facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Algarve esteve representado no IIº Fórum Aldeias de Portugal

IMG 20230925 WA0110As recém classificadas Aldeias de Portugal, Cachopo, a Serra de São Brás e Paderne estiveram presentes no IIº Fórum Aldeias de Portugal, que se realizou em Idanha a Nova e Penha Garcia, nos dias 3 e 4 de novembro.

Promovida no âmbito do Projeto de Cooperação interterritorial Aldeias de Portugal, esta iniciativa da ATA - Associação Turismo de Aldeia com co-organização de 16 Grupos de Ação Local de todo o país e do Município de Idanha-a-Nova, convocou os diversos atores representativos dos diferentes interesses e visões acerca do desenvolvimento das Aldeias, este ano com o tema "Aldeias 2030 - Estratégias para a sustentabilidade e futuro das Aldeias".

No primeiro dia o programa incluiu sessões paralelas de reflexão e diálogo de modo a articular e expor propostas com o objetivo de atingir compromissos de ação ativa. Muito em breve serão divulgados todos os resultados desta reflexão.

As aldeias de Cachopo e a Serra de São Brás foram convidadas a apresentar a sua experiência com as atividades do Almoce e Jante Connosco. Uma atividade em que os participantes são convidados a desfrutar uma refeição elaborada com produtos da aldeia, numa receita típica, à volta de uma mesa com a companhia dos habitantes da aldeia, sempre com uma atividade tradicional associada.

No sábado, dia 4 de novembro, foi inaugurada em Penha Garcia, classificada como Aldeia de Portugal, a nova sede da ATA - Associação Turismo de Aldeia. A decisão de deslocalização da sede de Ponte de Lima para Penha Garcia prende-se com a necessidade de uma maior centralidade. A autarquia de Idanha-a-Nova disponibilizou a cedência do espaço que passa a acolher a ATA, numa estratégia de promoção do território.

O encontro terminou com um almoço organizado pelo GAL ADRACES e pela Liga dos Amigos de Penha Garcia, num evento aberto a toda a população que permitiu valorizar os produtos endógenos e as tradições e, simultaneamente, proporcionar animação.

Esta atividade surgiu na continuidade de um conjunto diversificado de eventos de promoção das Aldeias de Portugal, com destaque para o fim de semana de 23 e 24 de setembro, em que as aldeias estiveram presentes na “Festa do Outono” do Parque de Serralves, no Porto, uma referência na região Norte e que contou este ano com a colaboração da marca "Aldeias de Portugal".

Com um programa de atividades específico para divulgar estes territórios classificados, no espaço das Aldeias estiveram fotografias, painéis interativos com informação sobre o seu património e história, e decorreram demonstrações ao vivo de ofícios, gastronomia, tradições e artesanato.

A serra de São Brás dinamizou uma oficina sobre peças de cortiça e a cultura de sobreiro nas povoações desta serra, em São Brás de Alportel.

Ao longo dos dois dias de iniciativas gratuitas, decorreu ainda uma mostra do original merchandisingAldeias de Portugal” e uma oferta de postais sobre alguns dos povoados mais genuínos do país, com imagens alusivas ao seu património. O visitante só tinha de compor a mensagem e escrever a morada do destinatário, sendo que a ATA “entregou” pelo país as imagens das aldeais, numa atividade de promoção.

A rede de Aldeias de Portugal (já conta com mais de 130 aldeias) tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento sustentado e a promoção dos territórios rurais, através da participação dos habitantes das Aldeias na construção e dinamização de um programa de salvaguarda e valorização da aldeia, focado nos diferentes patrimónios locais: edificado, natural e imaterial.

Em 2019 a Associação In Loco associou-se a esta iniciativa, trazendo para o sul do país a oportunidade de 4 aldeias integrarem esta rede. Alte, Cachopo, Paderne e a Serra de São Brás, esta conjugando vários montes e aldeias, aceitaram o desafio.

As atividades são dinamizadas pelas organizações locais, pela comunidade, pelas paróquias, pelas Juntas de Freguesia, pelos municípios, pela Associação IN LOCO e pela Associação de Turismo de Aldeia, protagonistas e parceiros fundamentais desta estratégia de salvaguarda e valorização do estilo de vida das “Aldeias de Portugal”.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
11
12
18
19
24
25
26

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP