos aceitáveis, organizar o território a pastorear de forma a ir, simultaneamente, ao encontro das necessidades dos animais e das pastagens”.

“Sendo uma ferramenta assente sobretudo em tecnologia, é fundamental a capacitação dos seus utilizadores, por forma a criar condições para um uso eficaz deste tipo de equipamentos”, acrescenta.

A gestão correta do gado beneficia, ainda, a proteção de manchas de regeneração natural e a preservação de pequenos bosquetes, criando um montado mais adaptado e resiliente às alterações climáticas.

Saiba mais na ação de capacitação e demonstração “Cercas Elétricas para a Gestão de Pastagens”.

Participação gratuita mediante inscrição neste link.

01 Cartaz Cercas Eletricas 24fev2023 01

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
11
12
18
19
24
25
26
27
28

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP