• montado
  • porco
  • cabras
  • pineiro
  • figoindia
  • algarvias
  • abelhas
  • mirtilo
  • castanha
  • abobora

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Feira da Dieta Mediterrânica comemora os 10 anos da inscrição dos 7 países na lista do PCI

0Este ano comemora-se o 10.º aniversário da aprovação da inscrição dos sete países que apresentaram a candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial (PCI) da Humanidade, pela UNESCO, na cidade de Baku, Azerbaijão, a 04 de dezembro de 2013, e os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do PCI, Paris 17 de outubro de 2003.

A Dieta Mediterrânica, cuja comunidade representativa de Portugal é Tavira, é um património vivo de todo o país, em sintonia com as Convenções da UNESCO e com relevância crescente nacional e internacional. É investigada e estudada pelas diversas ciências, sendo um legado das civilizações que originaram a nossa identidade cultural, língua e formas de viver, produzir e alimentar, essenciais à valorização e ao fortalecimento das economias regionais.

O programa deste ano reflete o trabalho de parceria alargada que tem vindo a ser desenvolvido, desde a primeira edição, e que inclui feira institucional com presença de outros países, instituições nacionais, regionais e locais, de diversos patrimónios culturais imateriais classificados pela UNESCO, expositores de artesanato e produtos tradicionais, mostras botânicas e de sementes, restauração, demonstrações gastronómicas, provas e petiscos, música portuguesa e mediterrânica com concertos ao vivo da Argélia, França, Espanha, Marrocos e Itália. O vasto programa inclui, entre muitas outras atividades, oficinas, danças tradicionais e outras artes performativas, exposições, visitas ao património natural, seminários, com destaque para o que terá lugar, no dia 07 de setembro, sobre “Inovação na Dieta Mediterrânica”, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira.

Viajar pelos sabores mediterrânicos será possível em qualquer um dos restaurantes instalados na Praça da Convivialidade, junto ao Castelo da cidade, e nos 18 restaurantes do concelho que prepararam menus mediterrânicos.

A Feira contará, ainda, com a presença de várias manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como os Caretos de Podence, o Cavaquinho, os Bombos, o Fado, o Cante Alentejano, o Teatro Dom Roberto…

O programa dedicado ao público infantojuvenil conta com espetáculos educativos, jogos tradicionais e oficinas ambientais com a presença dos Jogos do Helder, das Companhias Krisalida, Historioscopio, Mãozorra, Rui Sousa Marionetas e Era uma vez Marionetas. Este ano teremos, também, a presença do Museu da Marioneta de Lisboa que garantirá diversas oficinas e atividades para os mais pequenos, na Casa André Pilarte.

No dia 10 de setembro, pelas 10h00, com partida e chegada à Praça da República, terá lugar a marcha e corrida da Dieta Mediterrânica, inserida no calendário do Algarve, numa organização conjunta do Município de Tavira e do IPDJ.

Nos Claustros do Convento do Carmo realizam-se três sessões de Cinema do Mediterrâneo. Na sexta-feira, dia 08, o filme “O Azul do Cafetã” (Le bleu du caftan), de Maryam Touzani, no sábado, dia 09, “Dias em Chamas”, (Kurak Günler), de Emin Alper e a finalizar, no domingo, dia 10, a obra “A Conspiração do Cairo” (Walad min al-janna), de Tarik Saleh.

Destaque para os espetáculos que, durante os quatro dias, os visitantes poderão assistir, de forma gratuita em alguns dos muitos espaços existentes.

No dia 07, no espaço da antiga lota, junto ao Mercado da Ribeira, atuarão os “Galandum Galundaina” com os Pauliteiros de Miranda. No palco do Castelo, os “Ars Nova Napoli” de Itália. No Jardim do Coreto, os “Úlua” de Espanha e, na Praça da República, o português Rui Veloso.

Na sexta-feira, dia 08, a fadista Carla Pires e o instrumentista do cavaquinho, Daniel Pereira Cristo, apresentam “Da raiz ao Fado”, no palco da lota. No palco do Castelo, é a vez dos “Barrut” de França. No Jardim do Coreto, “Iskraria” de Itália e, na Praça da República, a espanhola Estrella Morente.

No sábado dia 9 de setembro, os “Diabo a Sete”, no espaço da lota. O “Duo Brotto Raibaud” de Espanha, no Jardim do Coreto. Os “Global Gnawa” de Marrocos, no palco do Castelo e Camané com a Orquestra do Algarve, na Praça da República.

A finalizar, no domingo, dia 10, “Os Ganhões de Castro Verde” e Paulo Ribeiro apresentam “O Cante não cai do céu”, no palco da lota. No palco do Castelo atua “Lemma” da Argélia e, na Praça da República, a portuguesa Carolina Deslandes.

São muitas e diversificadas as propostas que a Feira tem para si, venha descobrir e experimentar o que Tavira e a Dieta Mediterrânica têm de melhor para lhe oferecer.

Fonte: Gazeta Rural

PEPAC nacional peq

 

port agri160

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

  

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP