Em destaque
Lançamento da Rede Nacional PAC
30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir
Ler maisTrês projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já!
07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.
Ler maisC05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos
14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura
14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.
Ler maisPDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente
21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.
Ler maisMinistra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor
13-10-2022
Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.
Ler maisComissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal
19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.
Ler maisDGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS)
28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisKoppert apresenta na Agroglobal soluções de controlo biológico para culturas de ar livre
A Koppert participa na Agroglobal, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no CNEMA, em Santarém, para dar a conhecer as suas soluções à base de insetos e ácaros predadores e parasitoides, fungos e nematodes benéficos, que a empresa investiga e desenvolve há mais de 50 anos para uma agricultura sustentável.
À medida que aumenta a resistência das pragas e diminui a disponibilidade de pesticidas químicos para proteger as vinhas, os pomares e as hortas, os agricultores necessitam de novas soluções para conseguir produzir alimentos em quantidade, com qualidade e segurança alimentar.
O controlo biológico é uma opção eficaz, segura e ecológica a que cada vez mais agricultores recorrem nas suas estratégias de proteção das culturas de ar livre.
As soluções Koppert são utilizadas, por exemplo, em mais de 30 000 hectares de citrinos na Península Ibérica. O programa da Koppert para controlo biológico de cochonilhas em pomares de citrinos consiste na realização de largadas da vespa parasitoide Anagyrus vladimiri (Citripar®), da joaninha predadora Cryptolaemus montrouzieri (Cryptobug-L®) e do parasitoide himenóptero Aphytis melinus (Aphytis®).
Já para o controlo de aranhiço vermelho, o ácaro predador Neoseiulus californicus (Spical Ulti-Mite®), libertado a partir de pequenas saquetas biodegradáveis penduradas nas árvores, é a solução aconselhada, pela sua eficácia e rentabilidade. É, em média, 20% mais barata do que o controlo do aranhiço com pesticidas.
Spical Ulti-Mite® também é utilizado com sucesso em controlo biológico de ácaros em pomares de macieiras, de abacateiros e em vinhas.
Nemátodes benéficos pulverizáveis
A Koppert trabalha com nemátodes benéficos para controlo de pragas agrícolas desde 1986 e desenvolveu soluções inovadoras de pulverização de nemátodes, eficazes e fácies de usar. Os nemátodes são mantidos inativos até estarem prontos para utilização e uma vez misturados com água são ativados e podem ser aplicados utilizando equipamentos de pulverização convencionais ou através dos sistemas de rega das culturas.
Entonem® e Capirel ® são produtos à base de nemátodes entomopatogénicos da espécie Steinernema feltiae), Capsanem® e Casea® à base da espécie Steinernema carpocapsae e Larvanem® à base da espécie Heterorhabditis bacteriophora. A gama de nemátodes benéficos da Koppert é utilizada com sucesso no controlo de um amplo espectro de pragas em culturas de pomóideas, prunóideas, frutos vermelhos, hortícolas de ar livre e de estufa, cebolas, cenouras, entre outras.
As doenças de solo podem comprometer a produtividade das culturas de ar livre, tais como a batata, o tomate ou o pimento, todas elas presentes nos campos demonstrativos da Agroglobal.
A Koppert desenvolveu o biofungicida Trianum®, à base da estirpe T-22 de Trichoderma harzianum, um fungo benéfico que controla doenças de solo, tais como Rhizoctonia, Fusarium, Verticillium e Fitóftora, entre outras. Trianum® atua colonizando as raízes das plantas, competindo com os fungos patogénicos por espaço e nutrientes, aumentando a capacidade de absorção das raízes e a sanidade da planta.
No stand da Koppert na Agroglobal os visitantes vão poder ver in loco, com a ajuda de uma lupa especial, como os nematodes benéficos atuam no controlo das pragas e assistir a largadas de predadores e parasitóides em pequenas árvores de fruto e videiras.
“Este ano participamos na Agroglobal, pela primeira vez com stand próprio, para dar a conhecer o controlo biológico com macro e microrganismos. Convidamos todos a passar pelo nosso stand e descobrir como podemos alcançar juntos um enorme impacto positivo na saúde das plantas, na nossa alimentação e no planeta utilizando soluções cheias de vida. Um grande impacto começa sempre por pequenos gestos.”, afirma Tiago Matos, gerente da Koppert em Portugal.
Para saber mais aceda aqui.