Feiras de Produtos Locais
Conceito de Feiras de Produtos Locais
Feiras locais ou regionais onde são comercializados por venda direta um produto local ou vários produtos que de alguma forma se podem associar e que em muitos casos constituem o principal meio de escoamento desses produtos.
Estes eventos são promovidos maioritariamente pelas Câmaras Municipais em parceria com Juntas de Freguesia e organizações de caráter associativo, e realizam-se anualmente em datas regulares ou fixas, geralmente coincidentes com períodos do fim do ciclo de produção.
Enchidos, vinho, castanha, mel, queijo, azeite, cereja, laranja são os produtos associados a feiras especializadas. Paralelamente alguns Municípios apostam na crescente dinamização de feiras onde se comercializam o conjunto dos produtos locais do respetivo território.
As feiras de produtos têm regulamentos, que definem condições de participação de vendedores e de comercialização dos produtos e garantem a sua qualidade e sustentabilidade.
Em muitos casos iniciaram-se como mostras de produtos, aumentando o número de produtores participantes, produtos vendidos e visitantes, ganhando projeção regional e, em muitos casos, até nacional.
A organização destes eventos tem trazido importantes mais-valias para os produtores, mas também para os territórios. Para além de permitirem escoar grande parte dos produtos produzidos na região, aumentar o volume de vendas e os rendimentos dos produtores, atraem visitantes e turistas, o que tem promovido o desenvolvimento de outras atividades ligadas ao artesanato, à gastronomia, ao turismo e à promoção da cultura e identidade das regiões.
Muitas destas feiras transformaram-se no maior evento realizado na região e permitiram associar a imagem de uma região a um produto: Fundão e cereja, Vinhais e fumeiro, Aljezur e batata-doce, Marvão a castanha, são alguns exemplos.