pten
  • 15
  • 1
  • 2
  • 9
  • 7
  • 13
  • 12
  • 12
  • 10
  • 14
  • 11
  • 11
  • 3
  • 5
  • 14
  • 8
  • 6
  • 13
  • 4

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Inovação rural: desenvolvimento de soluções reais para áreas rurais inteligentes e resilientes na Europa

22-02-2021

Quase um terço dos europeus vive em áreas rurais, que representam mais de três quartos da área total da União Europeia (UE). Estas áreas contribuem fortemente para a cultura e as sociedades europeias e são um cenário-chave na luta contra as alterações climáticas e para uma melhor gestão dos recursos. Este pacote de resultados CORDIS apresenta nove projetos financiados pela UE que têm trabalhado arduamente para fomentar o potencial de inovação rural e contribuir positivamente para a visão de longo prazo da UE para as áreas rurais.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

In Loco lança um Guia que desafia os cidadãos a repensar hábitos de consumo alimentar

guia consumir local inloco“A produção local procura consumidores locais” é o mote lançado pela associação, na semana do lançamento do “Guia para Consumir Local”. Podia ser o título de um anúncio de jornal, mas é na verdade uma forma de despertar para a necessidade de mudança de comportamentos contribuindo, através do consumo alimentar, para a economia local e consequente diminuição da pegada ecológica.

A problemática não é recente. Sabemos que, a cada ano, os recursos anuais do Planeta se esgotam mais cedo e, segundo os cálculos da organização Global Footprint Network, se todos os países consumissem tanto como os valores médios da população portuguesa, este ano teriam findado no passado dia 25 de maio. Assim, a capacidade de regeneração dos recursos da Terra não suporta os estilos de vida dos seus habitantes, pelo que encontramo-nos a viver a crédito, “pedindo emprestado” às gerações futuras.

É na aposta de uma economia circular (da produção ao consumo) que está o caminho para a sustentabilidade. Esse tem sido um investimento da Associação In Loco que, ao longo de vários anos, tem apostado no desenvolvimento de projetos que estimulam a produção e o consumo local, promovendo circuitos curtos agroalimentares. É o caso da iniciativa 100% Local, que incide sobre estas questões, insistindo na ideia de que quer a produção, quer o consumo local, podem fazer a diferença na resolução deste problema global.

A alimentação é o que mais pesa na pegada ecológica de Portugal e é, também, a componente que o consumidor mais facilmente pode alterar. Optar pela compra de produtos locais, frescos e da época, produzidos em modos mais sustentáveis, provenientes de uma agricultura familiar de pequena escala, e privilegiar circuitos curtos agroalimentares que resultam numa maior proximidade entre produtores(as) e consumidores(as), são alguns dos hábitos a adotar.

A opção do consumidor pelos produtos locais surge, sobretudo, do grau de consciência e de informação detidos sobre os sistemas alimentares e da noção adquirida sobre a sua pegada ecológica e o seu impacto. O “Guia para Consumir Local” pretende contribuir para esse propósito, explicando a importância do consumo alimentar em circuitos de proximidade. A publicação informa e apoia na tomada de decisão e de ação pela redução do impacto humano sobre o Planeta, facultando um conjunto de instruções orientadoras para a formação de consumidores(as) conscientes e responsáveis que privilegiam a aquisição de produtos alimentares locais.

O Guia para Consumir Local está disponível para download aqui. Nasce no âmbito da iniciativa 100% Local, cofinanciada pelo NOPLANETB-AMI, pelo Instituto Camões e pela União Europeia.

Adquira-o gratuitamente e contribua para um Planeta mais sustentável através da alimentação!

Notícia enviada pela In Loco, membro da Rede Rural Nacional.

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

Alimente quem o alimenta

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP